Quais vozes se reúnem em um acervo literário? : a relevância do acervo literário de Érico Veríssimo para a afirmação de uma memória cultural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Guindani, Gabriela Ruwer
Orientador(a): Bordini, Maria da Glória
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/250366
Resumo: Os vestígios do processo de criação das obras de Erico Verissimo, deixados por ele ou interpretados por críticos em seu Acervo Literário de Erico Verissimo (ALEV), hoje guardado pelo Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, são parte importante da memória cultural, termo empregado por Stuart Hall (2006) que determina a preservação, pela narrativa, de uma identidade e de uma herança simbólica. Rastreando e conectando esses traços, referentes ao livro do escritor cruz-altense selecionado para o presente trabalho, O resto é silêncio (1943), é possível reconstituir cenários de escrita de tal obra apontando, especificamente, o papel da literatura como objeto de conhecimento e de manutenção da memória coletiva. Interessam, pois, os estudos que versem sobre o papel dos acervos literários na tarefa de análise de textos e, na mesma proporção, matérias que abordem o valor social e cultural agregado aos acervos, em especial as da teoria de Pierre Bordieu sobre o capital simbólico. Busca-se estabelecer uma associação entre acervo-memória-identidade para fundamentar a afirmação de que um acervo literário proporciona mais do que a percepção de uma obra, uma vez que comporta parte de uma cultura, a partir da perpetuação de traços de memória coletiva contidos nas entrelinhas dos textos (encontrados na obra e no acervo sobre a obra).
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