Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Letras
|
Departamento: |
Letras
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25277 |
Resumo: | The advertising text, which avails itself of stylistic and argumentative resources of the daily language to inform and to manipulate, is characterized by the rational use of these instruments to change or to maintain the opinion of its target audience. Based on the concepts of advertising language presented by Sandmann (2001), this research aims to analyze the campaigns of the beer Bohemia, specifically that named Enciclopédia Bohemia, broadcast in printed media from May to December 2004. Leaning on the foundations of the Textual Linguistics proposed by Fávero and Koch (1998), Fávero (2002) and Koch (1999), this research aims to verify whether the most frequent cohesion mechanisms in devising titles and subtitles of ads of the mentioned brand, as well as the verbal and nonverbal resources, let to memorize itself on the consumer s mind. |
id |
UPM_e61c041aa616684eb04c7e5df3ae005b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25277 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:45:34Z2020-05-28T18:13:02Z2007-08-152020-05-28T18:13:02Z2007-03-29SILVA, Juliana Lima da. Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25277The advertising text, which avails itself of stylistic and argumentative resources of the daily language to inform and to manipulate, is characterized by the rational use of these instruments to change or to maintain the opinion of its target audience. Based on the concepts of advertising language presented by Sandmann (2001), this research aims to analyze the campaigns of the beer Bohemia, specifically that named Enciclopédia Bohemia, broadcast in printed media from May to December 2004. Leaning on the foundations of the Textual Linguistics proposed by Fávero and Koch (1998), Fávero (2002) and Koch (1999), this research aims to verify whether the most frequent cohesion mechanisms in devising titles and subtitles of ads of the mentioned brand, as well as the verbal and nonverbal resources, let to memorize itself on the consumer s mind.O texto publicitário, que se vale de recursos estilísticos e argumentativos da linguagem cotidiana para informar e manipular, caracteriza-se pela utilização racional desses instrumentos para mudar ou conservar a opinião do seu público-alvo. Embasada nos conceitos de linguagem publicitária apresentados por Sandmann (2001), esta dissertação tem como objetivo analisar peças publicitárias das cervejas da marca Bohemia, especificamente a campanha intitulada Enciclopédia Bohemia, veiculada em mídia impressa de maio a dezembro de 2004. Apoiando-se nos fundamentos da Lingüística Textual propostos por Fávero e Koch (1998), Fávero (2002) e Koch (1999), pretende-se verificar se os mecanismos de coesão mais freqüentes na elaboração dos títulos e subtítulos dos anúncios da marca citada, bem como os recursos verbais e nãoverbais, auxiliam na fixação do produto na mente do consumidor.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBRLetraslinguagem publicitárialingüística textualmecanismos de coesãoadvertising languagetextual linguisticscohesion mechanismsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAOs mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Borges, Maria Zéliahttp://lattes.cnpq.br/1219952144987057Casagrande, Nancy dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002http://lattes.cnpq.br/2646698109884807Silva, Juliana Lima dahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4426/Juliana%20Lima%20da%20Silva.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2144/1/Juliana%20Lima%20da%20Silva.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/252772020-05-28 15:13:02.325Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia |
title |
Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia |
spellingShingle |
Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia Silva, Juliana Lima da linguagem publicitária lingüística textual mecanismos de coesão advertising language textual linguistics cohesion mechanisms CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia |
title_full |
Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia |
title_fullStr |
Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia |
title_full_unstemmed |
Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia |
title_sort |
Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia |
author |
Silva, Juliana Lima da |
author_facet |
Silva, Juliana Lima da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brito, Regina Helena Pires de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5720921133186299 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Borges, Maria Zélia |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1219952144987057 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Casagrande, Nancy dos Santos |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0283876748874002 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2646698109884807 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Juliana Lima da |
contributor_str_mv |
Brito, Regina Helena Pires de Borges, Maria Zélia Casagrande, Nancy dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
linguagem publicitária lingüística textual mecanismos de coesão |
topic |
linguagem publicitária lingüística textual mecanismos de coesão advertising language textual linguistics cohesion mechanisms CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
advertising language textual linguistics cohesion mechanisms |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
The advertising text, which avails itself of stylistic and argumentative resources of the daily language to inform and to manipulate, is characterized by the rational use of these instruments to change or to maintain the opinion of its target audience. Based on the concepts of advertising language presented by Sandmann (2001), this research aims to analyze the campaigns of the beer Bohemia, specifically that named Enciclopédia Bohemia, broadcast in printed media from May to December 2004. Leaning on the foundations of the Textual Linguistics proposed by Fávero and Koch (1998), Fávero (2002) and Koch (1999), this research aims to verify whether the most frequent cohesion mechanisms in devising titles and subtitles of ads of the mentioned brand, as well as the verbal and nonverbal resources, let to memorize itself on the consumer s mind. |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-08-15 2020-05-28T18:13:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:45:34Z 2020-05-28T18:13:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Juliana Lima da. Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25277 |
identifier_str_mv |
SILVA, Juliana Lima da. Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174471239663616 |