A educação no “século do cérebro” : análise de interlocuções entre neurociências e educação a partir dos estudos da ciência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Amaral, Jonathan Henriques do
Orientador(a): Santos, Luís Henrique Sacchi dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/147797
Resumo: O desenvolvimento expressivo das Neurociências, verificado a partir dos anos 1990, tem implicado a disseminação de seus estilos de pensamento tanto para além do mundo acadêmico, na cultura popular, quanto em disciplinas científicas que, em princípio, não teriam relação com esse campo. Em decorrência disso, áreas de pesquisa híbridas têm se constituído, tais como o campo de interlocuções entre Neurociências e Educação – foco do presente estudo. O objetivo deste trabalho foi analisar de que forma tem ocorrido a constituição dessa nova área, atentando para os estilos de pensamento que têm se formado a partir desse diálogo interdisciplinar. Para tanto, foram analisados trabalhos acadêmicos produzidos nesse novo campo de interlocuções e entrevistados pesquisadores envolvidos com a produção de conhecimento nesse campo. A análise dos dados obtidos foi desenvolvida com base no referencial dos Estudos da Ciência, levando em conta principalmente as contribuições clássicas de Ludwik Fleck, atualizadas por pesquisadores contemporâneos. A partir da pesquisa realizada, foi formulada a tese de que as interlocuções entre Educação e Neurociências não constituem um empreendimento determinista ou reducionista, como advogam alguns de seus críticos: pelo contrário, pesquisadores da área postulam que a adequada compreensão do sistema nervoso deve levar em conta as interações constantemente estabelecidas entre biologia e ambiente. Além disso, esses pesquisadores têm procurado dialogar com teorias tradicionais da Educação, além de reconhecer a necessidade de aproximação com os sujeitos envolvidos nas práticas educativas, como os professores. A aproximação da Educação às Neurociências é aqui entendida como um processo próprio do campo da pesquisa educacional, que se caracteriza pelo entrecruzamento de práticas, políticas e saberes formulados em diferentes disciplinas científicas. Contudo, foi verificado que, no campo de interlocuções entre Educação e Neurociências, ainda há dificuldades no sentido de produzir trabalhos empíricos que conjuguem teorias e metodologias de ambas as áreas: a maior parte dos trabalhos analisados é composta por estudos bibliográficos, que procuram mostrar a potencialidade da aproximação entre os campos, mas avançam pouco no sentido de produzir pesquisas efetivamente interdisciplinares. Essa dificuldade é compreendida nesta tese como sintomática da própria cisão – criticada por muitos autores analisados – entre natureza e cultura e entre Ciências Biológicas e Ciências Humanas, o que mostra que essa divisão ainda surte efeitos contundentes nos processos de produção de conhecimento de ambas as áreas.
id URGS_038176f63ad2128894a76b9aa3c7c4d7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147797
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Amaral, Jonathan Henriques doSantos, Luís Henrique Sacchi dos2016-08-30T02:16:26Z2016http://hdl.handle.net/10183/147797001000598O desenvolvimento expressivo das Neurociências, verificado a partir dos anos 1990, tem implicado a disseminação de seus estilos de pensamento tanto para além do mundo acadêmico, na cultura popular, quanto em disciplinas científicas que, em princípio, não teriam relação com esse campo. Em decorrência disso, áreas de pesquisa híbridas têm se constituído, tais como o campo de interlocuções entre Neurociências e Educação – foco do presente estudo. O objetivo deste trabalho foi analisar de que forma tem ocorrido a constituição dessa nova área, atentando para os estilos de pensamento que têm se formado a partir desse diálogo interdisciplinar. Para tanto, foram analisados trabalhos acadêmicos produzidos nesse novo campo de interlocuções e entrevistados pesquisadores envolvidos com a produção de conhecimento nesse campo. A análise dos dados obtidos foi desenvolvida com base no referencial dos Estudos da Ciência, levando em conta principalmente as contribuições clássicas de Ludwik Fleck, atualizadas por pesquisadores contemporâneos. A partir da pesquisa realizada, foi formulada a tese de que as interlocuções entre Educação e Neurociências não constituem um empreendimento determinista ou reducionista, como advogam alguns de seus críticos: pelo contrário, pesquisadores da área postulam que a adequada compreensão do sistema nervoso deve levar em conta as interações constantemente estabelecidas entre biologia e ambiente. Além disso, esses pesquisadores têm procurado dialogar com teorias tradicionais da Educação, além de reconhecer a necessidade de aproximação com os sujeitos envolvidos nas práticas educativas, como os professores. A aproximação da Educação às Neurociências é aqui entendida como um processo próprio do campo da pesquisa educacional, que se caracteriza pelo entrecruzamento de práticas, políticas e saberes formulados em diferentes disciplinas científicas. Contudo, foi verificado que, no campo de interlocuções entre Educação e Neurociências, ainda há dificuldades no sentido de produzir trabalhos empíricos que conjuguem teorias e metodologias de ambas as áreas: a maior parte dos trabalhos analisados é composta por estudos bibliográficos, que procuram mostrar a potencialidade da aproximação entre os campos, mas avançam pouco no sentido de produzir pesquisas efetivamente interdisciplinares. Essa dificuldade é compreendida nesta tese como sintomática da própria cisão – criticada por muitos autores analisados – entre natureza e cultura e entre Ciências Biológicas e Ciências Humanas, o que mostra que essa divisão ainda surte efeitos contundentes nos processos de produção de conhecimento de ambas as áreas.The significant development of Neuroscience, seen from the 1990’s onward, has resulted in the dissemination of styles of thought of this field from the academic world into popular culture and into scientific areas that initially are not related to it. Thus, hybrid research areas have been constituted, such as the field of interlocutions between Neuroscience and Education – focused by this study. The goal of this thesis is to analyze how the formation of this new area has taken place, focusing on thinking styles that have developed through this interdisciplinary dialogue. For this purpose, academic papers produced in this new area were analyzed, and researchers involved in this field were interviewed. The analysis was conducted based on the references in Science Studies, especially considering the classic contributions from Ludwik Fleck, updated by contemporary researchers. Based on the conducted research, a thesis was formulated that the interlocutions between Education and Neuroscience do not constitute a deterministic or reductionist enterprise as a few critics advocate: on the contrary, researchers in the area postulate that a suitable understanding of the nervous system should take the interactions constantly established between biology and environment into account. Furthermore, these researchers have sought to engage in a dialogue with traditional theories of Education, in addition to recognizing the need for approaching subjects involved in educational practices, such as teachers. The approximation between Education and Neuroscience is understood here as a process that is unique to the branch of educational research, which is based on the knowledge formulated in different areas. However, it was noted that there are still difficulty producing empirical works at the intersection between Education and Neuroscience, uniting theories and methodologies from both fields; most analyzed works consist of bibliographical studies. The difficulty conducting empirical studies at this intersection is understood in this thesis as a symptom of the schism – criticized by many analyzed authors – between nature and culture and between Biological Sciences and Human Sciences.El desarrollo expresivo de las Neurociencias, verificado a partir de los años 1990, viene implicando la diseminación de estilos de pensamiento de esa área tanto para más allá del mundo académico, en la cultura popular, como en disciplinas científicas que, en principio, no tendrían relación con ella. Así, se vienen constituyendo áreas de investigaciones híbridas, tales como el campo de interlocuciones entre Neurociencias y Educación – enfoque del presente estudio. El objetivo de este trabajo fue analizar de qué forma ocurre la constitución de esa nueva área, con enfoque en los estilos de pensamiento que se vienen formando a partir de ese diálogo interdisciplinario. Para tanto, se analizaron trabajos académicos producidos en esa nueva área y fueron entrevistados investigadores involucrados con ese campo. El análisis fue desarrollado con base en el referencial de los Estudios de la Ciencia, llevando en consideración principalmente las contribuciones clásicas de Ludwik Fleck, actualizadas por investigadores contemporáneos. A partir de la investigación desarrollada, fue formulada la tesis de que las interlocuciones entre Educación y Neurociencias no constituyen un emprendimiento determinista o reduccionista, como abogan algunos de sus críticos: por el contrario, investigadores del área postulan que la adecuada comprensión del sistema nervioso debe llevar en consideración las interacciones constantemente establecidas entre biología y ambiente. Además, esos investigadores vienen intentando dialogar con teorías tradicionales de la Educación, además de reconocer la necesidad de aproximación con los sujetos involucrados en las prácticas educativas, como los profesores. La aproximación de la Educación a las Neurociencias es aquí entendida como un proceso característico del campo de la investigación educacional, que se basa en saberes formulados en diferentes áreas. Sin embargo, se verificó que también hay dificultades en el sentido de producir trabajos empíricos en la intersección entre Educación y Neurociencias, conjugando teorías y metodologías de ambas áreas; la mayor parte de los trabajos analizados está compuesta por estudios bibliográficos. La dificultad en producir investigaciones empíricas en esa intersección se comprende en esta tesis como sintomática de la propia escisión – criticada por muchos autores analizados – entre naturaleza y cultura y entre Ciencias Biológicas y Ciencias Humanas.application/pdfporNeurociênciasNeuroeducaçãoCiênciaEducationNeurosciencesNeuroeducationScience studiesStyle of thoughtFleck, LudwikEducaciónNeurocienciasNeuroeducaciónEstudios de la cienciaEstilo de pensamientoA educação no “século do cérebro” : análise de interlocuções entre neurociências e educação a partir dos estudos da ciênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000598.pdf001000598.pdfTexto completoapplication/pdf813618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147797/1/001000598.pdfffb9b19aaef825ab7e04f98f2f5786feMD51TEXT001000598.pdf.txt001000598.pdf.txtExtracted Texttext/plain303441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147797/2/001000598.pdf.txtcecf1eae11e5e57d7ce697f27b03ae08MD52THUMBNAIL001000598.pdf.jpg001000598.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147797/3/001000598.pdf.jpgdccd94aa0bdaa257b15918cdee56de39MD5310183/1477972018-10-29 08:44:51.609oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:44:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação no “século do cérebro” : análise de interlocuções entre neurociências e educação a partir dos estudos da ciência
title A educação no “século do cérebro” : análise de interlocuções entre neurociências e educação a partir dos estudos da ciência
spellingShingle A educação no “século do cérebro” : análise de interlocuções entre neurociências e educação a partir dos estudos da ciência
Amaral, Jonathan Henriques do
Neurociências
Neuroeducação
Ciência
Education
Neurosciences
Neuroeducation
Science studies
Style of thought
Fleck, Ludwik
Educación
Neurociencias
Neuroeducación
Estudios de la ciencia
Estilo de pensamiento
title_short A educação no “século do cérebro” : análise de interlocuções entre neurociências e educação a partir dos estudos da ciência
title_full A educação no “século do cérebro” : análise de interlocuções entre neurociências e educação a partir dos estudos da ciência
title_fullStr A educação no “século do cérebro” : análise de interlocuções entre neurociências e educação a partir dos estudos da ciência
title_full_unstemmed A educação no “século do cérebro” : análise de interlocuções entre neurociências e educação a partir dos estudos da ciência
title_sort A educação no “século do cérebro” : análise de interlocuções entre neurociências e educação a partir dos estudos da ciência
author Amaral, Jonathan Henriques do
author_facet Amaral, Jonathan Henriques do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Jonathan Henriques do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Luís Henrique Sacchi dos
contributor_str_mv Santos, Luís Henrique Sacchi dos
dc.subject.por.fl_str_mv Neurociências
Neuroeducação
Ciência
topic Neurociências
Neuroeducação
Ciência
Education
Neurosciences
Neuroeducation
Science studies
Style of thought
Fleck, Ludwik
Educación
Neurociencias
Neuroeducación
Estudios de la ciencia
Estilo de pensamiento
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Neurosciences
Neuroeducation
Science studies
Style of thought
Fleck, Ludwik
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación
Neurociencias
Neuroeducación
Estudios de la ciencia
Estilo de pensamiento
description O desenvolvimento expressivo das Neurociências, verificado a partir dos anos 1990, tem implicado a disseminação de seus estilos de pensamento tanto para além do mundo acadêmico, na cultura popular, quanto em disciplinas científicas que, em princípio, não teriam relação com esse campo. Em decorrência disso, áreas de pesquisa híbridas têm se constituído, tais como o campo de interlocuções entre Neurociências e Educação – foco do presente estudo. O objetivo deste trabalho foi analisar de que forma tem ocorrido a constituição dessa nova área, atentando para os estilos de pensamento que têm se formado a partir desse diálogo interdisciplinar. Para tanto, foram analisados trabalhos acadêmicos produzidos nesse novo campo de interlocuções e entrevistados pesquisadores envolvidos com a produção de conhecimento nesse campo. A análise dos dados obtidos foi desenvolvida com base no referencial dos Estudos da Ciência, levando em conta principalmente as contribuições clássicas de Ludwik Fleck, atualizadas por pesquisadores contemporâneos. A partir da pesquisa realizada, foi formulada a tese de que as interlocuções entre Educação e Neurociências não constituem um empreendimento determinista ou reducionista, como advogam alguns de seus críticos: pelo contrário, pesquisadores da área postulam que a adequada compreensão do sistema nervoso deve levar em conta as interações constantemente estabelecidas entre biologia e ambiente. Além disso, esses pesquisadores têm procurado dialogar com teorias tradicionais da Educação, além de reconhecer a necessidade de aproximação com os sujeitos envolvidos nas práticas educativas, como os professores. A aproximação da Educação às Neurociências é aqui entendida como um processo próprio do campo da pesquisa educacional, que se caracteriza pelo entrecruzamento de práticas, políticas e saberes formulados em diferentes disciplinas científicas. Contudo, foi verificado que, no campo de interlocuções entre Educação e Neurociências, ainda há dificuldades no sentido de produzir trabalhos empíricos que conjuguem teorias e metodologias de ambas as áreas: a maior parte dos trabalhos analisados é composta por estudos bibliográficos, que procuram mostrar a potencialidade da aproximação entre os campos, mas avançam pouco no sentido de produzir pesquisas efetivamente interdisciplinares. Essa dificuldade é compreendida nesta tese como sintomática da própria cisão – criticada por muitos autores analisados – entre natureza e cultura e entre Ciências Biológicas e Ciências Humanas, o que mostra que essa divisão ainda surte efeitos contundentes nos processos de produção de conhecimento de ambas as áreas.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-30T02:16:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147797
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000598
url http://hdl.handle.net/10183/147797
identifier_str_mv 001000598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147797/1/001000598.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147797/2/001000598.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147797/3/001000598.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ffb9b19aaef825ab7e04f98f2f5786fe
cecf1eae11e5e57d7ce697f27b03ae08
dccd94aa0bdaa257b15918cdee56de39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065063909031936