Modelo de competências digitais para M-Learning com foco nos idosos (MCDMSÊNIOR)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Machado, Letícia Sophia Rocha
Orientador(a): Behar, Patrícia Alejandra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/194548
Resumo: Esta tese aborda a construção de um modelo de competências digitais para Mlearning com foco nos idosos (MCDMSênior). No atual panorama é notório que o número de idosos aumentou significativamente. Em paralelo, também ocorrem mudanças tecnológicas, principalmente o aumento de dispositivos móveis (DM), como é o caso dos smartphones e tablets. A M-learning refere-se ao uso de DM com foco em uma aprendizagem conectada e com mobilidade. Assim, com esta nova demanda também cresce o interesse da educação em aprofundar sobre o tema. Portanto, é pertinente cada vez mais investigar sobre as competências digitais necessárias para que os idosos possam utilizar os DM. A competência pode ser considerada como um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) que possibilitam ao sujeito subsídios para solução de situações-problema que possam surgir. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa do tipo estudo de casos múltiplos. O público-alvo desta investigação são pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos. A presente pesquisa conta com 6 etapas que possibilitou o desenvolvimento do MCDMSênior. Os dados obtidos, inicialmente, apresentam o mapeamento de 15 competências específicas dividias em três grupos: Alfabetização, Letramento e Fluência Digital. Também foi possível contemplar um plano de ação com estratégias pedagógicas, bem como situações-problema que podem ser adotadas com o público idoso no intuito de construir as competências digitais mapeadas no estudo. Portanto, vislumbra-se que o modelo desenvolvido servirá de base para cursos de inclusão digital, assim como em outros contextos pertinentes de educação.
id URGS_050e5dbc2c23c076004b432f644fe92a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194548
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Letícia Sophia RochaBehar, Patrícia Alejandra2019-05-24T02:36:27Z2019http://hdl.handle.net/10183/194548001093856Esta tese aborda a construção de um modelo de competências digitais para Mlearning com foco nos idosos (MCDMSênior). No atual panorama é notório que o número de idosos aumentou significativamente. Em paralelo, também ocorrem mudanças tecnológicas, principalmente o aumento de dispositivos móveis (DM), como é o caso dos smartphones e tablets. A M-learning refere-se ao uso de DM com foco em uma aprendizagem conectada e com mobilidade. Assim, com esta nova demanda também cresce o interesse da educação em aprofundar sobre o tema. Portanto, é pertinente cada vez mais investigar sobre as competências digitais necessárias para que os idosos possam utilizar os DM. A competência pode ser considerada como um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) que possibilitam ao sujeito subsídios para solução de situações-problema que possam surgir. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa do tipo estudo de casos múltiplos. O público-alvo desta investigação são pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos. A presente pesquisa conta com 6 etapas que possibilitou o desenvolvimento do MCDMSênior. Os dados obtidos, inicialmente, apresentam o mapeamento de 15 competências específicas dividias em três grupos: Alfabetização, Letramento e Fluência Digital. Também foi possível contemplar um plano de ação com estratégias pedagógicas, bem como situações-problema que podem ser adotadas com o público idoso no intuito de construir as competências digitais mapeadas no estudo. Portanto, vislumbra-se que o modelo desenvolvido servirá de base para cursos de inclusão digital, assim como em outros contextos pertinentes de educação.This thesis deals with the construction of a digital competency model for M-learning focusing on the elderly (MCDMSênior). In the current scenario it is well known that the number of elderly people has increased significantly. In parallel, there are also technological changes, mainly the increase of mobile devices (MD), as is the case of smartphones and tablets. M-learning refers to the use of MD with a focus on connected and mobile learning. Thus, with this new demand also grows the interest of education to delve into the subject. Therefore, it is pertinent to investigate more and more the digital competences necessary for the elderly to use the MD. Competence can be considered as a set of Knowledge, Skills and Attitudes (KSA) that allow the subject subsidies to solve problem situations that may arise. The study was developed from a qualitative approach of the multiple case study type. The target audience for this research are elderly people 60 years of age or older. The present research has 6 stages that enabled the development of the MCDMSênior. The data obtained, initially, present the mapping of 15 specific competences divided into three groups: Reading, Creep and Digital Fluency. It was also possible to contemplate a plan of action with pedagogical strategies, as well as problem situations that can be adopted with the elderly public in order to build the digital competences mapped in the study. Therefore, it is envisaged that the model developed will serve as a basis for courses of digital inclusion, as well as in other pertinent contexts of education.application/pdfporIdososM-learningElderlyModelo de competências digitais para M-Learning com foco nos idosos (MCDMSÊNIOR)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093856.pdf.txt001093856.pdf.txtExtracted Texttext/plain496527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194548/2/001093856.pdf.txt1c780962c44d8ec850620cfb422957c7MD52ORIGINAL001093856.pdfTexto completoapplication/pdf2504243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194548/1/001093856.pdf5e1883c9ca8f3ff2fd8f6e0f53940a93MD5110183/1945482024-01-27 06:02:11.96655oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194548Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-01-27T08:02:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo de competências digitais para M-Learning com foco nos idosos (MCDMSÊNIOR)
title Modelo de competências digitais para M-Learning com foco nos idosos (MCDMSÊNIOR)
spellingShingle Modelo de competências digitais para M-Learning com foco nos idosos (MCDMSÊNIOR)
Machado, Letícia Sophia Rocha
Idosos
M-learning
Elderly
title_short Modelo de competências digitais para M-Learning com foco nos idosos (MCDMSÊNIOR)
title_full Modelo de competências digitais para M-Learning com foco nos idosos (MCDMSÊNIOR)
title_fullStr Modelo de competências digitais para M-Learning com foco nos idosos (MCDMSÊNIOR)
title_full_unstemmed Modelo de competências digitais para M-Learning com foco nos idosos (MCDMSÊNIOR)
title_sort Modelo de competências digitais para M-Learning com foco nos idosos (MCDMSÊNIOR)
author Machado, Letícia Sophia Rocha
author_facet Machado, Letícia Sophia Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Letícia Sophia Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos
topic Idosos
M-learning
Elderly
dc.subject.eng.fl_str_mv M-learning
Elderly
description Esta tese aborda a construção de um modelo de competências digitais para Mlearning com foco nos idosos (MCDMSênior). No atual panorama é notório que o número de idosos aumentou significativamente. Em paralelo, também ocorrem mudanças tecnológicas, principalmente o aumento de dispositivos móveis (DM), como é o caso dos smartphones e tablets. A M-learning refere-se ao uso de DM com foco em uma aprendizagem conectada e com mobilidade. Assim, com esta nova demanda também cresce o interesse da educação em aprofundar sobre o tema. Portanto, é pertinente cada vez mais investigar sobre as competências digitais necessárias para que os idosos possam utilizar os DM. A competência pode ser considerada como um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) que possibilitam ao sujeito subsídios para solução de situações-problema que possam surgir. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa do tipo estudo de casos múltiplos. O público-alvo desta investigação são pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos. A presente pesquisa conta com 6 etapas que possibilitou o desenvolvimento do MCDMSênior. Os dados obtidos, inicialmente, apresentam o mapeamento de 15 competências específicas dividias em três grupos: Alfabetização, Letramento e Fluência Digital. Também foi possível contemplar um plano de ação com estratégias pedagógicas, bem como situações-problema que podem ser adotadas com o público idoso no intuito de construir as competências digitais mapeadas no estudo. Portanto, vislumbra-se que o modelo desenvolvido servirá de base para cursos de inclusão digital, assim como em outros contextos pertinentes de educação.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-24T02:36:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194548
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001093856
url http://hdl.handle.net/10183/194548
identifier_str_mv 001093856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194548/2/001093856.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194548/1/001093856.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c780962c44d8ec850620cfb422957c7
5e1883c9ca8f3ff2fd8f6e0f53940a93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065125165793280