Tríptico para piano de Flávio Oliveira : a construção de um juízo crítico e estético de interpretação a partir da colaboração compositor-performer
Ano de defesa: | 2021 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/219191 |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo investigar o processo de construção de um julgamento crítico e estético de interpretação das três peças que integram o Tríptico para piano (1973) de Flávio Oliveira, Serielo, Serialo e Seriovo, com base na colaboração entre compositor e performer. Para tal, a investigação fundamentou-se em dois referenciais teóricos principais sobre interpretação musical: a perspectiva semiológica tripartite de Molino-Nattiez e o conceito de reflexão-mediante-a-prática (thinking-through-practice) desenvolvida por Östersjö. A teoria semiológica tripartite considera a contínua circulação de significações musicais entre os três níveis da tripartição: nível neutro, que representa a manifestação da música em sua materialidade física, que seria, segundo Nattiez, a própria partitura; nível poiético, correspondente aos contextos e as suas condições de criação, e nível estésico, que se refere ao processo receptivo, pessoal e subjetivo da música. Para a interpretação musical, o julgamento crítico diz respeito ao estudo aprofundado dos níveis neutro (partitura) e poiético (universo de criação), e o julgamento estético acolhe a perspectiva subjetiva do ouvinte (que pode ser o próprio performer) concebida a partir da escuta da música. Östersjö (2008) aprofunda de maneira substancial a concepção estésica na perspectiva do performer ao propor a reflexão-mediante-a-prática, uma categoria de interpretação que se fundamenta na ação e na percepção e que se desenvolve a partir da interação física entre o performer e seu instrumento. Pelo fato da prática artística e colaborativa constituir um papel preponderante neste trabalho, a investigação adota o modelo da Pesquisa Artística, visando uma maior conciliação entre a produção da arte e a do conhecimento acadêmico ao utilizar-se da prática do artista-pesquisador como uma das ferramentas metodológicas de investigação. A interação com Flávio Oliveira desenvolveu-se ao longo de um ano e quatro meses e contou com dois encontros colaborativos, duas entrevistas estruturadas e textos adicionais enviados por e-mail pelo compositor, permitindo delinear uma série de elementos e particularidades importantes para a compreensão, interpretação e execução do Tríptico. Como contribuição artística, o trabalho resultou na gravação inédita do Tríptico para piano, após quase cinco décadas de sua composição, e no estabelecimento do texto musical através de uma revisão crítica da edição da obra, propondo uma edição de performance. |
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Brayner, Lucas FontbonneGerling, Cristina Maria Pavan Capparelli2021-03-23T04:22:33Z2021http://hdl.handle.net/10183/219191001123580A presente pesquisa teve por objetivo investigar o processo de construção de um julgamento crítico e estético de interpretação das três peças que integram o Tríptico para piano (1973) de Flávio Oliveira, Serielo, Serialo e Seriovo, com base na colaboração entre compositor e performer. Para tal, a investigação fundamentou-se em dois referenciais teóricos principais sobre interpretação musical: a perspectiva semiológica tripartite de Molino-Nattiez e o conceito de reflexão-mediante-a-prática (thinking-through-practice) desenvolvida por Östersjö. A teoria semiológica tripartite considera a contínua circulação de significações musicais entre os três níveis da tripartição: nível neutro, que representa a manifestação da música em sua materialidade física, que seria, segundo Nattiez, a própria partitura; nível poiético, correspondente aos contextos e as suas condições de criação, e nível estésico, que se refere ao processo receptivo, pessoal e subjetivo da música. Para a interpretação musical, o julgamento crítico diz respeito ao estudo aprofundado dos níveis neutro (partitura) e poiético (universo de criação), e o julgamento estético acolhe a perspectiva subjetiva do ouvinte (que pode ser o próprio performer) concebida a partir da escuta da música. Östersjö (2008) aprofunda de maneira substancial a concepção estésica na perspectiva do performer ao propor a reflexão-mediante-a-prática, uma categoria de interpretação que se fundamenta na ação e na percepção e que se desenvolve a partir da interação física entre o performer e seu instrumento. Pelo fato da prática artística e colaborativa constituir um papel preponderante neste trabalho, a investigação adota o modelo da Pesquisa Artística, visando uma maior conciliação entre a produção da arte e a do conhecimento acadêmico ao utilizar-se da prática do artista-pesquisador como uma das ferramentas metodológicas de investigação. A interação com Flávio Oliveira desenvolveu-se ao longo de um ano e quatro meses e contou com dois encontros colaborativos, duas entrevistas estruturadas e textos adicionais enviados por e-mail pelo compositor, permitindo delinear uma série de elementos e particularidades importantes para a compreensão, interpretação e execução do Tríptico. Como contribuição artística, o trabalho resultou na gravação inédita do Tríptico para piano, após quase cinco décadas de sua composição, e no estabelecimento do texto musical através de uma revisão crítica da edição da obra, propondo uma edição de performance.This research aimed to investigate the process of developing a critical and aesthetic interpretation of the three pieces that make up the Triptych for piano (1973) by Flávio Oliveira, Serielo, Serialo and Seriovo, based on the collaboration between composer and performer. To this end, the investigation was based on two main theoretical references on musical interpretation: the tripartite semiological perspective of Molino-Nattiez and the concept of thinking-through-practice developed by Östersjö. The tripartite semiological theory considers the continuous circulation of musical meanings between the three levels of the tripartition: the neutral level, which represents the manifestation of music in its physical materiality, according to Nattiez, the score itself; the poietic level, corresponding to the contexts of creation, and the esthesic level, which refers to the receptive, personal and subjective process of music. For musical interpretation, the critical judgment is concerned with the in-depth study of the neutral (score) and poietic (universe of creation) levels, whereas the aesthetic judgment welcomes the listener's subjective perspective (which may be the performer himself) conceived from listening to the music. Östersjö (2008) substantially deepens the esthesic conception from the perspective of the performer by proposing thinking through-practice, a category of interpretation that is based on action and perception and that develops from the physical interaction between the performer and his instrument. Because artistic and collaborative practice plays a major role in this work, the investigation adopts the Artistic Research model, aiming at a greater reconciliation between the production of art and that of academic knowledge by using the artist-researcher practice as one of the methodological research tools. The interaction with Flávio Oliveira developed over a year and four months, comprised two collaborative meetings, two structured interviews and additional e-mail texts from the composer thus bringing out a series of elements and characteristics important for the understanding, interpretation and performance of the Triptych. This form of artistic contribution resulted in a first complete recording of the work almost five decades after its original composition. It also produced a new and critically revised performance edition of the Triptych.application/pdfporOliveira, FlavioPianoMusica contemporanea : BrasilMusica : SemiologiaComposer-performer collaborationContemporary Brazilian musicTriptych for pianoMusical semiologyTríptico para piano de Flávio Oliveira : a construção de um juízo crítico e estético de interpretação a partir da colaboração compositor-performerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123580.pdf.txt001123580.pdf.txtExtracted Texttext/plain443205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219191/2/001123580.pdf.txtffadc998f64b3259cded40a8995258c0MD52ORIGINAL001123580.pdfTexto completoapplication/pdf27882836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219191/1/001123580.pdf5470c4e2131e7e0169f313f46ba7a895MD5110183/2191912021-05-07 04:36:15.753614oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219191Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:36:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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