Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Severo, Denise
Orientador(a): Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/25837
Resumo: Este trabalho investiga o olhar dos tutores de sede sobre o impacto de suas intervenções sobre a construção de conhecimento das alunas-professoras de um curso de pedagogia a distância. A metodologia de pesquisa foi inspirada no método clínico piagetiano e a fundamentação teórica é a Epistemologia Genética. A coleta de dados foi realizada em dois momentos distintos. No primeiro momento foi realizada uma entrevista através do MSN, tendo um roteiro com sete questionamentos e no segundo momento um questionário composto de três perguntas enviado para os sujeitos através do correio eletrônico. A entrevista aborda questões sobre a construção de conhecimento, sobre a avaliação e a sua função de tutor. O questionário trabalha com a ideia das intervenções e suas relações com a construção de conhecimento das alunas-professoras. A contribuição do tutor nas aprendizagens das alunasprofessoras do PEAD foi analisada a partir de suas noções sobre a construção de conhecimento, da avaliação como um momento de aprendizagem e do impacto de suas intervenções. Foi possível verificar que os tutores compreendem que a sua atuação tem relação direta com a construção de conhecimento das alunas-professoras.
id URGS_019a797a7443e820901e3853419ea0f0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25837
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Severo, DeniseMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2010-09-16T04:19:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/25837000754840Este trabalho investiga o olhar dos tutores de sede sobre o impacto de suas intervenções sobre a construção de conhecimento das alunas-professoras de um curso de pedagogia a distância. A metodologia de pesquisa foi inspirada no método clínico piagetiano e a fundamentação teórica é a Epistemologia Genética. A coleta de dados foi realizada em dois momentos distintos. No primeiro momento foi realizada uma entrevista através do MSN, tendo um roteiro com sete questionamentos e no segundo momento um questionário composto de três perguntas enviado para os sujeitos através do correio eletrônico. A entrevista aborda questões sobre a construção de conhecimento, sobre a avaliação e a sua função de tutor. O questionário trabalha com a ideia das intervenções e suas relações com a construção de conhecimento das alunas-professoras. A contribuição do tutor nas aprendizagens das alunasprofessoras do PEAD foi analisada a partir de suas noções sobre a construção de conhecimento, da avaliação como um momento de aprendizagem e do impacto de suas intervenções. Foi possível verificar que os tutores compreendem que a sua atuação tem relação direta com a construção de conhecimento das alunas-professoras.This thesis examines the perspective of headquarters’ tutors on the impact of their interventions on knowledge building of students-teachers in a distance learning course on pedagogy. The research methodology was inspired by Piagetian clinical method and Genetic Epistemology was adopted as theoretical framework. Data collection was developed at two different times. Initially, an interview was conducted through MSN, guided by a script with seven questions. Secondly, a survey containing three questions was sent to participants via email. The interview addresses issues on knowledge building, evaluation and the role of tutor. The survey explores the idea of interventions and the relationship between these and knowledge building of students-teachers. Data collected were analyzed from the following topics: knowledge building, evaluation as a privileged moment of learning and the impact of tutors’ interventions. The tutor contribution in the students-teachers PEAD learning was analyzed based on their construction knowledge notions, the evaluation as a learning moment and the impact of their interventions. It was possible verify that the tutors understand that their performance is directly related to the students-teachers construction knowledge.application/pdfporEpistemologia genéticaPsicologia cognitivaConstrução do conhecimentoEnsino a distânciaDistance learning educationTutorGenetic EpistemologyKnowledge buildingEvaluationAtainment of consciousnessConstrução do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sedeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000754840.pdf.txt000754840.pdf.txtExtracted Texttext/plain117044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25837/2/000754840.pdf.txtf69f862f8cb1e452f483674a9fd1a12fMD52ORIGINAL000754840.pdf000754840.pdfTexto completoapplication/pdf160128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25837/1/000754840.pdfe7cb44a0ad98c978750a91bfd593f097MD51THUMBNAIL000754840.pdf.jpg000754840.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25837/3/000754840.pdf.jpgb8192e9fb2a63bf7a00201ed6ca5df1aMD5310183/258372021-12-06 05:41:57.358154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25837Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:41:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede
title Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede
spellingShingle Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede
Severo, Denise
Epistemologia genética
Psicologia cognitiva
Construção do conhecimento
Ensino a distância
Distance learning education
Tutor
Genetic Epistemology
Knowledge building
Evaluation
Atainment of consciousness
title_short Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede
title_full Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede
title_fullStr Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede
title_full_unstemmed Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede
title_sort Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede
author Severo, Denise
author_facet Severo, Denise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, Denise
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia genética
Psicologia cognitiva
Construção do conhecimento
Ensino a distância
topic Epistemologia genética
Psicologia cognitiva
Construção do conhecimento
Ensino a distância
Distance learning education
Tutor
Genetic Epistemology
Knowledge building
Evaluation
Atainment of consciousness
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance learning education
Tutor
Genetic Epistemology
Knowledge building
Evaluation
Atainment of consciousness
description Este trabalho investiga o olhar dos tutores de sede sobre o impacto de suas intervenções sobre a construção de conhecimento das alunas-professoras de um curso de pedagogia a distância. A metodologia de pesquisa foi inspirada no método clínico piagetiano e a fundamentação teórica é a Epistemologia Genética. A coleta de dados foi realizada em dois momentos distintos. No primeiro momento foi realizada uma entrevista através do MSN, tendo um roteiro com sete questionamentos e no segundo momento um questionário composto de três perguntas enviado para os sujeitos através do correio eletrônico. A entrevista aborda questões sobre a construção de conhecimento, sobre a avaliação e a sua função de tutor. O questionário trabalha com a ideia das intervenções e suas relações com a construção de conhecimento das alunas-professoras. A contribuição do tutor nas aprendizagens das alunasprofessoras do PEAD foi analisada a partir de suas noções sobre a construção de conhecimento, da avaliação como um momento de aprendizagem e do impacto de suas intervenções. Foi possível verificar que os tutores compreendem que a sua atuação tem relação direta com a construção de conhecimento das alunas-professoras.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-16T04:19:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25837
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000754840
url http://hdl.handle.net/10183/25837
identifier_str_mv 000754840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25837/2/000754840.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25837/1/000754840.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25837/3/000754840.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f69f862f8cb1e452f483674a9fd1a12f
e7cb44a0ad98c978750a91bfd593f097
b8192e9fb2a63bf7a00201ed6ca5df1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064948964130816