O programa leitorado brasileiro: ensino e difusão da língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Santos, Letícia Grubert dos
Orientador(a): Sarmento, Simone
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/238867
Resumo: Este estudo propõe a investigação e análise das principais características da Política do Programa Leitorado Brasileiro para o ensino e difusão da Língua Portuguesa. O Programa Leitorado Brasileiro vinculado ao Itamaraty, doravante PLB, reúne professores brasileiros selecionados por seleção pública para atuar em instituições estrangeiras de excelência, ministrando aulas de Língua Portuguesa e desenvolvendo atividades de promoção da cultura brasileira (BRASIL, 2021). O PLB é aqui entendido como um instrumento de política educacional linguística, especificamente, como um mecanismo usado para promover práticas linguísticas em instituições de ensino superior (SHOHAMY, 2006). A partir da análise dos principais documentos do PLB e da percepção de seus principais agentes, buscam-se compreender (1) o perfil do leitor brasileiro (2) a(s) pauta(s) linguística(s) a que esses profissionais se afiliam e (3) a relação do Exame Celpe-Bras no contexto pesquisado. Acerca das características do perfil dos leitores que atuam no Programa, o estudo identificou professores, em sua maioria, com experiência prévia com o ensino de PLA, com formação em Letras e pós-graduação em nível de mestrado, obtida em IES públicas brasileiras, sendo que a maioria das instituições se concentram nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, respectivamente. Quanto às características do contexto de prática da política relacionada ao processo de seleção dos leitores, destaca-se uma política em construção, em que há certos descompassos no processo seletivo dos leitores, além da necessidade de sistematização em relação aos critérios de seleção dos candidatos. Ademais, constatou-se uma política que necessita estabelecer sistematizações para a difusão e promoção do português, a partir de instrumentos políticos consolidados, como, por exemplo, o credenciamento de postos para a aplicação do Exame Celpe-Bras. Acerca das características do contexto de prática da atuação dos leitores, verificou-se a necessidade de o PLB proporcionar maior visibilidade para os leitores, bem como promover ações de integração entre esses profissionais, para que estes possam discutir e refletir criticamente sobre suas práticas, promovendo também ações conjuntas com seus pares quando possível. A partir da análise empreendida no estudo, apontaram-se subsídios para proposição de uma plataforma colaborativa de trabalho para os leitores brasileiros, pois, verificou-se uma carência de diretrizes claras e de um espaço oficial para compartilhamento das ações dos leitores ao redor do mundo relacionadas ao seu contexto de prática docente. Com isso, almeja-se produzir conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pelos leitores brasileiros no contexto de internacionalização do ensino superior, para contribuir com o 10 aprimoramento de ações referentes ao Programa Leitorado Brasileiro e com a discussão acerca de políticas educacionais linguísticas relacionadas ao ensino e à promoção/ difusão de Português como língua adicional.
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A partir da análise dos principais documentos do PLB e da percepção de seus principais agentes, buscam-se compreender (1) o perfil do leitor brasileiro (2) a(s) pauta(s) linguística(s) a que esses profissionais se afiliam e (3) a relação do Exame Celpe-Bras no contexto pesquisado. Acerca das características do perfil dos leitores que atuam no Programa, o estudo identificou professores, em sua maioria, com experiência prévia com o ensino de PLA, com formação em Letras e pós-graduação em nível de mestrado, obtida em IES públicas brasileiras, sendo que a maioria das instituições se concentram nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, respectivamente. Quanto às características do contexto de prática da política relacionada ao processo de seleção dos leitores, destaca-se uma política em construção, em que há certos descompassos no processo seletivo dos leitores, além da necessidade de sistematização em relação aos critérios de seleção dos candidatos. Ademais, constatou-se uma política que necessita estabelecer sistematizações para a difusão e promoção do português, a partir de instrumentos políticos consolidados, como, por exemplo, o credenciamento de postos para a aplicação do Exame Celpe-Bras. Acerca das características do contexto de prática da atuação dos leitores, verificou-se a necessidade de o PLB proporcionar maior visibilidade para os leitores, bem como promover ações de integração entre esses profissionais, para que estes possam discutir e refletir criticamente sobre suas práticas, promovendo também ações conjuntas com seus pares quando possível. A partir da análise empreendida no estudo, apontaram-se subsídios para proposição de uma plataforma colaborativa de trabalho para os leitores brasileiros, pois, verificou-se uma carência de diretrizes claras e de um espaço oficial para compartilhamento das ações dos leitores ao redor do mundo relacionadas ao seu contexto de prática docente. Com isso, almeja-se produzir conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pelos leitores brasileiros no contexto de internacionalização do ensino superior, para contribuir com o 10 aprimoramento de ações referentes ao Programa Leitorado Brasileiro e com a discussão acerca de políticas educacionais linguísticas relacionadas ao ensino e à promoção/ difusão de Português como língua adicional.This study proposes the investigation and analysis of the main characteristics of the Brazilian Lectureship Program policies for the teaching and dissemination of the Portuguese language. The Brazilian Lectureship Program (PLB) linked to Itamaraty brings together Brazilian lecturers selected by a public process to work in foreign institutions of excellence, teaching Portuguese language classes and developing activities to promote Brazilian culture (BRASIL, 2021). The Program is understood here as an instrument of language education policy, specifically as a mechanism used to promote language practices in institutions of higher education (SHOHAMY, 2006). Based on the analysis of the Program’s main documents and the perception of its main agents, we seek to understand (1) the profile of the Brazilian lecturer, (2) the linguistic agenda(s) these professionals adhere to and (3) how Celpe-Bras is inserted into the context examined. Regarding the profile characteristics of the lecturers who work in the program, this study shows that, in general, the participants have a degree in Languages and a Master’s degree obtained in Brazilian public educational institutions, most of them concentrated in the Southeast and Southern Brazilian regions, respectively. Most of these teachers have previous experience with teaching Portuguese as an Additional Language. As for the characteristics of the policy practice context related to the lecturers’ selection process, the study identifies: a policy under construction, which presents certain discrepancies in the process; a policy that needs to be systematized in relation to the selection criteria for candidates; a policy that needs to establish systematizations for the dissemination and promotion of Portuguese, stemming from consolidated political instruments, such as, for example, the accreditation of posts for the application of Celpe-Bras. When it comes to the characteristics of the lecturers’ context of practice, this study identifies the need for a policy capable of giving greater visibility to lecturers, as well as of promoting actions that integrate these professionals around the world, so that they can discuss and critically reflect on their practices, promoting joint actions with their peers whenever possible. The analyses undertaken in the study lead to proposing a collaborative work platform for Brazilian lecturers, due to a lack of clear guidelines and an official space for sharing the lecturers’ actions which are related to their teaching practice context. Thus, the aim is to produce knowledge about the work developed by Brazilian lecturers in the internationalization of higher education context, in order to contribute to the improvement of actions related to the Brazilian Lectureship Program and the discussion on language education 12 policies related to teaching and promotion/dissemination of Portuguese as an additional language.application/pdfporEnsinoLíngua adicionalCultura brasileiraLíngua portuguesaPolítica educacionalPolítica lingüísticaLinguísticaBrazilian Lectureship ProgramTeaching and promotion of PLALanguage education policiesO programa leitorado brasileiro: ensino e difusão da língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141487.pdf.txt001141487.pdf.txtExtracted Texttext/plain477023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238867/2/001141487.pdf.txt99b172726333b1ab427685c07f985944MD52ORIGINAL001141487.pdfTexto completoapplication/pdf2632785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238867/1/001141487.pdf76fcfb6954229b5a4e026adb5375ef5fMD5110183/2388672024-03-27 06:35:23.184676oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238867Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-27T09:35:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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