Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Silva, Juliana Lima da lattes
Orientador(a): Brito, Regina Helena Pires de lattes
Banca de defesa: Borges, Maria Zélia lattes, Casagrande, Nancy dos Santos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Letras
Departamento: Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25277
Resumo: The advertising text, which avails itself of stylistic and argumentative resources of the daily language to inform and to manipulate, is characterized by the rational use of these instruments to change or to maintain the opinion of its target audience. Based on the concepts of advertising language presented by Sandmann (2001), this research aims to analyze the campaigns of the beer Bohemia, specifically that named Enciclopédia Bohemia, broadcast in printed media from May to December 2004. Leaning on the foundations of the Textual Linguistics proposed by Fávero and Koch (1998), Fávero (2002) and Koch (1999), this research aims to verify whether the most frequent cohesion mechanisms in devising titles and subtitles of ads of the mentioned brand, as well as the verbal and nonverbal resources, let to memorize itself on the consumer s mind.
id UPM_e61c041aa616684eb04c7e5df3ae005b
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25277
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:45:34Z2020-05-28T18:13:02Z2007-08-152020-05-28T18:13:02Z2007-03-29SILVA, Juliana Lima da. Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25277The advertising text, which avails itself of stylistic and argumentative resources of the daily language to inform and to manipulate, is characterized by the rational use of these instruments to change or to maintain the opinion of its target audience. Based on the concepts of advertising language presented by Sandmann (2001), this research aims to analyze the campaigns of the beer Bohemia, specifically that named Enciclopédia Bohemia, broadcast in printed media from May to December 2004. Leaning on the foundations of the Textual Linguistics proposed by Fávero and Koch (1998), Fávero (2002) and Koch (1999), this research aims to verify whether the most frequent cohesion mechanisms in devising titles and subtitles of ads of the mentioned brand, as well as the verbal and nonverbal resources, let to memorize itself on the consumer s mind.O texto publicitário, que se vale de recursos estilísticos e argumentativos da linguagem cotidiana para informar e manipular, caracteriza-se pela utilização racional desses instrumentos para mudar ou conservar a opinião do seu público-alvo. Embasada nos conceitos de linguagem publicitária apresentados por Sandmann (2001), esta dissertação tem como objetivo analisar peças publicitárias das cervejas da marca Bohemia, especificamente a campanha intitulada Enciclopédia Bohemia, veiculada em mídia impressa de maio a dezembro de 2004. Apoiando-se nos fundamentos da Lingüística Textual propostos por Fávero e Koch (1998), Fávero (2002) e Koch (1999), pretende-se verificar se os mecanismos de coesão mais freqüentes na elaboração dos títulos e subtítulos dos anúncios da marca citada, bem como os recursos verbais e nãoverbais, auxiliam na fixação do produto na mente do consumidor.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBRLetraslinguagem publicitárialingüística textualmecanismos de coesãoadvertising languagetextual linguisticscohesion mechanismsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAOs mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Borges, Maria Zéliahttp://lattes.cnpq.br/1219952144987057Casagrande, Nancy dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002http://lattes.cnpq.br/2646698109884807Silva, Juliana Lima dahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4426/Juliana%20Lima%20da%20Silva.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2144/1/Juliana%20Lima%20da%20Silva.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/252772020-05-28 15:13:02.325Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia
title Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia
spellingShingle Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia
Silva, Juliana Lima da
linguagem publicitária
lingüística textual
mecanismos de coesão
advertising language
textual linguistics
cohesion mechanisms
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia
title_full Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia
title_fullStr Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia
title_full_unstemmed Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia
title_sort Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia
author Silva, Juliana Lima da
author_facet Silva, Juliana Lima da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5720921133186299
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Borges, Maria Zélia
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1219952144987057
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Casagrande, Nancy dos Santos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0283876748874002
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2646698109884807
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Lima da
contributor_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
Borges, Maria Zélia
Casagrande, Nancy dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv linguagem publicitária
lingüística textual
mecanismos de coesão
topic linguagem publicitária
lingüística textual
mecanismos de coesão
advertising language
textual linguistics
cohesion mechanisms
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv advertising language
textual linguistics
cohesion mechanisms
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description The advertising text, which avails itself of stylistic and argumentative resources of the daily language to inform and to manipulate, is characterized by the rational use of these instruments to change or to maintain the opinion of its target audience. Based on the concepts of advertising language presented by Sandmann (2001), this research aims to analyze the campaigns of the beer Bohemia, specifically that named Enciclopédia Bohemia, broadcast in printed media from May to December 2004. Leaning on the foundations of the Textual Linguistics proposed by Fávero and Koch (1998), Fávero (2002) and Koch (1999), this research aims to verify whether the most frequent cohesion mechanisms in devising titles and subtitles of ads of the mentioned brand, as well as the verbal and nonverbal resources, let to memorize itself on the consumer s mind.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-15
2020-05-28T18:13:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:45:34Z
2020-05-28T18:13:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Juliana Lima da. Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25277
identifier_str_mv SILVA, Juliana Lima da. Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174471239663616