Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Campos, Débora Caramaschi de lattes
Orientador(a): Araujo, Paulo Roberto Monteiro de lattes
Banca de defesa: Grinfeld, Fanny Feigenson lattes, Cunha, Kathia Castilho lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
art
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24790
Resumo: The present work, named Fashion Culture: Clothes and History, a sensitive way. A creative process, an aesthetic production?, investigates an educational practice and possible asymmetries and impermanences of the contemporary subject, the Fashion graduation student, by means of fashion history knowledge production and using a pedagogic activity named memory book , as a dispositive (Foucault), a poetic experience of thought (Heidegger) and also the artistic fruition. This research discusses Yohji Yamamoto s work as well as his identity as a fashion designer in relation to the visual arts. The phenomenological-existential method is also used, as well as historical narratives, intersubjective contact and observation. It reflects the individual creator/author and reader/discoverer towards modernity and contemporaneity. I also make use of micro-history as an analyses tool considering its analytical and detailed character by establishing a wider view over the cultural history. And, with the intent of interdisciplinarity, this research introduces unfinished creation and movements from the students and their singularities, histories, and dressing inheritances.
id UPM_dbc984178d0cbf51e65a59a1460668c4
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24790
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:42:45Z2020-05-28T18:10:55Z2014-09-252020-05-28T18:10:55Z2014-06-09CAMPOS, Débora Caramaschi de. Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24790The present work, named Fashion Culture: Clothes and History, a sensitive way. A creative process, an aesthetic production?, investigates an educational practice and possible asymmetries and impermanences of the contemporary subject, the Fashion graduation student, by means of fashion history knowledge production and using a pedagogic activity named memory book , as a dispositive (Foucault), a poetic experience of thought (Heidegger) and also the artistic fruition. This research discusses Yohji Yamamoto s work as well as his identity as a fashion designer in relation to the visual arts. The phenomenological-existential method is also used, as well as historical narratives, intersubjective contact and observation. It reflects the individual creator/author and reader/discoverer towards modernity and contemporaneity. I also make use of micro-history as an analyses tool considering its analytical and detailed character by establishing a wider view over the cultural history. And, with the intent of interdisciplinarity, this research introduces unfinished creation and movements from the students and their singularities, histories, and dressing inheritances.O presente estudo, intitulado cultura de moda: roupa e história, um meio sensível. um processo criativo, uma produção estética?, investiga uma prática educacional e possíveis assimetrias e impermanências do sujeito contemporâneo, aluno de graduação de Moda, através da produção de conhecimento em história da moda ao realizar uma atividade pedagógica denominada caderno de memórias , como um dispositivo (Foucault), experiência de abertura (Heidegger) e fruição artística. A pesquisa discute o trabalho do criador Yohji Yamamoto e sua identidade como designer de moda frente às artes plásticas. Usa do método fenomenológico-existencial, narrativas históricas, contato intersubjetivo e observação. Reflete o indivíduo criador / autor e leitor / desvelador frente aos contornos da modernidade em face da contemporaneidade. Utiliza como procedimento de análise a micro-história, dado seu caráter analítico e minucioso ao estabelecer um olhar mais amplo sobre a história cultural. E, com o intuito de interdisciplinaridade, apresenta criação e gestos inacabados de estudantes e suas singularidades, subjetividades, estórias e heranças vestimentares.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriahistória da culturamodaartecontemporaneidadeinterdisciplinaridadecultural historyfashionartcontemporaneityinterdisciplinarityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAraujo, Paulo Roberto Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/9520043604080391Grinfeld, Fanny Feigensonhttp://lattes.cnpq.br/7323177940023424Cunha, Kathia Castilhohttp://lattes.cnpq.br/6079633404700669http://lattes.cnpq.br/2061291059369926Campos, Débora Caramaschi dehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4163/Debora%20Caramaschi%20de%20Campos.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1904/1/Debora%20Caramaschi%20de%20Campos.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/247902020-05-28 15:10:55.453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?
title Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?
spellingShingle Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?
Campos, Débora Caramaschi de
história da cultura
moda
arte
contemporaneidade
interdisciplinaridade
cultural history
fashion
art
contemporaneity
interdisciplinarity
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?
title_full Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?
title_fullStr Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?
title_full_unstemmed Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?
title_sort Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?
author Campos, Débora Caramaschi de
author_facet Campos, Débora Caramaschi de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9520043604080391
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Grinfeld, Fanny Feigenson
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7323177940023424
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cunha, Kathia Castilho
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6079633404700669
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2061291059369926
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Débora Caramaschi de
contributor_str_mv Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Grinfeld, Fanny Feigenson
Cunha, Kathia Castilho
dc.subject.por.fl_str_mv história da cultura
moda
arte
contemporaneidade
interdisciplinaridade
topic história da cultura
moda
arte
contemporaneidade
interdisciplinaridade
cultural history
fashion
art
contemporaneity
interdisciplinarity
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv cultural history
fashion
art
contemporaneity
interdisciplinarity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description The present work, named Fashion Culture: Clothes and History, a sensitive way. A creative process, an aesthetic production?, investigates an educational practice and possible asymmetries and impermanences of the contemporary subject, the Fashion graduation student, by means of fashion history knowledge production and using a pedagogic activity named memory book , as a dispositive (Foucault), a poetic experience of thought (Heidegger) and also the artistic fruition. This research discusses Yohji Yamamoto s work as well as his identity as a fashion designer in relation to the visual arts. The phenomenological-existential method is also used, as well as historical narratives, intersubjective contact and observation. It reflects the individual creator/author and reader/discoverer towards modernity and contemporaneity. I also make use of micro-history as an analyses tool considering its analytical and detailed character by establishing a wider view over the cultural history. And, with the intent of interdisciplinarity, this research introduces unfinished creation and movements from the students and their singularities, histories, and dressing inheritances.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-25
2020-05-28T18:10:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:42:45Z
2020-05-28T18:10:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPOS, Débora Caramaschi de. Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24790
identifier_str_mv CAMPOS, Débora Caramaschi de. Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174448720445440