Interesses de alunos de 1ª. série do 1º. grau : um estudo no meio rural do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1982
Autor(a) principal: Neubarth, Barbara Elisabeth
Orientador(a): Schütz, Paulo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/246306
Resumo: O presente estudo foi elaborado no sentido de identificar os interesses de alunos de 1ª. série de 1º. grau, de escolas da rede municipal do Rio Grande do Sul, segundo sua própria percepção e a de seus professores. Fundamentam este trabalho idéias como as que seguem: há um aparente descaso do professor para com os interesses do aluno; tal fato pode ser um dos fatores subjacentes ao insucesso da escola, especialmente na zona rural, onde os professores são, por via de regra, mal preparados; qualquer planejamento de aula deve partir do que possa interessar ao aluno, pois só assim se conseguirá mobilizar sua atenção, dirigindo-o e orientando sua aprendizagem. O desconhecimento de um instrumento que servisse para a coleta de dados fez com que se montasse um INVENTÁRIO DE INTERESSES INFANTIS. Através de seleção aleatória, foi determinada a amostra da qual fazem parte escolares de General Câmara, Guaporé, Osório e Rio Grande. A sondagem inicial e testagem do Instrumento foram efetuadas em escolas do interior do município de TramandaÍ. Foram entrevistados 57 professores e dois alunos de cada um deles, intercalando-se na compooição da amostra as variáveis sexo do aluno e nível de aproveitamento na escola, obtendo-se dados referentes a 114 crianças, sendo 58 meninos e 56 meninas. Do total, 61 alunos apresentaram um Índice de aproveitamento bom, e 53 alunos, um Índice de aproveitamento considerado fraco. Os resultados da pesquisa indicaram, por ordem de preferência, os seguintes interesses dos alunos, segundo sua própria percepção: habilidade de trabalho, escrever, ler, raciocínio matemático, habilidade lúdica, movimentar-se, observar e comunicar-se; e segundo a percepção de seu professor: habilidade lúdica, habilidade de trabalho, movimentar-se, raciocínio matemático, escrever, observar, ler e comunicar-se. O índice de concordância entre as respostas dos alunos e as dos professores foi baixo. Das variáveis do aluno [sexo, idade, aproveitamento, repetência) ou do professor (lugar de nascimento, faixa etária, anos de experiência no magistério, anos de experiência no magistério rural), analisadas neste estudo, só o sexo do aluno e o seu aproveitamento explicam, em certa medida, o Índice de concordância. Ao final deste trabalho, conclui-se que houve uma diferença significativa entre a percepção de alunos e professores a cerca de quais são os interesses destes alunos; que as variáveis do aluno e do professor, aqui analisadas, pouco explicam do Índice de concordância. Recomenda-se que outras pesquisas sejam realizadas, procurando-se outras variáveis que possam explicar a diferença de percepção de alunos e professores acerca dos interesses destes alunos. E, como ponto-chave deste trabalho, que os professores procurem, antes de tudo, assumir uma atitude criadora, partindo da observação da realidade, tentando desta forma uma prática mais adequada.
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spelling Neubarth, Barbara ElisabethSchütz, Paulo2022-08-06T04:53:53Z1982http://hdl.handle.net/10183/246306000155449O presente estudo foi elaborado no sentido de identificar os interesses de alunos de 1ª. série de 1º. grau, de escolas da rede municipal do Rio Grande do Sul, segundo sua própria percepção e a de seus professores. Fundamentam este trabalho idéias como as que seguem: há um aparente descaso do professor para com os interesses do aluno; tal fato pode ser um dos fatores subjacentes ao insucesso da escola, especialmente na zona rural, onde os professores são, por via de regra, mal preparados; qualquer planejamento de aula deve partir do que possa interessar ao aluno, pois só assim se conseguirá mobilizar sua atenção, dirigindo-o e orientando sua aprendizagem. O desconhecimento de um instrumento que servisse para a coleta de dados fez com que se montasse um INVENTÁRIO DE INTERESSES INFANTIS. Através de seleção aleatória, foi determinada a amostra da qual fazem parte escolares de General Câmara, Guaporé, Osório e Rio Grande. A sondagem inicial e testagem do Instrumento foram efetuadas em escolas do interior do município de TramandaÍ. Foram entrevistados 57 professores e dois alunos de cada um deles, intercalando-se na compooição da amostra as variáveis sexo do aluno e nível de aproveitamento na escola, obtendo-se dados referentes a 114 crianças, sendo 58 meninos e 56 meninas. Do total, 61 alunos apresentaram um Índice de aproveitamento bom, e 53 alunos, um Índice de aproveitamento considerado fraco. Os resultados da pesquisa indicaram, por ordem de preferência, os seguintes interesses dos alunos, segundo sua própria percepção: habilidade de trabalho, escrever, ler, raciocínio matemático, habilidade lúdica, movimentar-se, observar e comunicar-se; e segundo a percepção de seu professor: habilidade lúdica, habilidade de trabalho, movimentar-se, raciocínio matemático, escrever, observar, ler e comunicar-se. O índice de concordância entre as respostas dos alunos e as dos professores foi baixo. Das variáveis do aluno [sexo, idade, aproveitamento, repetência) ou do professor (lugar de nascimento, faixa etária, anos de experiência no magistério, anos de experiência no magistério rural), analisadas neste estudo, só o sexo do aluno e o seu aproveitamento explicam, em certa medida, o Índice de concordância. Ao final deste trabalho, conclui-se que houve uma diferença significativa entre a percepção de alunos e professores a cerca de quais são os interesses destes alunos; que as variáveis do aluno e do professor, aqui analisadas, pouco explicam do Índice de concordância. Recomenda-se que outras pesquisas sejam realizadas, procurando-se outras variáveis que possam explicar a diferença de percepção de alunos e professores acerca dos interesses destes alunos. E, como ponto-chave deste trabalho, que os professores procurem, antes de tudo, assumir uma atitude criadora, partindo da observação da realidade, tentando desta forma uma prática mais adequada.The present study has been developped with the purposE! of identifying interests of first grade students from the rural schove system in the state of Rio Grande do Sul according to their own perception and that of their teachers. Some of the fundamental ideas of this work are: school teachers are apparently not concerned about student's interests; this could be one of the factors responsible for school failure, specially on rural areas, where teachers generally are poorly trained; any class planning should be centered on student's interests, for this is the only way to catch his attention, guiding him and driving his learning. An Illustrated Inventory of Children Interests was set, as there was no known instrument for the data collection. An sample made up by students from the municipalities of General Camara, Guaporé, Osório and Rio Grande was settled by ramdomic selection. The initial gathering of information and testing of the instrument where carried out the municipalily of Tramandaí. Fifty two teachers and two students from each one of them were interviewed, and the sample was made by intercalation of the variables sex of th student and level of school achievement. From the resulting data about 114 children, 55 male and 56 female, 61 had a good achievement rate, and 53, an achievement rate considered poor. The results of the research showed that the students' interests, according to their own perception, were the following, in order of preference: ability to work, writing, reading, mathematics reasoning, abi1ity to play, moving, observing and communicating; and, according to the perception of their teachers: ability to play, ability to work, moving, mathmatics reasoning, writing, observing, reading and communicating. The accordance rate between the answers of the students and that of teachers was low. Among the variables of the student (sex, age, achievement, failure) or that of the teacher (place of birth, age, years of teaching experience, years of experience on rural areas teaching) analysed in this study, there were only two that could explain the accordance rate: sex of the student and his achievement. At the end of this work, the conclusion was that there was a significant difference between students' and teachers' perception, about what the interests of these students are; and that the variables of student and teacher analysed, have little to explain the accordance rate. It is recommended that other reseaches should be made, in the search for other variables which could explain the difference between perception of students and teachers about the interests of these students. The principal point is that teachers, before anything else, should have a creative actitude, starting from the observation of the reality, in the search of a more adequate practice.application/pdfporInteresseAlunoEnsino de primeiro grauEducação ruralEducação do campoRio Grande do SulInteresses de alunos de 1ª. série do 1º. grau : um estudo no meio rural do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1982mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000155449.pdf.txt000155449.pdf.txtExtracted Texttext/plain155544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246306/2/000155449.pdf.txt194e96e24c5915b82139828061499b0cMD52ORIGINAL000155449.pdfTexto completoapplication/pdf4700625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246306/1/000155449.pdf45e92b4276a6ca4fe237603321ed9be0MD5110183/2463062022-08-07 04:38:13.600826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246306Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-07T07:38:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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