Ética e educação em perspectiva teleológica : genealogia e crítica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Reis, Alexandre Henrique dos
Orientador(a): Rocha, Joao Batista Teixeira da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/150859
Resumo: A presente tese é uma hermenêutica das ideias educacionais de Platão e de Aristóteles; uma leitura do vir a ser das Universidades no contexto medieval — e um debate com Kant e com Nietzsche sobre suas concepções a cerca do Esclarecimento (Aufklärung). Reunidos esses elementos de leitura sobre a mesa, a tese esforça-se em empreender uma compreensão de nosso tempo, perseguindo a construção de uma crítica da educação e da ética a partir de uma visão teleológica. Para além do esforço interpretativo que mira a concepção educacional tradicional, cada capítulo é finalizado com uma seção intitulada Disputatio Praesens, em que se procura debater o tema abordado na Idade contemporânea. Toda a discussão sobre as relações entre a educação crítica e a posição dogmática desemboca em um exame da missão da Universidade atual e da prática dos Comitês de Ética em Pesquisa. Trata-se, portanto, de provocar um debate atual sobre temas que foram colocados no centro da atenção da tradição europeia, a fim de se estabelecer novamente um exame de problemas fundamentais, como a ética e a educação, a partir de uma posição filosófica crítica.
id URGS_055f89e74f163520bc1d15343002af64
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150859
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Reis, Alexandre Henrique dosRocha, Joao Batista Teixeira da2017-01-17T02:19:30Z2016http://hdl.handle.net/10183/150859001009383A presente tese é uma hermenêutica das ideias educacionais de Platão e de Aristóteles; uma leitura do vir a ser das Universidades no contexto medieval — e um debate com Kant e com Nietzsche sobre suas concepções a cerca do Esclarecimento (Aufklärung). Reunidos esses elementos de leitura sobre a mesa, a tese esforça-se em empreender uma compreensão de nosso tempo, perseguindo a construção de uma crítica da educação e da ética a partir de uma visão teleológica. Para além do esforço interpretativo que mira a concepção educacional tradicional, cada capítulo é finalizado com uma seção intitulada Disputatio Praesens, em que se procura debater o tema abordado na Idade contemporânea. Toda a discussão sobre as relações entre a educação crítica e a posição dogmática desemboca em um exame da missão da Universidade atual e da prática dos Comitês de Ética em Pesquisa. Trata-se, portanto, de provocar um debate atual sobre temas que foram colocados no centro da atenção da tradição europeia, a fim de se estabelecer novamente um exame de problemas fundamentais, como a ética e a educação, a partir de uma posição filosófica crítica.This thesis is a hermeneutic of the educational ideas of Plato and Aristotle, a reading of what became the universities in the medieval context - and a debate with Kant and Nietzsche about their understanding of Enlightment (Aufklärung). Putting these elements together, the thesis makes an effort to understand our times, pursuing the construction of a critique of education and ethics from a theleological perspective. Beyong an interpretative effort looking at the traditional educational conception, each chapter ends with a section entitled Disputatio Praesens, in which we seek to address the subject in the contemporary age. The whole discussion about the relations between critical educaction and the dogmatic position falls into an examination of the mission of the current University and of Research Ethics Committees. Thus, we provoke a debate around issues which were the center of attention in european tradition, with the goal of establishing again an examination of fundamental problems, like ethics and education, from a critical philosophical position.application/pdfporÉticaEducaçãoFilosofiaUniversidadeEducação superiorÉtica e educação em perspectiva teleológica : genealogia e críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009383.pdf001009383.pdfTexto completoapplication/pdf2732158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150859/1/001009383.pdfa84b50212b5545f87fa1defa05417f50MD51TEXT001009383.pdf.txt001009383.pdf.txtExtracted Texttext/plain642801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150859/2/001009383.pdf.txt22915256b496a5da5d7091c11d6cefa7MD52THUMBNAIL001009383.pdf.jpg001009383.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150859/3/001009383.pdf.jpg01b124147a94eefa929fcf6d8eb5e74fMD5310183/1508592019-12-28 05:04:17.159245oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150859Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-28T07:04:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ética e educação em perspectiva teleológica : genealogia e crítica
title Ética e educação em perspectiva teleológica : genealogia e crítica
spellingShingle Ética e educação em perspectiva teleológica : genealogia e crítica
Reis, Alexandre Henrique dos
Ética
Educação
Filosofia
Universidade
Educação superior
title_short Ética e educação em perspectiva teleológica : genealogia e crítica
title_full Ética e educação em perspectiva teleológica : genealogia e crítica
title_fullStr Ética e educação em perspectiva teleológica : genealogia e crítica
title_full_unstemmed Ética e educação em perspectiva teleológica : genealogia e crítica
title_sort Ética e educação em perspectiva teleológica : genealogia e crítica
author Reis, Alexandre Henrique dos
author_facet Reis, Alexandre Henrique dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Alexandre Henrique dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Joao Batista Teixeira da
contributor_str_mv Rocha, Joao Batista Teixeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Educação
Filosofia
Universidade
Educação superior
topic Ética
Educação
Filosofia
Universidade
Educação superior
description A presente tese é uma hermenêutica das ideias educacionais de Platão e de Aristóteles; uma leitura do vir a ser das Universidades no contexto medieval — e um debate com Kant e com Nietzsche sobre suas concepções a cerca do Esclarecimento (Aufklärung). Reunidos esses elementos de leitura sobre a mesa, a tese esforça-se em empreender uma compreensão de nosso tempo, perseguindo a construção de uma crítica da educação e da ética a partir de uma visão teleológica. Para além do esforço interpretativo que mira a concepção educacional tradicional, cada capítulo é finalizado com uma seção intitulada Disputatio Praesens, em que se procura debater o tema abordado na Idade contemporânea. Toda a discussão sobre as relações entre a educação crítica e a posição dogmática desemboca em um exame da missão da Universidade atual e da prática dos Comitês de Ética em Pesquisa. Trata-se, portanto, de provocar um debate atual sobre temas que foram colocados no centro da atenção da tradição europeia, a fim de se estabelecer novamente um exame de problemas fundamentais, como a ética e a educação, a partir de uma posição filosófica crítica.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-17T02:19:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/150859
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009383
url http://hdl.handle.net/10183/150859
identifier_str_mv 001009383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150859/1/001009383.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150859/2/001009383.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150859/3/001009383.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a84b50212b5545f87fa1defa05417f50
22915256b496a5da5d7091c11d6cefa7
01b124147a94eefa929fcf6d8eb5e74f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065071298347008