O ensino do gênero canção em aulas de língua portuguesa: um estudo de educação linguística

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Lacerda, Viviane Nery lattes
Orientador(a): Brito, Regina Helena Pires de lattes
Banca de defesa: Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho lattes, Casagrande, Nancy dos Santos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Letras
Departamento: Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25257
Resumo: The purpose of the present thesis is to demonstrate how the gender song can be employed as a facilitator and motivator in the Portuguese classes (mother tongue), inasmuch as reaching an effective result in the learning-teaching process requires the development of the complete content, in a comprehensive and creative manner. Based on the fundamentals of the Linguistic Education, this study intends to analyse the collection of the textbooks most widely used in public Middle Schools, Português: linguagens, according to PNLD Programa Nacional do Livro Didático (National Textbook Program) 2011. It was observed that in some cases, the approach employed in classroom with the gender song was superficial and fragmented; in other cases, the activities proposed had no connection with the content of the chapter in which such activities were inserted, nor either contributed to the development of the abilities and competences expected from students in such grades. The theoretic stand point of this study is grounded in the work of scholars such as: Bechara (2006), Travaglia (2003; 2006), Marcuschi (2005, 2008), Costa (2005), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010). From the critical analysis, this thesis presents along the lines of Linguistic Education, four teaching sequences, as suggestions for teachers to develop contextualized and meaningful activities to students, employing the gender song.
id UPM_f55d6b292a47b07ad5a48de5008a6435
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25257
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:45:24Z2020-05-28T18:12:59Z2012-02-022020-05-28T18:12:59Z2011-12-07LACERDA, Viviane Nery. O ensino do gênero canção em aulas de língua portuguesa: um estudo de educação linguística. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25257The purpose of the present thesis is to demonstrate how the gender song can be employed as a facilitator and motivator in the Portuguese classes (mother tongue), inasmuch as reaching an effective result in the learning-teaching process requires the development of the complete content, in a comprehensive and creative manner. Based on the fundamentals of the Linguistic Education, this study intends to analyse the collection of the textbooks most widely used in public Middle Schools, Português: linguagens, according to PNLD Programa Nacional do Livro Didático (National Textbook Program) 2011. It was observed that in some cases, the approach employed in classroom with the gender song was superficial and fragmented; in other cases, the activities proposed had no connection with the content of the chapter in which such activities were inserted, nor either contributed to the development of the abilities and competences expected from students in such grades. The theoretic stand point of this study is grounded in the work of scholars such as: Bechara (2006), Travaglia (2003; 2006), Marcuschi (2005, 2008), Costa (2005), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010). From the critical analysis, this thesis presents along the lines of Linguistic Education, four teaching sequences, as suggestions for teachers to develop contextualized and meaningful activities to students, employing the gender song.A presente dissertação tem como propósito mostrar como o gênero canção pode ser utilizado como facilitador e motivador nas aulas de português (língua materna), uma vez que para se alcançar um resultado eficaz no processo de ensino e aprendizagem é necessário que desenvolva não só de forma a dar conta de um conteúdo, mas também que o faça de modo criativo. Com base nos fundamentos da Educação Linguística, este trabalho propõe-se a analisar a presença da canção na coleção didática mais adotada pela rede pública para o Ensino Fundamental II, Português: linguagens, segundo dados do PNLD 2011. Observou-se pela análise da coleção, que, em muitos casos a canção é utilizada de uma maneira superficial e fragmentada; em outros as atividades propostas não se relacionam com o conteúdo do capítulo, no qual estão inseridas, nem tampouco contribuem para o desenvolvimento das habilidades e competências esperadas para as séries em questão. Do ponto de vista teórico, este estudo fundamenta-se na obra de estudiosos como: Bechara (2009), Travaglia (2003; 2006), Marcuschi (2005, 2008), Costa (2005), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010). A partir da análise crítica, esta dissertação apresenta, nos moldes da Educação Linguística, quatro sequências didáticas, como sugestões para que o professor desenvolva atividades contextualizadas e significativas para o aluno, a partir do gênero canção.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBRLetraseducação linguísticaensinogênerocançãolíngua portuguesalinguistic educationteachinggendersongportuguese languageCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO ensino do gênero canção em aulas de língua portuguesa: um estudo de educação linguísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548Casagrande, Nancy dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002http://lattes.cnpq.br/8498943471281608Lacerda, Viviane Neryhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4387/Viviane%20Nery%20Lacerda.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2124/1/Viviane%20Nery%20Lacerda.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/252572020-05-28 15:12:59.392Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv O ensino do gênero canção em aulas de língua portuguesa: um estudo de educação linguística
title O ensino do gênero canção em aulas de língua portuguesa: um estudo de educação linguística
spellingShingle O ensino do gênero canção em aulas de língua portuguesa: um estudo de educação linguística
Lacerda, Viviane Nery
educação linguística
ensino
gênero
canção
língua portuguesa
linguistic education
teaching
gender
song
portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short O ensino do gênero canção em aulas de língua portuguesa: um estudo de educação linguística
title_full O ensino do gênero canção em aulas de língua portuguesa: um estudo de educação linguística
title_fullStr O ensino do gênero canção em aulas de língua portuguesa: um estudo de educação linguística
title_full_unstemmed O ensino do gênero canção em aulas de língua portuguesa: um estudo de educação linguística
title_sort O ensino do gênero canção em aulas de língua portuguesa: um estudo de educação linguística
author Lacerda, Viviane Nery
author_facet Lacerda, Viviane Nery
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5720921133186299
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8867051797313548
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Casagrande, Nancy dos Santos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0283876748874002
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8498943471281608
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Viviane Nery
contributor_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Casagrande, Nancy dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv educação linguística
ensino
gênero
canção
língua portuguesa
topic educação linguística
ensino
gênero
canção
língua portuguesa
linguistic education
teaching
gender
song
portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv linguistic education
teaching
gender
song
portuguese language
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The purpose of the present thesis is to demonstrate how the gender song can be employed as a facilitator and motivator in the Portuguese classes (mother tongue), inasmuch as reaching an effective result in the learning-teaching process requires the development of the complete content, in a comprehensive and creative manner. Based on the fundamentals of the Linguistic Education, this study intends to analyse the collection of the textbooks most widely used in public Middle Schools, Português: linguagens, according to PNLD Programa Nacional do Livro Didático (National Textbook Program) 2011. It was observed that in some cases, the approach employed in classroom with the gender song was superficial and fragmented; in other cases, the activities proposed had no connection with the content of the chapter in which such activities were inserted, nor either contributed to the development of the abilities and competences expected from students in such grades. The theoretic stand point of this study is grounded in the work of scholars such as: Bechara (2006), Travaglia (2003; 2006), Marcuschi (2005, 2008), Costa (2005), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010). From the critical analysis, this thesis presents along the lines of Linguistic Education, four teaching sequences, as suggestions for teachers to develop contextualized and meaningful activities to students, employing the gender song.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-07
dc.date.available.fl_str_mv 2012-02-02
2020-05-28T18:12:59Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:45:24Z
2020-05-28T18:12:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LACERDA, Viviane Nery. O ensino do gênero canção em aulas de língua portuguesa: um estudo de educação linguística. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25257
identifier_str_mv LACERDA, Viviane Nery. O ensino do gênero canção em aulas de língua portuguesa: um estudo de educação linguística. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174443985076224