Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Engenharia Elétrica
|
Departamento: |
Engenharia Elétrica
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24417 |
Resumo: | With the increasing number of participants to internet social network based systems, which uses several computer mediated communication resources like chat, instant messaging, hypertext links to videos and several objects available to facilitate the interaction between users, new frontiers emerges to apply this concepts on educational environment with collaborative forms. This work researches the applicability of Artificial Intelligence models combined with Social Network systems through use of Intelligent Agents. Initially the combination of Intelligent Agents and Social Networks proposal uses Multiagent based kernel acting to analyze and mediate the interaction process over social network.. Considering this perspective and to try stimulate the interactive user process on social network, this work brings the possibility of integrating the main kernel with a social network based on platforms using digital video, like Internet and Digital TV. Using educational content operating with a external module working as Intelligent Tutoring System which provides instructional units to be used with interactive and collaborative forms by participants, resulting a distance and collaborative learning tool. The main target for this tool combining Intelligent Agents and Social Networks, intends to provide a context where educators can research new educational strategies, interactive and collaborative perspectives. |
id |
UPM_d8b8275a3fe06c12fdff7ee7ae51f72f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24417 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:38:15Z2020-05-28T18:08:45Z2011-01-192020-05-28T18:08:45Z2010-06-07http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24417With the increasing number of participants to internet social network based systems, which uses several computer mediated communication resources like chat, instant messaging, hypertext links to videos and several objects available to facilitate the interaction between users, new frontiers emerges to apply this concepts on educational environment with collaborative forms. This work researches the applicability of Artificial Intelligence models combined with Social Network systems through use of Intelligent Agents. Initially the combination of Intelligent Agents and Social Networks proposal uses Multiagent based kernel acting to analyze and mediate the interaction process over social network.. Considering this perspective and to try stimulate the interactive user process on social network, this work brings the possibility of integrating the main kernel with a social network based on platforms using digital video, like Internet and Digital TV. Using educational content operating with a external module working as Intelligent Tutoring System which provides instructional units to be used with interactive and collaborative forms by participants, resulting a distance and collaborative learning tool. The main target for this tool combining Intelligent Agents and Social Networks, intends to provide a context where educators can research new educational strategies, interactive and collaborative perspectives.Com o crescente número de usuários de sistemas redes sociais baseadas em Internet, cresce também a integração desses sistemas com diversos recursos de comunicação mediada por computador como serviços de comunicação instantânea e sistemas de bate-papo, vínculos hipertextuais para vídeos, arquivos de áudio e outros objetos que podem ser utilizados como facilitadores do processo interativo e de distribuição de conteúdo nas redes sociais. Nesse cenário, surgem novas possibilidades de aplicação desse tipo de ambiente de forma educacional e colaborativa. A partir desse cenário, esta dissertação aborda a aplicação de modelos de Inteligência Artificial em Sistemas de Redes Sociais por meio da utilização de Agentes Inteligentes. O objetivo da composição de Redes Sociais e Agentes Inteligentes para essa ferramenta é disponibilizar um ambiente em que possam ser investigadas as diferentes possibilidades de estratégias pedagógicas que podem aplicadas nesse novo ambiente de interação e colaboração social. De forma experimental, essa combinação entre Agentes Inteligentes e Sistemas de Redes Sociais foi proposta por meio de um modelo de sistema Multiagente, que atua como núcleo intermediador e analítico do processo interativo que ocorre na rede. Considerando essa perspectiva, e para estímulo do processo interativo entre os usuários da rede, foi estabelecida a integração desse núcleo a uma rede social que opera em plataformas de distribuição de vídeos digitais, como Internet e TV Digital Interativa, utilizando conteúdo educativo que, operando em conjunto com um módulo tutor inteligente, disponibiliza atividades para serem realizadas de forma interativa entre os participantes, resultando em uma ferramenta de Educação a Distância e aprendizado colaborativo.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEngenharia ElétricaUPMBREngenharia Elétricainteligência artificialagentes inteligentesredes sociaisanálise de redes sociaiseducação a distância, vídeo digitalartificial intelligenceintelligent agentssocial networkssocial network analysisdistance learningdigital TVCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAComunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMustaro, Pollyana Notargiacomohttp://lattes.cnpq.br/5131975026612008http://lattes.cnpq.br/5150520898024319Santos, Fernão Reges doshttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3648/Fernao%20Reges%20dos%20Santos.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1514/1/Fernao%20Reges%20dos%20Santos.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/244172020-05-28 15:08:45.603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes |
title |
Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes |
spellingShingle |
Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes Santos, Fernão Reges dos inteligência artificial agentes inteligentes redes sociais análise de redes sociais educação a distância, vídeo digital artificial intelligence intelligent agents social networks social network analysis distance learning digital TV CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
title_short |
Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes |
title_full |
Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes |
title_fullStr |
Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes |
title_full_unstemmed |
Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes |
title_sort |
Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes |
author |
Santos, Fernão Reges dos |
author_facet |
Santos, Fernão Reges dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mustaro, Pollyana Notargiacomo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5131975026612008 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5150520898024319 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Fernão Reges dos |
contributor_str_mv |
Mustaro, Pollyana Notargiacomo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inteligência artificial agentes inteligentes redes sociais análise de redes sociais educação a distância, vídeo digital |
topic |
inteligência artificial agentes inteligentes redes sociais análise de redes sociais educação a distância, vídeo digital artificial intelligence intelligent agents social networks social network analysis distance learning digital TV CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
artificial intelligence intelligent agents social networks social network analysis distance learning digital TV |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
description |
With the increasing number of participants to internet social network based systems, which uses several computer mediated communication resources like chat, instant messaging, hypertext links to videos and several objects available to facilitate the interaction between users, new frontiers emerges to apply this concepts on educational environment with collaborative forms. This work researches the applicability of Artificial Intelligence models combined with Social Network systems through use of Intelligent Agents. Initially the combination of Intelligent Agents and Social Networks proposal uses Multiagent based kernel acting to analyze and mediate the interaction process over social network.. Considering this perspective and to try stimulate the interactive user process on social network, this work brings the possibility of integrating the main kernel with a social network based on platforms using digital video, like Internet and Digital TV. Using educational content operating with a external module working as Intelligent Tutoring System which provides instructional units to be used with interactive and collaborative forms by participants, resulting a distance and collaborative learning tool. The main target for this tool combining Intelligent Agents and Social Networks, intends to provide a context where educators can research new educational strategies, interactive and collaborative perspectives. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-07 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-01-19 2020-05-28T18:08:45Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:38:15Z 2020-05-28T18:08:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24417 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Elétrica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Engenharia Elétrica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174459118125056 |