Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Educação, Arte e História da Cultura
|
Departamento: |
Educação, Arte e História
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24790 |
Resumo: | The present work, named Fashion Culture: Clothes and History, a sensitive way. A creative process, an aesthetic production?, investigates an educational practice and possible asymmetries and impermanences of the contemporary subject, the Fashion graduation student, by means of fashion history knowledge production and using a pedagogic activity named memory book , as a dispositive (Foucault), a poetic experience of thought (Heidegger) and also the artistic fruition. This research discusses Yohji Yamamoto s work as well as his identity as a fashion designer in relation to the visual arts. The phenomenological-existential method is also used, as well as historical narratives, intersubjective contact and observation. It reflects the individual creator/author and reader/discoverer towards modernity and contemporaneity. I also make use of micro-history as an analyses tool considering its analytical and detailed character by establishing a wider view over the cultural history. And, with the intent of interdisciplinarity, this research introduces unfinished creation and movements from the students and their singularities, histories, and dressing inheritances. |
id |
UPM_dbc984178d0cbf51e65a59a1460668c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24790 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:42:45Z2020-05-28T18:10:55Z2014-09-252020-05-28T18:10:55Z2014-06-09CAMPOS, Débora Caramaschi de. Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24790The present work, named Fashion Culture: Clothes and History, a sensitive way. A creative process, an aesthetic production?, investigates an educational practice and possible asymmetries and impermanences of the contemporary subject, the Fashion graduation student, by means of fashion history knowledge production and using a pedagogic activity named memory book , as a dispositive (Foucault), a poetic experience of thought (Heidegger) and also the artistic fruition. This research discusses Yohji Yamamoto s work as well as his identity as a fashion designer in relation to the visual arts. The phenomenological-existential method is also used, as well as historical narratives, intersubjective contact and observation. It reflects the individual creator/author and reader/discoverer towards modernity and contemporaneity. I also make use of micro-history as an analyses tool considering its analytical and detailed character by establishing a wider view over the cultural history. And, with the intent of interdisciplinarity, this research introduces unfinished creation and movements from the students and their singularities, histories, and dressing inheritances.O presente estudo, intitulado cultura de moda: roupa e história, um meio sensível. um processo criativo, uma produção estética?, investiga uma prática educacional e possíveis assimetrias e impermanências do sujeito contemporâneo, aluno de graduação de Moda, através da produção de conhecimento em história da moda ao realizar uma atividade pedagógica denominada caderno de memórias , como um dispositivo (Foucault), experiência de abertura (Heidegger) e fruição artística. A pesquisa discute o trabalho do criador Yohji Yamamoto e sua identidade como designer de moda frente às artes plásticas. Usa do método fenomenológico-existencial, narrativas históricas, contato intersubjetivo e observação. Reflete o indivíduo criador / autor e leitor / desvelador frente aos contornos da modernidade em face da contemporaneidade. Utiliza como procedimento de análise a micro-história, dado seu caráter analítico e minucioso ao estabelecer um olhar mais amplo sobre a história cultural. E, com o intuito de interdisciplinaridade, apresenta criação e gestos inacabados de estudantes e suas singularidades, subjetividades, estórias e heranças vestimentares.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriahistória da culturamodaartecontemporaneidadeinterdisciplinaridadecultural historyfashionartcontemporaneityinterdisciplinarityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAraujo, Paulo Roberto Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/9520043604080391Grinfeld, Fanny Feigensonhttp://lattes.cnpq.br/7323177940023424Cunha, Kathia Castilhohttp://lattes.cnpq.br/6079633404700669http://lattes.cnpq.br/2061291059369926Campos, Débora Caramaschi dehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4163/Debora%20Caramaschi%20de%20Campos.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1904/1/Debora%20Caramaschi%20de%20Campos.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/247902020-05-28 15:10:55.453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética? |
title |
Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética? |
spellingShingle |
Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética? Campos, Débora Caramaschi de história da cultura moda arte contemporaneidade interdisciplinaridade cultural history fashion art contemporaneity interdisciplinarity CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética? |
title_full |
Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética? |
title_fullStr |
Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética? |
title_full_unstemmed |
Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética? |
title_sort |
Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética? |
author |
Campos, Débora Caramaschi de |
author_facet |
Campos, Débora Caramaschi de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9520043604080391 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Grinfeld, Fanny Feigenson |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7323177940023424 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Cunha, Kathia Castilho |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6079633404700669 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2061291059369926 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Débora Caramaschi de |
contributor_str_mv |
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de Grinfeld, Fanny Feigenson Cunha, Kathia Castilho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história da cultura moda arte contemporaneidade interdisciplinaridade |
topic |
história da cultura moda arte contemporaneidade interdisciplinaridade cultural history fashion art contemporaneity interdisciplinarity CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
cultural history fashion art contemporaneity interdisciplinarity |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
The present work, named Fashion Culture: Clothes and History, a sensitive way. A creative process, an aesthetic production?, investigates an educational practice and possible asymmetries and impermanences of the contemporary subject, the Fashion graduation student, by means of fashion history knowledge production and using a pedagogic activity named memory book , as a dispositive (Foucault), a poetic experience of thought (Heidegger) and also the artistic fruition. This research discusses Yohji Yamamoto s work as well as his identity as a fashion designer in relation to the visual arts. The phenomenological-existential method is also used, as well as historical narratives, intersubjective contact and observation. It reflects the individual creator/author and reader/discoverer towards modernity and contemporaneity. I also make use of micro-history as an analyses tool considering its analytical and detailed character by establishing a wider view over the cultural history. And, with the intent of interdisciplinarity, this research introduces unfinished creation and movements from the students and their singularities, histories, and dressing inheritances. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-25 2020-05-28T18:10:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:42:45Z 2020-05-28T18:10:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAMPOS, Débora Caramaschi de. Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24790 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Débora Caramaschi de. Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação, Arte e História da Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação, Arte e História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174448720445440 |