Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/56236 |
Resumo: | A presente dissertação tem como propósito apresentar uma proposta didática para o ensino de números complexos e funções de variável complexa, fazendo uso de um objeto de aprendizagem. Para o embasamento teórico, quanto ao processo de construção de conhecimento, referenciamos Vygotsky e Piaget. Também foi feita uma análise das tecnologias como ferramenta para o ensino e, em especial quanto às possibilidades que dizem respeito aos registros dinâmicos de representação semiótica. A metodologia para conceber, realizar e analisar a proposta didática é a Engenharia Didática. Essa metodologia permitiu uma detalhada validação da sequência didática que integra o uso do objeto de aprendizagem "Números Complexos" com animações interativas, vídeos, explicações e exercícios. A sequência foi implementada em um terceiro ano do Ensino Médio. |
id |
URGS_00c0cee122777e4d6f62c9673b63d506 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56236 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Monzon, Larissa WeyhGravina, Maria Alice2012-10-09T01:37:37Z2012http://hdl.handle.net/10183/56236000860594A presente dissertação tem como propósito apresentar uma proposta didática para o ensino de números complexos e funções de variável complexa, fazendo uso de um objeto de aprendizagem. Para o embasamento teórico, quanto ao processo de construção de conhecimento, referenciamos Vygotsky e Piaget. Também foi feita uma análise das tecnologias como ferramenta para o ensino e, em especial quanto às possibilidades que dizem respeito aos registros dinâmicos de representação semiótica. A metodologia para conceber, realizar e analisar a proposta didática é a Engenharia Didática. Essa metodologia permitiu uma detalhada validação da sequência didática que integra o uso do objeto de aprendizagem "Números Complexos" com animações interativas, vídeos, explicações e exercícios. A sequência foi implementada em um terceiro ano do Ensino Médio.This work presents a suggestion of a didactical sequence for teaching complex numbers and functions in high school. The sequence supposes the use of the learning object "Complex Numbers" with interactive animations, videos and exercises. As a theoretical frame to support our understanding of the knowledge construction process it was taken into account the Vygotsky´s theory and Piaget´s theory. A discussion about the potential of technologies as a teaching tool is also presented, specially about the possibilities related to dynamical semiotic representation in mathematics. The research methodology used was Didactical Engineering. With this methodology was possible to implemented and validate the didactical sequence.application/pdfporEducação MatemáticaNumeros complexosFunções de variáveis complexasObjeto de aprendizagemMathematical educationComplex numbersComplex Variable FunctionsTechnologiesLearning objectsNúmeros complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000860594.pdf000860594.pdfTexto completoapplication/pdf3749008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56236/1/000860594.pdff74f65bfa0defdd92fb58f293d6b115aMD51TEXT000860594.pdf.txt000860594.pdf.txtExtracted Texttext/plain192220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56236/2/000860594.pdf.txt3df74019f4bacc52dff71403f5c507e6MD52THUMBNAIL000860594.pdf.jpg000860594.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56236/3/000860594.pdf.jpg0cf8a036c6b9ce7de6a1ded1a6ce2d0fMD5310183/562362018-10-08 07:51:25.126oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T10:51:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem |
title |
Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem |
spellingShingle |
Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem Monzon, Larissa Weyh Educação Matemática Numeros complexos Funções de variáveis complexas Objeto de aprendizagem Mathematical education Complex numbers Complex Variable Functions Technologies Learning objects |
title_short |
Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem |
title_full |
Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem |
title_fullStr |
Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem |
title_sort |
Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem |
author |
Monzon, Larissa Weyh |
author_facet |
Monzon, Larissa Weyh |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monzon, Larissa Weyh |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gravina, Maria Alice |
contributor_str_mv |
Gravina, Maria Alice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Numeros complexos Funções de variáveis complexas Objeto de aprendizagem |
topic |
Educação Matemática Numeros complexos Funções de variáveis complexas Objeto de aprendizagem Mathematical education Complex numbers Complex Variable Functions Technologies Learning objects |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical education Complex numbers Complex Variable Functions Technologies Learning objects |
description |
A presente dissertação tem como propósito apresentar uma proposta didática para o ensino de números complexos e funções de variável complexa, fazendo uso de um objeto de aprendizagem. Para o embasamento teórico, quanto ao processo de construção de conhecimento, referenciamos Vygotsky e Piaget. Também foi feita uma análise das tecnologias como ferramenta para o ensino e, em especial quanto às possibilidades que dizem respeito aos registros dinâmicos de representação semiótica. A metodologia para conceber, realizar e analisar a proposta didática é a Engenharia Didática. Essa metodologia permitiu uma detalhada validação da sequência didática que integra o uso do objeto de aprendizagem "Números Complexos" com animações interativas, vídeos, explicações e exercícios. A sequência foi implementada em um terceiro ano do Ensino Médio. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-09T01:37:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56236 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000860594 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56236 |
identifier_str_mv |
000860594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56236/1/000860594.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56236/2/000860594.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56236/3/000860594.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f74f65bfa0defdd92fb58f293d6b115a 3df74019f4bacc52dff71403f5c507e6 0cf8a036c6b9ce7de6a1ded1a6ce2d0f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064981388197888 |