O corpo e seus sentidos: perscrutando possibilidades no trabalho do arte educador circense

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Fonseca, Eglon Pinto da lattes
Orientador(a): Bueno, Marcelo Martins lattes
Banca de defesa: Assis, Silvana Maria Blascovi de lattes, Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias lattes, Bissoto, Maria Luisa Amorim Costa lattes, Favaretto, Celso Fernando lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24645
Resumo: This research investigates the senses that (how) circus art-educators attribute to body movement, and how these beliefs are articulated in their educational actions. The objective was in fact to their practices through their testimonies and, later on, to explore possibilities for an interlocution between their subjectivities, the concept of education circa and some assumptions of the paradigm of corporeity. To collect this information we used the semi-structured interview and recorded the testimonies for later transcription, in full. How information was organized, and they were extracted as units of meaning more enlightening for our purpose. Based on the information gathered, together with the educators and the theoretical-methodological reference, it is possible to perceive that their works can assume different meanings. However, there was a consensus among these professionals that body movement, not circus, is technical, expressive-communicative and contributes to the development of body awareness. As reflexes made at the end of the work suggest the need to go deeper into the question by proposing new research, so that more clarity of what is to be educated through languages is presented.
id UPM_fb5086953cbc372ce3ed699cc3b62dc0
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24645
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2018-04-28T17:21:36Z2020-05-28T18:09:55Z2020-05-28T18:09:55Z2018-02-06FONSECA, Eglon Pinto da. O corpo e seus sentidos: perscrutando possibilidades no trabalho do arte educador circense. 2018. 132 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24645This research investigates the senses that (how) circus art-educators attribute to body movement, and how these beliefs are articulated in their educational actions. The objective was in fact to their practices through their testimonies and, later on, to explore possibilities for an interlocution between their subjectivities, the concept of education circa and some assumptions of the paradigm of corporeity. To collect this information we used the semi-structured interview and recorded the testimonies for later transcription, in full. How information was organized, and they were extracted as units of meaning more enlightening for our purpose. Based on the information gathered, together with the educators and the theoretical-methodological reference, it is possible to perceive that their works can assume different meanings. However, there was a consensus among these professionals that body movement, not circus, is technical, expressive-communicative and contributes to the development of body awareness. As reflexes made at the end of the work suggest the need to go deeper into the question by proposing new research, so that more clarity of what is to be educated through languages is presented.Este trabalho de pesquisa investigou os sentidos que os(as) arte-educadores circenses atribuem ao movimento corporal, e como essas crenças se articulam nas suas ações educativas. O objetivo foi o de compreender às suas práticas por meio de seus depoimentos para, posteriormente, perscrutar possibilidades de realizar uma interlocução entre suas subjetividades, o conceito de educação circense e alguns pressupostos do paradigma da corporeidade. Para coletar essas informações recorremos à entrevista semiestruturada e gravamos os depoimentos para posterior transcrição, na integra. As informações foram organizadas, e delas foram extraídas as unidades de significado mais esclarecedoras para o nosso objetivo. A partir das informações levantadas, junto aos(as) educadores(as) e o referencial teórico-metodológico, foi possível perceber que os seus trabalhos podem assumir diferentes sentidos. No entanto, houve o consenso, entre esses profissionais, de que o movimento corporal, no circo, é técnico, expressivo-comunicativo e contribui para o desenvolvimento da consciência corporal. As reflexões realizadas ao final desse trabalho sugerem a necessidade de se aprofundar na questão propondo novas pesquisas, para que se tenha maior clareza do que seja educar por meio dessas linguagens.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesspráticas corporais circensesarte-educaçãoaprendizagem corporalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOO corpo e seus sentidos: perscrutando possibilidades no trabalho do arte educador circenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisBueno, Marcelo Martinshttp://lattes.cnpq.br/5593879626315474Assis, Silvana Maria Blascovi dehttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412Martins, Mirian Celeste Ferreira Diashttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668Bissoto, Maria Luisa Amorim Costahttp://lattes.cnpq.br/5521397779453520Favaretto, Celso Fernandohttp://lattes.cnpq.br/4298908601278259http://lattes.cnpq.br/8431839955566277Fonseca, Eglon Pinto dahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16441/Eglon%20Pinto%20da%20Fosceca.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3561/5/Eglon%20Pinto%20da%20Fosceca.pdfcircus corporal practicesart-educationbody of learningreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/246452020-05-28 15:09:55.83Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv O corpo e seus sentidos: perscrutando possibilidades no trabalho do arte educador circense
title O corpo e seus sentidos: perscrutando possibilidades no trabalho do arte educador circense
spellingShingle O corpo e seus sentidos: perscrutando possibilidades no trabalho do arte educador circense
Fonseca, Eglon Pinto da
práticas corporais circenses
arte-educação
aprendizagem corporal
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short O corpo e seus sentidos: perscrutando possibilidades no trabalho do arte educador circense
title_full O corpo e seus sentidos: perscrutando possibilidades no trabalho do arte educador circense
title_fullStr O corpo e seus sentidos: perscrutando possibilidades no trabalho do arte educador circense
title_full_unstemmed O corpo e seus sentidos: perscrutando possibilidades no trabalho do arte educador circense
title_sort O corpo e seus sentidos: perscrutando possibilidades no trabalho do arte educador circense
author Fonseca, Eglon Pinto da
author_facet Fonseca, Eglon Pinto da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bueno, Marcelo Martins
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5593879626315474
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Assis, Silvana Maria Blascovi de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6553900966729412
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7167254305943668
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bissoto, Maria Luisa Amorim Costa
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5521397779453520
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Favaretto, Celso Fernando
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4298908601278259
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8431839955566277
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Eglon Pinto da
contributor_str_mv Bueno, Marcelo Martins
Assis, Silvana Maria Blascovi de
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Bissoto, Maria Luisa Amorim Costa
Favaretto, Celso Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv práticas corporais circenses
arte-educação
aprendizagem corporal
topic práticas corporais circenses
arte-educação
aprendizagem corporal
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This research investigates the senses that (how) circus art-educators attribute to body movement, and how these beliefs are articulated in their educational actions. The objective was in fact to their practices through their testimonies and, later on, to explore possibilities for an interlocution between their subjectivities, the concept of education circa and some assumptions of the paradigm of corporeity. To collect this information we used the semi-structured interview and recorded the testimonies for later transcription, in full. How information was organized, and they were extracted as units of meaning more enlightening for our purpose. Based on the information gathered, together with the educators and the theoretical-methodological reference, it is possible to perceive that their works can assume different meanings. However, there was a consensus among these professionals that body movement, not circus, is technical, expressive-communicative and contributes to the development of body awareness. As reflexes made at the end of the work suggest the need to go deeper into the question by proposing new research, so that more clarity of what is to be educated through languages is presented.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-28T17:21:36Z
2020-05-28T18:09:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-06
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:09:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONSECA, Eglon Pinto da. O corpo e seus sentidos: perscrutando possibilidades no trabalho do arte educador circense. 2018. 132 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24645
identifier_str_mv FONSECA, Eglon Pinto da. O corpo e seus sentidos: perscrutando possibilidades no trabalho do arte educador circense. 2018. 132 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174457076547584