Ensino de história, narratividade e racismo : o potencial ético da aula de história

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Ginity, Eliane Goulart Mac
Orientador(a): Pereira, Nilton Mullet
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/185997
Resumo: A elaboração de narrativas históricas ficcionais pelos alunos da educação básica foi o objeto de estudo desta dissertação. Pretendi analisar como é possível construir conceitos históricos, como racismo e identidade, reconhecer e desenvolver posicionamentos ético-políticos através das narrativas. Além disso, a proposta também foi explorar as possibilidades do “e se?”. A pesquisa foi realizada em duas turmas de segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Costa e Silva, na cidade de Porto Alegre, durante os meses de agosto a outubro de 2017. O objetivo foi oportunizar aos estudantes, com o uso da imaginação e da escrita criativa, pensar outras possibilidades para a história, fazendo da sala de aula espaço de percepção das múltiplas narrativas históricas e de como estas constroem-se. Isso a partir da seguinte provocação: “Escreva uma narrativa histórica ficcional pensando como seria o Brasil se os africanos tivessem vindo para cá em outra condição que não a de cativos ou, e se jamais tivessem vindo?”. Foi com base nesse enunciado que os alunos escreveram suas narrativas ficcionais. Assim, é por meio deste assunto específico que este trabalho volta-se para uma proposta de educação antirracista, tomando como norte para tal, os princípios da Educação das Relações Étnico-Raciais. Do mesmo modo, utilizei como referenciais teóricos, os conceitos de imaginação histórica, sob o prisma do historiador estadunidense Hayden White e de narrativa histórica e narrativa histórica ficcional sob a ótica do filósofo francês Paul Ricoeur. As análises das narrativas constataram que os alunos buscam explicações para o racismo no passado escravista do país e na falta de conhecimento das pessoas. Muitas das concepções sobre o racismo estão baseadas em discursos construídos pela mídia, através da produção de materiais didáticos de história e pelas próprias aulas desta disciplina, onde se fundamentam ideias negativas a respeito do continente africano, principalmente, aqueles relacionados à pobreza. Quando se trata das populações negras, estas estão vinculadas à escravidão, ao trabalho e ao sofrimento. Localizam-se em uma posição de sujeição e desprovidas de subjetividade. No entanto, os alunos tendem a positivar a presença africana no Brasil, tendo sua cultura e costumes como elementos essenciais da construção da identidade brasileira. Posicionam-se firmemente contra o racismo e acreditam nos fundamentos da democracia e na educação como capazes de transformar o panorama das relações étnico-raciais no país.
id URGS_0a286f5e8c696e605dd42752a4d5b53f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185997
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Ginity, Eliane Goulart MacPereira, Nilton Mullet2018-12-06T02:45:18Z2018http://hdl.handle.net/10183/185997001082607A elaboração de narrativas históricas ficcionais pelos alunos da educação básica foi o objeto de estudo desta dissertação. Pretendi analisar como é possível construir conceitos históricos, como racismo e identidade, reconhecer e desenvolver posicionamentos ético-políticos através das narrativas. Além disso, a proposta também foi explorar as possibilidades do “e se?”. A pesquisa foi realizada em duas turmas de segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Costa e Silva, na cidade de Porto Alegre, durante os meses de agosto a outubro de 2017. O objetivo foi oportunizar aos estudantes, com o uso da imaginação e da escrita criativa, pensar outras possibilidades para a história, fazendo da sala de aula espaço de percepção das múltiplas narrativas históricas e de como estas constroem-se. Isso a partir da seguinte provocação: “Escreva uma narrativa histórica ficcional pensando como seria o Brasil se os africanos tivessem vindo para cá em outra condição que não a de cativos ou, e se jamais tivessem vindo?”. Foi com base nesse enunciado que os alunos escreveram suas narrativas ficcionais. Assim, é por meio deste assunto específico que este trabalho volta-se para uma proposta de educação antirracista, tomando como norte para tal, os princípios da Educação das Relações Étnico-Raciais. Do mesmo modo, utilizei como referenciais teóricos, os conceitos de imaginação histórica, sob o prisma do historiador estadunidense Hayden White e de narrativa histórica e narrativa histórica ficcional sob a ótica do filósofo francês Paul Ricoeur. As análises das narrativas constataram que os alunos buscam explicações para o racismo no passado escravista do país e na falta de conhecimento das pessoas. Muitas das concepções sobre o racismo estão baseadas em discursos construídos pela mídia, através da produção de materiais didáticos de história e pelas próprias aulas desta disciplina, onde se fundamentam ideias negativas a respeito do continente africano, principalmente, aqueles relacionados à pobreza. Quando se trata das populações negras, estas estão vinculadas à escravidão, ao trabalho e ao sofrimento. Localizam-se em uma posição de sujeição e desprovidas de subjetividade. No entanto, os alunos tendem a positivar a presença africana no Brasil, tendo sua cultura e costumes como elementos essenciais da construção da identidade brasileira. Posicionam-se firmemente contra o racismo e acreditam nos fundamentos da democracia e na educação como capazes de transformar o panorama das relações étnico-raciais no país.The elaboration of fictional historical narratives by students of basic education was the object of study of this dissertation. I wanted to analyze how it is possible to construct historical concepts, in this case, racism, identity, recognize and develop ethical-political positions through narratives. In addition, the proposal is to explore the possibilities of "what if?". The research was carried out in two classes of second year of high school in the State School of Higher Education in the city of Porto Alegre, during the months of August to October of 2017. The objective was to provide students with the use of imagination, and creative writing, to think of other possibilities for history, making the classroom space of perception of the multiple historical narratives and how they are constructed. This from the following provocation: "Write a fictional historical narrative thinking how Brazil would have been if the Africans had come here in a condition other than that of captives, or if they had never come?" It was on the basis of this statement that the students wrote their fictional narratives. Thus, it is through this specific subject that this work turns to a proposal of antiracist education, taking as the north for such, the principles of the Education of the Ethnic-Racial Relations In the same way, I used as theoretical references the concepts of historical imagination, under the prism of the American historian Hayden White and of historical narrative and fictional historical narrative from the perspective of the French philosopher Paul Ricoeur. The analysis of the narratives found that the students seek explanations for racism in the slave-owning past of the country and the lack of knowledge of the people. Many of the conceptions about racism are based on discourses constructed by the media, through the production of didactic materials of history and by the classes of this discipline, where negative ideas are based on the African continent, especially those related to poverty. When it comes to black populations, these are linked to slavery, to work and to suffering. They are located in a position of subjection and devoid of subjectivity. However, students tend to positivize the African presence in Brazil, having their culture and customs as essential elements of the construction of the Brazilian identity. They stand firmly against racism and believe in the foundations of democracy and education as capable of transforming the landscape of ethnic-racial relations in the country.application/pdfporEnsino de históriaNarrativa históricaFicçãoRelações étnicas e raciaisEducação básicaEscravidãoHistóriaFictional historical narrativeEducation of Ethnic-Racial RelationsHistorical imaginationEnsino de história, narratividade e racismo : o potencial ético da aula de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082607.pdf.txt001082607.pdf.txtExtracted Texttext/plain219116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185997/2/001082607.pdf.txt7474d635aba796418f04e64d71414c7bMD52ORIGINAL001082607.pdfTexto completoapplication/pdf1000737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185997/1/001082607.pdfc294c1bb2c6ea7330705246a93f7b18eMD5110183/1859972019-11-10 04:52:01.250864oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185997Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-10T06:52:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de história, narratividade e racismo : o potencial ético da aula de história
title Ensino de história, narratividade e racismo : o potencial ético da aula de história
spellingShingle Ensino de história, narratividade e racismo : o potencial ético da aula de história
Ginity, Eliane Goulart Mac
Ensino de história
Narrativa histórica
Ficção
Relações étnicas e raciais
Educação básica
Escravidão
História
Fictional historical narrative
Education of Ethnic-Racial Relations
Historical imagination
title_short Ensino de história, narratividade e racismo : o potencial ético da aula de história
title_full Ensino de história, narratividade e racismo : o potencial ético da aula de história
title_fullStr Ensino de história, narratividade e racismo : o potencial ético da aula de história
title_full_unstemmed Ensino de história, narratividade e racismo : o potencial ético da aula de história
title_sort Ensino de história, narratividade e racismo : o potencial ético da aula de história
author Ginity, Eliane Goulart Mac
author_facet Ginity, Eliane Goulart Mac
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ginity, Eliane Goulart Mac
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
contributor_str_mv Pereira, Nilton Mullet
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Narrativa histórica
Ficção
Relações étnicas e raciais
Educação básica
Escravidão
História
topic Ensino de história
Narrativa histórica
Ficção
Relações étnicas e raciais
Educação básica
Escravidão
História
Fictional historical narrative
Education of Ethnic-Racial Relations
Historical imagination
dc.subject.eng.fl_str_mv Fictional historical narrative
Education of Ethnic-Racial Relations
Historical imagination
description A elaboração de narrativas históricas ficcionais pelos alunos da educação básica foi o objeto de estudo desta dissertação. Pretendi analisar como é possível construir conceitos históricos, como racismo e identidade, reconhecer e desenvolver posicionamentos ético-políticos através das narrativas. Além disso, a proposta também foi explorar as possibilidades do “e se?”. A pesquisa foi realizada em duas turmas de segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Costa e Silva, na cidade de Porto Alegre, durante os meses de agosto a outubro de 2017. O objetivo foi oportunizar aos estudantes, com o uso da imaginação e da escrita criativa, pensar outras possibilidades para a história, fazendo da sala de aula espaço de percepção das múltiplas narrativas históricas e de como estas constroem-se. Isso a partir da seguinte provocação: “Escreva uma narrativa histórica ficcional pensando como seria o Brasil se os africanos tivessem vindo para cá em outra condição que não a de cativos ou, e se jamais tivessem vindo?”. Foi com base nesse enunciado que os alunos escreveram suas narrativas ficcionais. Assim, é por meio deste assunto específico que este trabalho volta-se para uma proposta de educação antirracista, tomando como norte para tal, os princípios da Educação das Relações Étnico-Raciais. Do mesmo modo, utilizei como referenciais teóricos, os conceitos de imaginação histórica, sob o prisma do historiador estadunidense Hayden White e de narrativa histórica e narrativa histórica ficcional sob a ótica do filósofo francês Paul Ricoeur. As análises das narrativas constataram que os alunos buscam explicações para o racismo no passado escravista do país e na falta de conhecimento das pessoas. Muitas das concepções sobre o racismo estão baseadas em discursos construídos pela mídia, através da produção de materiais didáticos de história e pelas próprias aulas desta disciplina, onde se fundamentam ideias negativas a respeito do continente africano, principalmente, aqueles relacionados à pobreza. Quando se trata das populações negras, estas estão vinculadas à escravidão, ao trabalho e ao sofrimento. Localizam-se em uma posição de sujeição e desprovidas de subjetividade. No entanto, os alunos tendem a positivar a presença africana no Brasil, tendo sua cultura e costumes como elementos essenciais da construção da identidade brasileira. Posicionam-se firmemente contra o racismo e acreditam nos fundamentos da democracia e na educação como capazes de transformar o panorama das relações étnico-raciais no país.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-06T02:45:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/185997
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001082607
url http://hdl.handle.net/10183/185997
identifier_str_mv 001082607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185997/2/001082607.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185997/1/001082607.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7474d635aba796418f04e64d71414c7b
c294c1bb2c6ea7330705246a93f7b18e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065113516113920