Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Monzon, Larissa Weyh
Orientador(a): Gravina, Maria Alice
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/56236
Resumo: A presente dissertação tem como propósito apresentar uma proposta didática para o ensino de números complexos e funções de variável complexa, fazendo uso de um objeto de aprendizagem. Para o embasamento teórico, quanto ao processo de construção de conhecimento, referenciamos Vygotsky e Piaget. Também foi feita uma análise das tecnologias como ferramenta para o ensino e, em especial quanto às possibilidades que dizem respeito aos registros dinâmicos de representação semiótica. A metodologia para conceber, realizar e analisar a proposta didática é a Engenharia Didática. Essa metodologia permitiu uma detalhada validação da sequência didática que integra o uso do objeto de aprendizagem "Números Complexos" com animações interativas, vídeos, explicações e exercícios. A sequência foi implementada em um terceiro ano do Ensino Médio.
id URGS_00c0cee122777e4d6f62c9673b63d506
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56236
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Monzon, Larissa WeyhGravina, Maria Alice2012-10-09T01:37:37Z2012http://hdl.handle.net/10183/56236000860594A presente dissertação tem como propósito apresentar uma proposta didática para o ensino de números complexos e funções de variável complexa, fazendo uso de um objeto de aprendizagem. Para o embasamento teórico, quanto ao processo de construção de conhecimento, referenciamos Vygotsky e Piaget. Também foi feita uma análise das tecnologias como ferramenta para o ensino e, em especial quanto às possibilidades que dizem respeito aos registros dinâmicos de representação semiótica. A metodologia para conceber, realizar e analisar a proposta didática é a Engenharia Didática. Essa metodologia permitiu uma detalhada validação da sequência didática que integra o uso do objeto de aprendizagem "Números Complexos" com animações interativas, vídeos, explicações e exercícios. A sequência foi implementada em um terceiro ano do Ensino Médio.This work presents a suggestion of a didactical sequence for teaching complex numbers and functions in high school. The sequence supposes the use of the learning object "Complex Numbers" with interactive animations, videos and exercises. As a theoretical frame to support our understanding of the knowledge construction process it was taken into account the Vygotsky´s theory and Piaget´s theory. A discussion about the potential of technologies as a teaching tool is also presented, specially about the possibilities related to dynamical semiotic representation in mathematics. The research methodology used was Didactical Engineering. With this methodology was possible to implemented and validate the didactical sequence.application/pdfporEducação MatemáticaNumeros complexosFunções de variáveis complexasObjeto de aprendizagemMathematical educationComplex numbersComplex Variable FunctionsTechnologiesLearning objectsNúmeros complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000860594.pdf000860594.pdfTexto completoapplication/pdf3749008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56236/1/000860594.pdff74f65bfa0defdd92fb58f293d6b115aMD51TEXT000860594.pdf.txt000860594.pdf.txtExtracted Texttext/plain192220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56236/2/000860594.pdf.txt3df74019f4bacc52dff71403f5c507e6MD52THUMBNAIL000860594.pdf.jpg000860594.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56236/3/000860594.pdf.jpg0cf8a036c6b9ce7de6a1ded1a6ce2d0fMD5310183/562362018-10-08 07:51:25.126oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T10:51:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem
title Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem
spellingShingle Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem
Monzon, Larissa Weyh
Educação Matemática
Numeros complexos
Funções de variáveis complexas
Objeto de aprendizagem
Mathematical education
Complex numbers
Complex Variable Functions
Technologies
Learning objects
title_short Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem
title_full Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem
title_fullStr Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem
title_full_unstemmed Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem
title_sort Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem
author Monzon, Larissa Weyh
author_facet Monzon, Larissa Weyh
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monzon, Larissa Weyh
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gravina, Maria Alice
contributor_str_mv Gravina, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Numeros complexos
Funções de variáveis complexas
Objeto de aprendizagem
topic Educação Matemática
Numeros complexos
Funções de variáveis complexas
Objeto de aprendizagem
Mathematical education
Complex numbers
Complex Variable Functions
Technologies
Learning objects
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical education
Complex numbers
Complex Variable Functions
Technologies
Learning objects
description A presente dissertação tem como propósito apresentar uma proposta didática para o ensino de números complexos e funções de variável complexa, fazendo uso de um objeto de aprendizagem. Para o embasamento teórico, quanto ao processo de construção de conhecimento, referenciamos Vygotsky e Piaget. Também foi feita uma análise das tecnologias como ferramenta para o ensino e, em especial quanto às possibilidades que dizem respeito aos registros dinâmicos de representação semiótica. A metodologia para conceber, realizar e analisar a proposta didática é a Engenharia Didática. Essa metodologia permitiu uma detalhada validação da sequência didática que integra o uso do objeto de aprendizagem "Números Complexos" com animações interativas, vídeos, explicações e exercícios. A sequência foi implementada em um terceiro ano do Ensino Médio.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-09T01:37:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56236
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000860594
url http://hdl.handle.net/10183/56236
identifier_str_mv 000860594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56236/1/000860594.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56236/2/000860594.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56236/3/000860594.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f74f65bfa0defdd92fb58f293d6b115a
3df74019f4bacc52dff71403f5c507e6
0cf8a036c6b9ce7de6a1ded1a6ce2d0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064981388197888