A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Coelho, Márcio lattes
Orientador(a): Barros, Diana Luz Pessoa de lattes
Banca de defesa: Brito, Regina Helena Pires de lattes, Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa lattes, Hernandes, Nilton lattes, Blikstein, Izidoro lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Letras
Departamento: Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25138
Resumo: This thesis aims at identifying and analyzing those values which are present in contemporary sports shoes advertising from the semiotic theory of the French-origin text perspective, showing how speech both reflects and updates these values in a dialogic relation with other texts in order to achieve its communicational ends. Given that the sports shoes market is one of the segments which have received significant investments in the development of new technologies during the three last decades of the 20th century and the first decade of the 21st century, this work examined the ads placed in the two most popular newsmagazines in Brazil. Throughout the analysis, it was verified what values were present in those ads, how they were communicated, and, comparing the two time periods researched, whether or not there was any alteration in those values and how they were advertised.
id UPM_d94dcb9b7a74ed9df47c3549aed7fb74
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25138
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/4742321400577426Brito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosahttp://lattes.cnpq.br/6767627111553241Hernandes, Niltonhttp://lattes.cnpq.br/2273777296364151Blikstein, Izidorohttp://lattes.cnpq.br/1580889942435297Barros, Diana Luz Pessoa dehttp://lattes.cnpq.br/6952357192704107Coelho, Márcio2016-04-18T21:43:54Z2020-05-28T18:12:09Z2011-01-312020-05-28T18:12:09Z2010-04-10http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25138This thesis aims at identifying and analyzing those values which are present in contemporary sports shoes advertising from the semiotic theory of the French-origin text perspective, showing how speech both reflects and updates these values in a dialogic relation with other texts in order to achieve its communicational ends. Given that the sports shoes market is one of the segments which have received significant investments in the development of new technologies during the three last decades of the 20th century and the first decade of the 21st century, this work examined the ads placed in the two most popular newsmagazines in Brazil. Throughout the analysis, it was verified what values were present in those ads, how they were communicated, and, comparing the two time periods researched, whether or not there was any alteration in those values and how they were advertised.Essa tese identifica e analisa os valores que estão presentes na publicidade contemporânea de calçados esportivos na perspectiva da teoria semiótica do texto de origem francesa, mostrando como os discursos tanto refletem quanto atualizam esses valores numa relação dialógica com outros textos, a fim de atingir seus fins comunicacionais. Sendo a área de calçados esportivos uma das que vem recebendo significativos investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias, especialmente ao longo das três últimas décadas do século XX e da primeira do século XXI, este trabalho examinou os anúncios veiculados nas duas maiores revistas de interesse geral em circulação no país. Para isso, foram analisados 17 anúncios publicitários, sendo 11 deles do ano de 2007 e 6 de 1987. Ao longo da análise realizada, verificou-se que alguns valores estiveram presentes tanto nas publicidades mais antigas (aquelas veiculadas no ano de 1987) quanto nas mais recentes (as do ano de 2007). Outros temas porém, apareceram apenas no grupo de publicidades mais antigo e, finalmente, encontrou-se temas que apareceram apenas nos anúncios mais recentes. Mesmo aqueles temas que foram encontrados nos dois grupos analisados, percebeu-se uma alteração na forma como eles apareceram e como a publicidade utilizou-os para manipular e convencer seus leitores.Instituto Presbiteriano Mackenzieapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBRLetrassemióticaanálise do discursopublicidadevaloressemioticsanalysis of speechadvertisingvaluesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESA produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALMárcio Coelho....pdfMárcio Coelho....pdfMárcio Coelhoapplication/pdf5781028https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/25138/1/M%c3%a1rcio%20Coelho....pdfd59758d7d75b3024fb45110b0f663d02MD51TEXTMárcio Coelho....pdf.txtMárcio Coelho....pdf.txtExtracted texttext/plain794277https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/25138/2/M%c3%a1rcio%20Coelho....pdf.txtff83807ae5414a86b9d84a66055d3291MD52THUMBNAILMárcio Coelho....pdf.jpgMárcio Coelho....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/25138/3/M%c3%a1rcio%20Coelho....pdf.jpg11681e5e077f58b34f209c2101898915MD5310899/251382022-03-05 03:01:30.26Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI
title A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI
spellingShingle A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI
Coelho, Márcio
semiótica
análise do discurso
publicidade
valores
semiotics
analysis of speech
advertising
values
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI
title_full A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI
title_fullStr A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI
title_full_unstemmed A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI
title_sort A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI
author Coelho, Márcio
author_facet Coelho, Márcio
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4742321400577426
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5720921133186299
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6767627111553241
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Hernandes, Nilton
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2273777296364151
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Blikstein, Izidoro
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1580889942435297
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Diana Luz Pessoa de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6952357192704107
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Márcio
contributor_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Hernandes, Nilton
Blikstein, Izidoro
Barros, Diana Luz Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv semiótica
análise do discurso
publicidade
valores
topic semiótica
análise do discurso
publicidade
valores
semiotics
analysis of speech
advertising
values
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv semiotics
analysis of speech
advertising
values
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This thesis aims at identifying and analyzing those values which are present in contemporary sports shoes advertising from the semiotic theory of the French-origin text perspective, showing how speech both reflects and updates these values in a dialogic relation with other texts in order to achieve its communicational ends. Given that the sports shoes market is one of the segments which have received significant investments in the development of new technologies during the three last decades of the 20th century and the first decade of the 21st century, this work examined the ads placed in the two most popular newsmagazines in Brazil. Throughout the analysis, it was verified what values were present in those ads, how they were communicated, and, comparing the two time periods researched, whether or not there was any alteration in those values and how they were advertised.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-10
dc.date.available.fl_str_mv 2011-01-31
2020-05-28T18:12:09Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-18T21:43:54Z
2020-05-28T18:12:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25138
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/25138/1/M%c3%a1rcio%20Coelho....pdf
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/25138/2/M%c3%a1rcio%20Coelho....pdf.txt
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/25138/3/M%c3%a1rcio%20Coelho....pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d59758d7d75b3024fb45110b0f663d02
ff83807ae5414a86b9d84a66055d3291
11681e5e077f58b34f209c2101898915
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174461296017408