Turma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de história

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Verdolini, Thaís Helena Affonso lattes
Orientador(a): Brito, Regina Helena Pires de lattes
Banca de defesa: Faccina, Rosemeire Leão da Silva lattes, Casagrande, Nancy dos Santos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Letras
Departamento: Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25442
Resumo: The present research is primarily about the intertextuality used in the Turma da Mônica comic books, by Mauricio de Sousa, focusing on a characterization of the main linguistic resources that have ensured a faithful audience for the comic books in the last forty years. The dissertation begins by introducing the concept of comic books, along with a brief history, illustrating the major events which led to their current market position. An account of Mauricio de Sousa's life and works provides an insight into the author's passion for art and his struggle to succeed. Concepts from Reading Theory are used to reflect upon the cognitive process of reading and to describe the comic book reader's profile. Textual Linguistics principles drive the remaining work, focusing on the concepts related to intertextuality. An analysis of four Turma da Mônica stories from the 70's, 80's, 90's and 2000's shows the methods of which the parody seems to be the most common used by Mauricio de Sousa and his team to create humor and keep the comic books up to date and give reading pleasure to kids and adults alike. The research proposes that comic books can be used as a rich resource for textual analysis, entertaining reading for adults and deserving of evidence in the literature studies.
id UPM_f3a0ec849c0b67de5e0a241a99604d08
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25442
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-04-18T21:48:50Z2020-05-28T18:13:29Z2008-05-202020-05-28T18:13:29Z2007-12-12VERDOLINI, Thaís Helena Affonso. Turma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de história. 2007. 193 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25442The present research is primarily about the intertextuality used in the Turma da Mônica comic books, by Mauricio de Sousa, focusing on a characterization of the main linguistic resources that have ensured a faithful audience for the comic books in the last forty years. The dissertation begins by introducing the concept of comic books, along with a brief history, illustrating the major events which led to their current market position. An account of Mauricio de Sousa's life and works provides an insight into the author's passion for art and his struggle to succeed. Concepts from Reading Theory are used to reflect upon the cognitive process of reading and to describe the comic book reader's profile. Textual Linguistics principles drive the remaining work, focusing on the concepts related to intertextuality. An analysis of four Turma da Mônica stories from the 70's, 80's, 90's and 2000's shows the methods of which the parody seems to be the most common used by Mauricio de Sousa and his team to create humor and keep the comic books up to date and give reading pleasure to kids and adults alike. The research proposes that comic books can be used as a rich resource for textual analysis, entertaining reading for adults and deserving of evidence in the literature studies.O presente trabalho trata principalmente, da intertextualidade presente nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, buscando tecer uma caracterização dos principais recursos lingüísticos utilizados para a manutenção dos seus leitores nos quarenta anos de existência da publicação. A conceituação de quadrinhos e um breve histórico iniciam o trabalho, retratando os principais acontecimentos que levaram ao perfil mercadológico dos quadrinhos na atualidade. Um relato da vida e obra de Mauricio de Sousa demonstra um pouco da paixão do autor pela arte e sua luta pelo sucesso. Conceitos de Teoria da Leitura buscam refletir sobre o processo cognitivo da leitura e traçar um perfil do leitor de quadrinhos, especialmente da Turma da Mônica. Princípios da Lingüística Textual norteiam o restante da pesquisa, enfocando-se os conceitos relacionados à intertextualidade. Uma análise composta por quatro histórias em quadrinhos da Turma da Mônica dos anos 70, 80, 90 e 2000 procura demonstrar os artifícios dentre os quais a paródia revelou-se como o mais freqüente que Mauricio de Sousa e sua equipe empregam para criar humor e manter a leitura atualizada e prazerosa para as mais diversas idades, inclusive os adultos. A atual pesquisa adventa a possibilidade de os quadrinhos serem vistos como rico recurso de análise textual, como literatura de entretenimento também para adultos e como merecedores de destaque no âmbito dos estudos literários.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBRLetraslingüística textualintertextualidadeparódiateoria da leiturahistória em quadrinhosturma da Mônicatextual linguisticsintertextualityreading theorycomic booksturma da MônicaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICATurma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Faccina, Rosemeire Leão da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7764188151603056Casagrande, Nancy dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002http://lattes.cnpq.br/0219537157976460Verdolini, Thaís Helena Affonsohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10431/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini1.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10432/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini2.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10433/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini3.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10434/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini4.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10435/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini5.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10436/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini6.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10437/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini7.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10438/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini8.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10439/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini9.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10440/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini10.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10441/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini11.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/1/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini1.pdfhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/2/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini2.pdfhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/3/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini3.pdfhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/4/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini4.pdfhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/5/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini5.pdfhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/6/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini6.pdfhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/7/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini7.pdfhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/8/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini8.pdfhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/9/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini9.pdfhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/10/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini10.pdfhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/11/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini11.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/254422020-05-28 15:13:29.297Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Turma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de história
title Turma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de história
spellingShingle Turma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de história
Verdolini, Thaís Helena Affonso
lingüística textual
intertextualidade
paródia
teoria da leitura
história em quadrinhos
turma da Mônica
textual linguistics
intertextuality
reading theory
comic books
turma da Mônica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
title_short Turma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de história
title_full Turma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de história
title_fullStr Turma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de história
title_full_unstemmed Turma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de história
title_sort Turma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de história
author Verdolini, Thaís Helena Affonso
author_facet Verdolini, Thaís Helena Affonso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5720921133186299
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Faccina, Rosemeire Leão da Silva
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7764188151603056
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Casagrande, Nancy dos Santos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0283876748874002
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0219537157976460
dc.contributor.author.fl_str_mv Verdolini, Thaís Helena Affonso
contributor_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
Faccina, Rosemeire Leão da Silva
Casagrande, Nancy dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv lingüística textual
intertextualidade
paródia
teoria da leitura
história em quadrinhos
turma da Mônica
topic lingüística textual
intertextualidade
paródia
teoria da leitura
história em quadrinhos
turma da Mônica
textual linguistics
intertextuality
reading theory
comic books
turma da Mônica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv textual linguistics
intertextuality
reading theory
comic books
turma da Mônica
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
description The present research is primarily about the intertextuality used in the Turma da Mônica comic books, by Mauricio de Sousa, focusing on a characterization of the main linguistic resources that have ensured a faithful audience for the comic books in the last forty years. The dissertation begins by introducing the concept of comic books, along with a brief history, illustrating the major events which led to their current market position. An account of Mauricio de Sousa's life and works provides an insight into the author's passion for art and his struggle to succeed. Concepts from Reading Theory are used to reflect upon the cognitive process of reading and to describe the comic book reader's profile. Textual Linguistics principles drive the remaining work, focusing on the concepts related to intertextuality. An analysis of four Turma da Mônica stories from the 70's, 80's, 90's and 2000's shows the methods of which the parody seems to be the most common used by Mauricio de Sousa and his team to create humor and keep the comic books up to date and give reading pleasure to kids and adults alike. The research proposes that comic books can be used as a rich resource for textual analysis, entertaining reading for adults and deserving of evidence in the literature studies.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-12
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-20
2020-05-28T18:13:29Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-18T21:48:50Z
2020-05-28T18:13:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VERDOLINI, Thaís Helena Affonso. Turma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de história. 2007. 193 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25442
identifier_str_mv VERDOLINI, Thaís Helena Affonso. Turma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de história. 2007. 193 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174467129245696