O desenvolvimento do ensino superior a distância no Brasil - diretrizes para o projeto dos edifícios e redes espaciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Squaiella, Roberta Betania Ferreira lattes
Orientador(a): Righi, Roberto lattes
Banca de defesa: Bruna, Gilda Collet lattes, Zahn, Carlos Eduardo lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26120
Resumo: The aim of this dissertation is to identify the potencial and the needs of institutional networks of higher distance education in Brazil, it is headquarters and the poles of classroom support, focusing on physical infrastructure and technological support aspects needed for the support and development of courses. To this end, it is part of the study of the recent development of Brazilian higher distance education and, in front of their enormous expansion in the past ten years. Factors that contribute to their growth exponentially are highlited: 1) The changes occasioned by the information and communication technologies (ICT); 2) Transformations in higher education; and 3) New legislation, seeking quality standard. In the age of cyberculture, there is a new form of relationships and interactions, which causes disturbances in the relation with knowledge and encourage educational renovations. Among these renovations, the greater integration of the use of technology in the learning environment stands out, which changes the pedagogical assumptions and reflects the need for new settings in the learning space. On the trends and prospects of the use of information and communication technologies in Brazilian higher education and the guidelines of applicable laws, the actual requirements of educational demand are noted.
id UPM_d96c0d07e69b66a030b587c0b2674e92
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/26120
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-10-17T14:12:00Z2020-05-28T18:16:43Z2020-05-28T18:16:43Z2016-02-16SQUAIELLA, Roberta Betania Ferreira. O desenvolvimento do ensino superior a distância no Brasil - diretrizes para o projeto dos edifícios e redes espaciais. 2016. 239 f. Dissertação( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26120The aim of this dissertation is to identify the potencial and the needs of institutional networks of higher distance education in Brazil, it is headquarters and the poles of classroom support, focusing on physical infrastructure and technological support aspects needed for the support and development of courses. To this end, it is part of the study of the recent development of Brazilian higher distance education and, in front of their enormous expansion in the past ten years. Factors that contribute to their growth exponentially are highlited: 1) The changes occasioned by the information and communication technologies (ICT); 2) Transformations in higher education; and 3) New legislation, seeking quality standard. In the age of cyberculture, there is a new form of relationships and interactions, which causes disturbances in the relation with knowledge and encourage educational renovations. Among these renovations, the greater integration of the use of technology in the learning environment stands out, which changes the pedagogical assumptions and reflects the need for new settings in the learning space. On the trends and prospects of the use of information and communication technologies in Brazilian higher education and the guidelines of applicable laws, the actual requirements of educational demand are noted.O objetivo da presente dissertação é identificar as potencialidades e as necessidades das redes institucionais de ensino superior a distância no Brasil, sua sede e os polos de apoio presencial, concentrando-se nos aspectos de infraestrutura física e de suportes tecnológicos necessários para o apoio e o desenvolvimento de cursos. Para tal, parte-se do estudo sobre o desenvolvimento recente do ensino superior brasileiro a distância e, diante da sua enorme expansão nos últimos dez anos, destacam-se fatores que contribuem para o seu crescimento em exponencial: 1) As mudanças ocasionadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC); 2) As transformações no ensino superior brasileiro; e 3) As novas legislações, que buscam um padrão de qualidade. Na era da cibercultura há uma nova forma de relações e de interações universais, que provocam perturbações na relação com o saber e motivam as reformas educacionais. Dentre essas reformas, destaca-se a maior integração do uso das tecnologias no ambiente de aprendizado, o que altera as concepções pedagógicas e reflete na necessidade de novas configurações no espaço de aprendizagem. Diante das tendências e perspectivas de uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino superior brasileiro e as diretrizes das leis vigentes observam-se as reais exigências da demanda educacional.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieArquitetura e UrbanismoUPMBrasilFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessensino a distânciainstituiçõesensino superiorarquiteturaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASO desenvolvimento do ensino superior a distância no Brasil - diretrizes para o projeto dos edifícios e redes espaciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRighi, Robertohttp://lattes.cnpq.br/8862042784397448Bruna, Gilda Collethttp://lattes.cnpq.br/2224937664018718Zahn, Carlos Eduardohttp://lattes.cnpq.br/2000837218202247http://lattes.cnpq.br/5879600658671491Squaiella, Roberta Betania Ferreirahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/11573/Roberta%20Betania%20Ferreira%20Squiiella.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2893/6/Roberta%20Betania%20Ferreira%20Squiiella.pdfdistance educationinstitutionshigher educationarchitecturereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/261202020-05-28 15:16:43.369Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv O desenvolvimento do ensino superior a distância no Brasil - diretrizes para o projeto dos edifícios e redes espaciais
title O desenvolvimento do ensino superior a distância no Brasil - diretrizes para o projeto dos edifícios e redes espaciais
spellingShingle O desenvolvimento do ensino superior a distância no Brasil - diretrizes para o projeto dos edifícios e redes espaciais
Squaiella, Roberta Betania Ferreira
ensino a distância
instituições
ensino superior
arquitetura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short O desenvolvimento do ensino superior a distância no Brasil - diretrizes para o projeto dos edifícios e redes espaciais
title_full O desenvolvimento do ensino superior a distância no Brasil - diretrizes para o projeto dos edifícios e redes espaciais
title_fullStr O desenvolvimento do ensino superior a distância no Brasil - diretrizes para o projeto dos edifícios e redes espaciais
title_full_unstemmed O desenvolvimento do ensino superior a distância no Brasil - diretrizes para o projeto dos edifícios e redes espaciais
title_sort O desenvolvimento do ensino superior a distância no Brasil - diretrizes para o projeto dos edifícios e redes espaciais
author Squaiella, Roberta Betania Ferreira
author_facet Squaiella, Roberta Betania Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Righi, Roberto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8862042784397448
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bruna, Gilda Collet
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2224937664018718
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Zahn, Carlos Eduardo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2000837218202247
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5879600658671491
dc.contributor.author.fl_str_mv Squaiella, Roberta Betania Ferreira
contributor_str_mv Righi, Roberto
Bruna, Gilda Collet
Zahn, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv ensino a distância
instituições
ensino superior
arquitetura
topic ensino a distância
instituições
ensino superior
arquitetura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description The aim of this dissertation is to identify the potencial and the needs of institutional networks of higher distance education in Brazil, it is headquarters and the poles of classroom support, focusing on physical infrastructure and technological support aspects needed for the support and development of courses. To this end, it is part of the study of the recent development of Brazilian higher distance education and, in front of their enormous expansion in the past ten years. Factors that contribute to their growth exponentially are highlited: 1) The changes occasioned by the information and communication technologies (ICT); 2) Transformations in higher education; and 3) New legislation, seeking quality standard. In the age of cyberculture, there is a new form of relationships and interactions, which causes disturbances in the relation with knowledge and encourage educational renovations. Among these renovations, the greater integration of the use of technology in the learning environment stands out, which changes the pedagogical assumptions and reflects the need for new settings in the learning space. On the trends and prospects of the use of information and communication technologies in Brazilian higher education and the guidelines of applicable laws, the actual requirements of educational demand are noted.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-17T14:12:00Z
2020-05-28T18:16:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-16
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:16:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SQUAIELLA, Roberta Betania Ferreira. O desenvolvimento do ensino superior a distância no Brasil - diretrizes para o projeto dos edifícios e redes espaciais. 2016. 239 f. Dissertação( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26120
identifier_str_mv SQUAIELLA, Roberta Betania Ferreira. O desenvolvimento do ensino superior a distância no Brasil - diretrizes para o projeto dos edifícios e redes espaciais. 2016. 239 f. Dissertação( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174477199769600