A retextualização como ação transformadora

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Barreto, Luciana Venancio lattes
Orientador(a): Brito, Regina Helena Pires de lattes
Banca de defesa: Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa lattes, Silva, Vera Lúcia Crevin da lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Letras
Departamento: Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25278
Resumo: The paper s purpose is the study of the retextualize like a auxiliary process to the redaction development, having the orality like a start point for the writing expression. It is approached the textual coherency and comprehension about the linguistics facts showed and the modifications that compromised or not the understanding about the subject. The corpus which was used is the mensalão case and the texts produced by the students of the second degree of the São Paulo s periphery. The mainly theories used was the Costa Val (1999/2002); Trevisan (1992); Preti (1994); Charolles (1978); Halliday e Hasan (1978); Broncarkt (1999) and Marcuschi (2000). The texts studied was the Primeira Renúncia , published by Folha de São Paulo and Fábrica de Fraudes , by Revista Veja . The mainly elements displayed was: (1) the occurrence of the reduction operations; (2) the texts informations level actualized; (3) add and inferences that allow the construction of a new text; (4) grammatical rules, cohesion and coherence elements used in the retextualize, following the grammatical normative; (5) sections texts which emphases the retextualize; (6) the reality social inserts in the redactions; (7) the reflection student s attitudes about the owner textual productions. Like a result, it s verified that retextualize become the textual production easer.
id UPM_e969ef8894e2ca72d080c52c0c97f1da
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25278
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:45:34Z2020-05-28T18:13:02Z2007-08-142020-05-28T18:13:02Z2007-02-14BARRETO, Luciana Venancio. A retextualização como ação transformadora. 2007. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25278The paper s purpose is the study of the retextualize like a auxiliary process to the redaction development, having the orality like a start point for the writing expression. It is approached the textual coherency and comprehension about the linguistics facts showed and the modifications that compromised or not the understanding about the subject. The corpus which was used is the mensalão case and the texts produced by the students of the second degree of the São Paulo s periphery. The mainly theories used was the Costa Val (1999/2002); Trevisan (1992); Preti (1994); Charolles (1978); Halliday e Hasan (1978); Broncarkt (1999) and Marcuschi (2000). The texts studied was the Primeira Renúncia , published by Folha de São Paulo and Fábrica de Fraudes , by Revista Veja . The mainly elements displayed was: (1) the occurrence of the reduction operations; (2) the texts informations level actualized; (3) add and inferences that allow the construction of a new text; (4) grammatical rules, cohesion and coherence elements used in the retextualize, following the grammatical normative; (5) sections texts which emphases the retextualize; (6) the reality social inserts in the redactions; (7) the reflection student s attitudes about the owner textual productions. Like a result, it s verified that retextualize become the textual production easer.Este trabalho propõe-se ao estudo da Retextualização como um processo auxiliar para o desenvolvimento da redação, partindo-se da oralidade como premissa para a posterior expressão escrita. Aborda-se se os níveis de compreensão e de coerência em relação ao texto base (oral) estão representados nos fatos lingüísticos escritos e se as alterações no ato de escrever comprometeram ou não o entendimento do assunto, o que constitui objetivo maior desta pesquisa. Para tanto, utiliza como corpus selecionado o caso Mensalão e as redações produzidas por alunos do nível médio de uma escola da periferia de São Paulo, ao longo do segundo semestre de 2005. A fundamentação teórica baseia-se, especialmente, nas proposições de Costa Val (1999/2002); Trevisan (1992) e Preti (1994); nos posicionamentos sobre produções lingüísticas, como Charolles (1978); Halliday e Hasan (1978); Broncarkt (1999) e no modelo básico de análise desenvolvido por Marcuschi (2000). O exame da retextualização se dá pelo tipo dissertativo, a partir da leitura mediada do texto Primeira Renúncia publicado em Folha de São Paulo e Fábrica de Fraudes veiculado na revista Veja , retornando ao texto de base concomitantemente à orientação de pesquisa individual sobre a temática sugerida pelo professor. Os elementos observados nas redações foram: (1) ocorrências de operações reducionistas; (2) níveis informacionais atualizados no texto, considerando-se as abordagens realizadas; (3) acréscimos e inferências que possibilitam a construção de um novo texto; (4) regras gramaticais e elementos de coesão e coerência utilizados na Retextualização, segundo a gramática normativa; (5) momentos do texto em que se deu maior ênfase à retextualização; (6) possibilidades de estarem os traços lingüísticos da realidade social inseridos nas redações e, por fim, (7) atitude reflexiva do aluno sobre sua própria produção ao final do processo. Como resultado, verifica-se que a retextualização facilita a construção do texto e a revelação do aluno e, neste revelar, o professor de língua portuguesa torna-se responsável para a melhoria da qualidade do texto do aluno e pela transformação das mentalidades em prol do exercício da cidadania.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBRLetrasretextualizaçãoensino de língua portuguesaoralidadeescritatextotextualidaderetextualizeportuguese language teachingoralitywritingtexttextualityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA retextualização como ação transformadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosahttp://lattes.cnpq.br/6767627111553241Silva, Vera Lúcia Crevin dahttp://lattes.cnpq.br/3532360944334827http://lattes.cnpq.br/3825674010849786Barreto, Luciana Venanciohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4363/Luciana%20Venancio.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2145/1/Luciana%20Venancio.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/252782020-05-28 15:13:02.461Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv A retextualização como ação transformadora
title A retextualização como ação transformadora
spellingShingle A retextualização como ação transformadora
Barreto, Luciana Venancio
retextualização
ensino de língua portuguesa
oralidade
escrita
texto
textualidade
retextualize
portuguese language teaching
orality
writing
text
textuality
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A retextualização como ação transformadora
title_full A retextualização como ação transformadora
title_fullStr A retextualização como ação transformadora
title_full_unstemmed A retextualização como ação transformadora
title_sort A retextualização como ação transformadora
author Barreto, Luciana Venancio
author_facet Barreto, Luciana Venancio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5720921133186299
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6767627111553241
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Vera Lúcia Crevin da
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3532360944334827
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3825674010849786
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Luciana Venancio
contributor_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Silva, Vera Lúcia Crevin da
dc.subject.por.fl_str_mv retextualização
ensino de língua portuguesa
oralidade
escrita
texto
textualidade
topic retextualização
ensino de língua portuguesa
oralidade
escrita
texto
textualidade
retextualize
portuguese language teaching
orality
writing
text
textuality
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv retextualize
portuguese language teaching
orality
writing
text
textuality
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The paper s purpose is the study of the retextualize like a auxiliary process to the redaction development, having the orality like a start point for the writing expression. It is approached the textual coherency and comprehension about the linguistics facts showed and the modifications that compromised or not the understanding about the subject. The corpus which was used is the mensalão case and the texts produced by the students of the second degree of the São Paulo s periphery. The mainly theories used was the Costa Val (1999/2002); Trevisan (1992); Preti (1994); Charolles (1978); Halliday e Hasan (1978); Broncarkt (1999) and Marcuschi (2000). The texts studied was the Primeira Renúncia , published by Folha de São Paulo and Fábrica de Fraudes , by Revista Veja . The mainly elements displayed was: (1) the occurrence of the reduction operations; (2) the texts informations level actualized; (3) add and inferences that allow the construction of a new text; (4) grammatical rules, cohesion and coherence elements used in the retextualize, following the grammatical normative; (5) sections texts which emphases the retextualize; (6) the reality social inserts in the redactions; (7) the reflection student s attitudes about the owner textual productions. Like a result, it s verified that retextualize become the textual production easer.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-14
2020-05-28T18:13:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:45:34Z
2020-05-28T18:13:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARRETO, Luciana Venancio. A retextualização como ação transformadora. 2007. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25278
identifier_str_mv BARRETO, Luciana Venancio. A retextualização como ação transformadora. 2007. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174460412067840