Uma maioria (in)visível: encontrando o negro no cinema de grande bilheteria nacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Santos, Thiago Almeida dos lattes
Orientador(a): Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato lattes
Banca de defesa: Ramos, Rosângela Patriota lattes, Persichetti, Simonetta lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27885
Resumo: Brazil’s population in the 21st century is made up of more than 54% of black and brown people, according to the 2016 census. Black people make up the majority. This census shows the number of black and brown people are bigger than white and indigenous people since 2010. However, the asymmetries of races/ethnicities composed of social, political and abstention inequalities have remained since the colonizing process. In this way, this research intends to problematize, by means of audiovisual cinematography, how the image of black population in Brazilian society is constructed, verifying roots and the ways of maintaining these asymmetries. To do so, we selected the qualitative methodology intertwined with the quantitative and theoretical bases that run through the theories of Frantz Fanon (2008), Florestan Fernandes (1972) and Silvio de Almeida (2018) and those of Neuza Santos Souza (1983), Noel dos Santos Carvalho (2013), Peter Burke (2017), João Carlos Rodrigues (2008), Kabengele Munanga (1999), Elisa Larkin Nascimento (2003) and Abdias do Nascimento (2004). Authors that contributed to understand the reasons behind black actor's invisibility and visibility granted to live only one of the 28 stereotypes linked to the black actor within the highest box office Brazilian films from 2008 to 2019 analyzed.
id UPM_e69f6c39052b0479ca9f600f15638188
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/27885
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2020-12-18T14:20:05Z2021-02-08T22:01:22Z2021-02-08T22:01:22Z2020-09-17SANTOS, Thiago Almeida dos. Uma maioria (in)visível: encontrando o negro no cinema de grande bilheteria nacional. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27885Brazil’s population in the 21st century is made up of more than 54% of black and brown people, according to the 2016 census. Black people make up the majority. This census shows the number of black and brown people are bigger than white and indigenous people since 2010. However, the asymmetries of races/ethnicities composed of social, political and abstention inequalities have remained since the colonizing process. In this way, this research intends to problematize, by means of audiovisual cinematography, how the image of black population in Brazilian society is constructed, verifying roots and the ways of maintaining these asymmetries. To do so, we selected the qualitative methodology intertwined with the quantitative and theoretical bases that run through the theories of Frantz Fanon (2008), Florestan Fernandes (1972) and Silvio de Almeida (2018) and those of Neuza Santos Souza (1983), Noel dos Santos Carvalho (2013), Peter Burke (2017), João Carlos Rodrigues (2008), Kabengele Munanga (1999), Elisa Larkin Nascimento (2003) and Abdias do Nascimento (2004). Authors that contributed to understand the reasons behind black actor's invisibility and visibility granted to live only one of the 28 stereotypes linked to the black actor within the highest box office Brazilian films from 2008 to 2019 analyzed.A população do Brasil no século XXI é composta por mais de 54% de negros/pretos e pardos segundo censo de 2016. O negro/preto consta como maioria. Esse censo apresenta o número de negros/pretos e mestiços como maior do que o de brancos e indígenas desde 2010. Não obstante, as assimetrias de raças/etnias compostas por desigualdades sociais, culturais, políticas e econômicas se mantêm desde o processo colonizador. Dessa forma, esta pesquisa pretende problematizar, por meio do audiovisual cinematográfico, a maneira como é construída a imagem do negro/preto na sociedade brasileira, verificando as raízes e as formas de manutenção dessas assimetrias. Para tanto, selecionou-se a metodologia qualitativa entrelaçada com a quantitativa e as bases teóricas que percorrem as teorias de Frantz Fanon (2008), Florestan Fernandes (1972) e Silvio de Almeida (2018) e as de Neuza Santos Souza (1983), Noel dos Santos Carvalho (2013), Peter Burke (2017), João Carlos Rodrigues (2008), Kabengele Munanga (1999), Elisa Larkin Nascimento (2003) e Abdias do Nascimento (2004). Autores que contribuíram para entender os motivos por trás da invisibilidade do ator negro/preto e da visibilidade concedida apenas para viver um dos 28 estereótipos ligados ao ator negro/preto dentro dos filmes de maior bilheteria brasileira de 2008 a 2019 analisados.Instituto Presbiteriano Mackenzieapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessaudiovisualassimetrias de raçacinema negroimagemCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMAUma maioria (in)visível: encontrando o negro no cinema de grande bilheteria nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSchwartz, Rosana Maria Pires Barbatohttp://lattes.cnpq.br/8177502122038987Ramos, Rosângela Patriotahttp://lattes.cnpq.br/8434935867197930Persichetti, Simonettahttp://lattes.cnpq.br/3039090794240525http://lattes.cnpq.br/0371090264889133Santos, Thiago Almeida doshttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4516/5/THIAGO%20ALMEIDA%20DOS%20SANTOS.pdfaudio-visualrace asymmetriesblack cinemaimagereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/278852021-02-08 19:01:22.456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Uma maioria (in)visível: encontrando o negro no cinema de grande bilheteria nacional
title Uma maioria (in)visível: encontrando o negro no cinema de grande bilheteria nacional
spellingShingle Uma maioria (in)visível: encontrando o negro no cinema de grande bilheteria nacional
Santos, Thiago Almeida dos
audiovisual
assimetrias de raça
cinema negro
imagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
title_short Uma maioria (in)visível: encontrando o negro no cinema de grande bilheteria nacional
title_full Uma maioria (in)visível: encontrando o negro no cinema de grande bilheteria nacional
title_fullStr Uma maioria (in)visível: encontrando o negro no cinema de grande bilheteria nacional
title_full_unstemmed Uma maioria (in)visível: encontrando o negro no cinema de grande bilheteria nacional
title_sort Uma maioria (in)visível: encontrando o negro no cinema de grande bilheteria nacional
author Santos, Thiago Almeida dos
author_facet Santos, Thiago Almeida dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8177502122038987
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ramos, Rosângela Patriota
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8434935867197930
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Persichetti, Simonetta
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3039090794240525
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0371090264889133
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Thiago Almeida dos
contributor_str_mv Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Ramos, Rosângela Patriota
Persichetti, Simonetta
dc.subject.por.fl_str_mv audiovisual
assimetrias de raça
cinema negro
imagem
topic audiovisual
assimetrias de raça
cinema negro
imagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
description Brazil’s population in the 21st century is made up of more than 54% of black and brown people, according to the 2016 census. Black people make up the majority. This census shows the number of black and brown people are bigger than white and indigenous people since 2010. However, the asymmetries of races/ethnicities composed of social, political and abstention inequalities have remained since the colonizing process. In this way, this research intends to problematize, by means of audiovisual cinematography, how the image of black population in Brazilian society is constructed, verifying roots and the ways of maintaining these asymmetries. To do so, we selected the qualitative methodology intertwined with the quantitative and theoretical bases that run through the theories of Frantz Fanon (2008), Florestan Fernandes (1972) and Silvio de Almeida (2018) and those of Neuza Santos Souza (1983), Noel dos Santos Carvalho (2013), Peter Burke (2017), João Carlos Rodrigues (2008), Kabengele Munanga (1999), Elisa Larkin Nascimento (2003) and Abdias do Nascimento (2004). Authors that contributed to understand the reasons behind black actor's invisibility and visibility granted to live only one of the 28 stereotypes linked to the black actor within the highest box office Brazilian films from 2008 to 2019 analyzed.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-18T14:20:05Z
2021-02-08T22:01:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-17
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-08T22:01:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Thiago Almeida dos. Uma maioria (in)visível: encontrando o negro no cinema de grande bilheteria nacional. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27885
identifier_str_mv SANTOS, Thiago Almeida dos. Uma maioria (in)visível: encontrando o negro no cinema de grande bilheteria nacional. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174452107345920