Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Santos, Fernão Reges dos lattes
Orientador(a): Mustaro, Pollyana Notargiacomo lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Engenharia Elétrica
Departamento: Engenharia Elétrica
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24417
Resumo: With the increasing number of participants to internet social network based systems, which uses several computer mediated communication resources like chat, instant messaging, hypertext links to videos and several objects available to facilitate the interaction between users, new frontiers emerges to apply this concepts on educational environment with collaborative forms. This work researches the applicability of Artificial Intelligence models combined with Social Network systems through use of Intelligent Agents. Initially the combination of Intelligent Agents and Social Networks proposal uses Multiagent based kernel acting to analyze and mediate the interaction process over social network.. Considering this perspective and to try stimulate the interactive user process on social network, this work brings the possibility of integrating the main kernel with a social network based on platforms using digital video, like Internet and Digital TV. Using educational content operating with a external module working as Intelligent Tutoring System which provides instructional units to be used with interactive and collaborative forms by participants, resulting a distance and collaborative learning tool. The main target for this tool combining Intelligent Agents and Social Networks, intends to provide a context where educators can research new educational strategies, interactive and collaborative perspectives.
id UPM_d8b8275a3fe06c12fdff7ee7ae51f72f
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24417
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:38:15Z2020-05-28T18:08:45Z2011-01-192020-05-28T18:08:45Z2010-06-07http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24417With the increasing number of participants to internet social network based systems, which uses several computer mediated communication resources like chat, instant messaging, hypertext links to videos and several objects available to facilitate the interaction between users, new frontiers emerges to apply this concepts on educational environment with collaborative forms. This work researches the applicability of Artificial Intelligence models combined with Social Network systems through use of Intelligent Agents. Initially the combination of Intelligent Agents and Social Networks proposal uses Multiagent based kernel acting to analyze and mediate the interaction process over social network.. Considering this perspective and to try stimulate the interactive user process on social network, this work brings the possibility of integrating the main kernel with a social network based on platforms using digital video, like Internet and Digital TV. Using educational content operating with a external module working as Intelligent Tutoring System which provides instructional units to be used with interactive and collaborative forms by participants, resulting a distance and collaborative learning tool. The main target for this tool combining Intelligent Agents and Social Networks, intends to provide a context where educators can research new educational strategies, interactive and collaborative perspectives.Com o crescente número de usuários de sistemas redes sociais baseadas em Internet, cresce também a integração desses sistemas com diversos recursos de comunicação mediada por computador como serviços de comunicação instantânea e sistemas de bate-papo, vínculos hipertextuais para vídeos, arquivos de áudio e outros objetos que podem ser utilizados como facilitadores do processo interativo e de distribuição de conteúdo nas redes sociais. Nesse cenário, surgem novas possibilidades de aplicação desse tipo de ambiente de forma educacional e colaborativa. A partir desse cenário, esta dissertação aborda a aplicação de modelos de Inteligência Artificial em Sistemas de Redes Sociais por meio da utilização de Agentes Inteligentes. O objetivo da composição de Redes Sociais e Agentes Inteligentes para essa ferramenta é disponibilizar um ambiente em que possam ser investigadas as diferentes possibilidades de estratégias pedagógicas que podem aplicadas nesse novo ambiente de interação e colaboração social. De forma experimental, essa combinação entre Agentes Inteligentes e Sistemas de Redes Sociais foi proposta por meio de um modelo de sistema Multiagente, que atua como núcleo intermediador e analítico do processo interativo que ocorre na rede. Considerando essa perspectiva, e para estímulo do processo interativo entre os usuários da rede, foi estabelecida a integração desse núcleo a uma rede social que opera em plataformas de distribuição de vídeos digitais, como Internet e TV Digital Interativa, utilizando conteúdo educativo que, operando em conjunto com um módulo tutor inteligente, disponibiliza atividades para serem realizadas de forma interativa entre os participantes, resultando em uma ferramenta de Educação a Distância e aprendizado colaborativo.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEngenharia ElétricaUPMBREngenharia Elétricainteligência artificialagentes inteligentesredes sociaisanálise de redes sociaiseducação a distância, vídeo digitalartificial intelligenceintelligent agentssocial networkssocial network analysisdistance learningdigital TVCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAComunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMustaro, Pollyana Notargiacomohttp://lattes.cnpq.br/5131975026612008http://lattes.cnpq.br/5150520898024319Santos, Fernão Reges doshttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3648/Fernao%20Reges%20dos%20Santos.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1514/1/Fernao%20Reges%20dos%20Santos.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/244172020-05-28 15:08:45.603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes
title Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes
spellingShingle Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes
Santos, Fernão Reges dos
inteligência artificial
agentes inteligentes
redes sociais
análise de redes sociais
educação a distância, vídeo digital
artificial intelligence
intelligent agents
social networks
social network analysis
distance learning
digital TV
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
title_short Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes
title_full Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes
title_fullStr Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes
title_full_unstemmed Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes
title_sort Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes
author Santos, Fernão Reges dos
author_facet Santos, Fernão Reges dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mustaro, Pollyana Notargiacomo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5131975026612008
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5150520898024319
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernão Reges dos
contributor_str_mv Mustaro, Pollyana Notargiacomo
dc.subject.por.fl_str_mv inteligência artificial
agentes inteligentes
redes sociais
análise de redes sociais
educação a distância, vídeo digital
topic inteligência artificial
agentes inteligentes
redes sociais
análise de redes sociais
educação a distância, vídeo digital
artificial intelligence
intelligent agents
social networks
social network analysis
distance learning
digital TV
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
dc.subject.eng.fl_str_mv artificial intelligence
intelligent agents
social networks
social network analysis
distance learning
digital TV
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
description With the increasing number of participants to internet social network based systems, which uses several computer mediated communication resources like chat, instant messaging, hypertext links to videos and several objects available to facilitate the interaction between users, new frontiers emerges to apply this concepts on educational environment with collaborative forms. This work researches the applicability of Artificial Intelligence models combined with Social Network systems through use of Intelligent Agents. Initially the combination of Intelligent Agents and Social Networks proposal uses Multiagent based kernel acting to analyze and mediate the interaction process over social network.. Considering this perspective and to try stimulate the interactive user process on social network, this work brings the possibility of integrating the main kernel with a social network based on platforms using digital video, like Internet and Digital TV. Using educational content operating with a external module working as Intelligent Tutoring System which provides instructional units to be used with interactive and collaborative forms by participants, resulting a distance and collaborative learning tool. The main target for this tool combining Intelligent Agents and Social Networks, intends to provide a context where educators can research new educational strategies, interactive and collaborative perspectives.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-07
dc.date.available.fl_str_mv 2011-01-19
2020-05-28T18:08:45Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:38:15Z
2020-05-28T18:08:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24417
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Engenharia Elétrica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174459118125056