Os processos disciplinares na escola e a dimensão moral na representação de alunos adolescentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Waskow, Silvana de Boer
Orientador(a): Becker, Maria Luiza Rheingantz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/257719
Resumo: Este estudo tem o objetivo de identificar as representações dos alunos adolescentes sobre os processos disciplinares vividos na escola. Toma como principal referencial teórico os estudos piagetianos referentes ao desenvolvimento da moralidade, buscando inferir, através das representações expressas pelos alunos, a dimensão moral atribuída à disciplina escolar. Partindo da concepção de que as realidades morais não são inatas e, para que se constituam, é necessário que os indivíduos estabeleçam relações uns com os outros, identificam-se duas formas morais resultantes de tais relações: a heterônoma na qual os indivíduos submetem-se às regras externas através da coerção, e a autonomia, na qual os indivíduos desenvolvem a capacidade de elaborar normas próprias, de acordo com os princípios de reciprocidade e cooperação. A investigação realizada busca identificar as formas morais predominantes no sistema normativo escolar. Sob a perspectiva dos alunos. A metodologia adotada define-se como um estudo de caso, realizado em uma escola pública da rede estadual de ensino de Porto Alegre, elegendo como sujeitos de pesquisa os alunos das séries finais do Ensino Fundamental e alunos do curso de Magistério. A coleta de dados organiza-se em duas etapas, sendo a primeira voltada para a contextualização do ambiente e conhecimento do sistema normativo formal, envolvendo a observação de momentos formais e informais da rotina escolar e análise documental, e a segunda, voltada para a apreensão dos juízos morais dos alunos e representações referentes à disciplina escolar, envolvendo a discussão de dilemas morais em pequenos grupos e entrevistas individuais. Os resultados obtidos indicam que, embora a escola expresse em seus documentos formais a proposição de um sistema normativo promotor de autonomia moral, predominam nas representações dos alunos adolescentes, níveis de consciência heterônoma, quanto aos processos disciplinares e relações estabelecidas na escola.
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A investigação realizada busca identificar as formas morais predominantes no sistema normativo escolar. Sob a perspectiva dos alunos. A metodologia adotada define-se como um estudo de caso, realizado em uma escola pública da rede estadual de ensino de Porto Alegre, elegendo como sujeitos de pesquisa os alunos das séries finais do Ensino Fundamental e alunos do curso de Magistério. A coleta de dados organiza-se em duas etapas, sendo a primeira voltada para a contextualização do ambiente e conhecimento do sistema normativo formal, envolvendo a observação de momentos formais e informais da rotina escolar e análise documental, e a segunda, voltada para a apreensão dos juízos morais dos alunos e representações referentes à disciplina escolar, envolvendo a discussão de dilemas morais em pequenos grupos e entrevistas individuais. Os resultados obtidos indicam que, embora a escola expresse em seus documentos formais a proposição de um sistema normativo promotor de autonomia moral, predominam nas representações dos alunos adolescentes, níveis de consciência heterônoma, quanto aos processos disciplinares e relações estabelecidas na escola.This study has the goal of identifying the representations of adolescent students in discipline happenings in school. It has as its main theorical basis Piaget's studies related to the development of morality, aiming to conclude through the students'representations, the moral dimension assigned to school discipline. With a strong belief that the moral realities aren't inborn and are to be formed, it's necessary that the indivuals make relations each other, being two moral forms result of these relations: the first one, the heteronomy in which the individuals subordinate themselves to external rules thru repression/coertion, and the second one, the autonomy in which the individuais develop the capability of creating their own rules according to the principles of reciprocity and cooperation. This investigation aims to identify the dominant moral forms in school normative system under the students'perspective. The chosen methodology is defined as a case study held in a Porto Alegre's public school, electing as the main subjects of the research, the students of the final grades of junior high and MAGISTÉRIO (teaching profession) students. The data collection is organized in two stages, being the first one focused on the contextualization of school environment and knowledge/recognition of school formal and normative system, involving the observation both form and informal moments of school routine and documentary analysis; and the second one focused on the understanding of the students moral judgements and representations related to school discipline, involving the discussion of moral dilemmas in small groups and personal interviews. The obtained results state that although the school expresses in its formal documents the proposition of a normative system which promotes moral autonomy, high levels of HETERONOMIOUS consciousness about the disciplinary processes and the relations stablished in school are dominant in students' representations.application/pdfporDisciplina escolarAdolescenteDesenvolvimento moralÉticaJuízo moralRepresentaçãoAutonomiaAlunoSchool disciplineAdolescent studentsMoral developmentRepression/coertionAutonomyCooperationRepresentationMoral judgementsOs processos disciplinares na escola e a dimensão moral na representação de alunos adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000475087.pdf.txt000475087.pdf.txtExtracted Texttext/plain468320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257719/2/000475087.pdf.txtbf99f7b6f6197bb4360bd7e9ba71858dMD52ORIGINAL000475087.pdfTexto completoapplication/pdf16784059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257719/1/000475087.pdf5a043d393af4891d8cbd87cacb9ec6f8MD5110183/2577192023-05-10 03:27:29.704622oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257719Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-10T06:27:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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