Letramento criativo : metódica para o desenvolvimento da consciência de design no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Sperb, Daniel Quintana
Orientador(a): Ribeiro, Jose Luis Duarte
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/156500
Resumo: O objetivo geral desta tese é criar uma metódica para o desenvolvimento da consciência de Design em alunos de ensino médio. Quanto à natureza e aos objetivos, o presente estudo se enquadra como uma Pesquisa Aplicada e Exploratória. Com relação aos procedimentos, caracteriza-se como uma Pesquisa-Ação. Foram estabelecidas premissas básicas para o desenvolvimento do Letramento Criativo; operacionalizada uma sequência lógica de pranchas de capacitação, por meio do agrupamento de ferramentas criativas. Foram também avaliadas as contribuições do Letramento Criativo com relação à percepção de valor e ao desempenho dos estudantes perante as disciplinas do currículo formal, e desenhado um Manual de Aplicação do Letramento Criativo para escolas. Com relação ao estudo aplicado, houve a geração de subsídios teóricos provenientes da literatura, bem como subsídios práticos advindos dos estudos de caso analisados. Ambos os níveis de subsídios conferiram condições para verificar as bases para a identificação de elementos que vieram a compor as Premissas do Letramento Criativo Ao identificar os elementos-base para a configuração das Premissas do Letramento Criativo no âmbito do Desenho Industrial, do Design de Negócios, dos Estudos de Caso e, ainda, com o suporte do referencial teórico, foi possível gerar um sistema de análise que resultou no estabelecimento de cinco macroetapas, que compõem a metódica do Letramento Criativo. As macroetapas são edificadas a partir de premissas, classificadas em três grupos de nível estratégico, tático e operacional e versaram sobre consciência de design, conhecimento acumulado, ferramentas criativas, abordagem sistêmica, preceitos de inovação, qualidades intuitivas, cultura material, fatores projetuais e modelagem de negócios. A experiência da aplicação da metódica se mostrou aderente às necessidades da escola e dos alunos, que demonstraram motivação e comprometimento ao longo do experimento. Com relação à escola, houve a decisão de descontinuar o projeto global denominado Junior Achievement, para estabelecer o Letramento Criativo como proposta para o desenvolvimento da consciência de Design e empreendedorismo em seus alunos.
id URGS_0d267c369ff902c748428540c1d78c2f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156500
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Sperb, Daniel QuintanaRibeiro, Jose Luis Duarte2017-04-05T02:42:42Z2016http://hdl.handle.net/10183/156500001015813O objetivo geral desta tese é criar uma metódica para o desenvolvimento da consciência de Design em alunos de ensino médio. Quanto à natureza e aos objetivos, o presente estudo se enquadra como uma Pesquisa Aplicada e Exploratória. Com relação aos procedimentos, caracteriza-se como uma Pesquisa-Ação. Foram estabelecidas premissas básicas para o desenvolvimento do Letramento Criativo; operacionalizada uma sequência lógica de pranchas de capacitação, por meio do agrupamento de ferramentas criativas. Foram também avaliadas as contribuições do Letramento Criativo com relação à percepção de valor e ao desempenho dos estudantes perante as disciplinas do currículo formal, e desenhado um Manual de Aplicação do Letramento Criativo para escolas. Com relação ao estudo aplicado, houve a geração de subsídios teóricos provenientes da literatura, bem como subsídios práticos advindos dos estudos de caso analisados. Ambos os níveis de subsídios conferiram condições para verificar as bases para a identificação de elementos que vieram a compor as Premissas do Letramento Criativo Ao identificar os elementos-base para a configuração das Premissas do Letramento Criativo no âmbito do Desenho Industrial, do Design de Negócios, dos Estudos de Caso e, ainda, com o suporte do referencial teórico, foi possível gerar um sistema de análise que resultou no estabelecimento de cinco macroetapas, que compõem a metódica do Letramento Criativo. As macroetapas são edificadas a partir de premissas, classificadas em três grupos de nível estratégico, tático e operacional e versaram sobre consciência de design, conhecimento acumulado, ferramentas criativas, abordagem sistêmica, preceitos de inovação, qualidades intuitivas, cultura material, fatores projetuais e modelagem de negócios. A experiência da aplicação da metódica se mostrou aderente às necessidades da escola e dos alunos, que demonstraram motivação e comprometimento ao longo do experimento. Com relação à escola, houve a decisão de descontinuar o projeto global denominado Junior Achievement, para estabelecer o Letramento Criativo como proposta para o desenvolvimento da consciência de Design e empreendedorismo em seus alunos.The main goal of the present thesis is to create a method for the development of design conscience in high school students. The nature and specific targets of this study is characterized as an applied and exploratory research, and regarding the procedures, the study is characterized as an action research. Basic premises were established for the development of creative literacy, operationalising a logical sequence of training boards, through the grouping of creative tools. The contributions of creative literacy regarding the perception of value, and the performance of students facing the formal curriculum subjects were also evaluated and an application manual for creative schools was designed. Regarding the applied study, it was notorious the generation of theoretical support from the literature as well as practical benefits arising from the analyzed case studies. Both support levels conferred a position to verify the basis for identifying elements that compose the premises of the creative literacy By identifying the basic elements for configuration of the creative literacy premises of the industrial design, business design, case studies and also with the theoretical support, it was possible to generate a robust analysis system that resulted in the establishment of five macro steps. These macro steps, which compose the methodical of the creative literacy, comprise nine premises. The premises were classified by three level groups, strategic, tactical and operational, and contemplate the consciousness of design, accumulated knowledge, creative tools, systemic approach, innovation principles, intuitive qualities, material culture, projective factors, and business modeling. The experience of applying this method, was adherent to the needs of the school and the students, who demonstrated motivation and commitment throughout the experiment. Regarding the school, it has been decided to replace the global project called Junior Achievement to establish the creative literacy as a proposal for the development of design conscience and entrepreneurship in their students.application/pdfporEngenharia de produçãoDesignCriatividadeEducaçãoDesignEducationCreative literacyLetramento criativo : metódica para o desenvolvimento da consciência de design no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015813.pdf001015813.pdfTexto completoapplication/pdf9593793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156500/1/001015813.pdfbf46921ac05968c3ee318986d410f959MD51TEXT001015813.pdf.txt001015813.pdf.txtExtracted Texttext/plain338714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156500/2/001015813.pdf.txt65d5b516797c166fd46ec1e9e1c27271MD52THUMBNAIL001015813.pdf.jpg001015813.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156500/3/001015813.pdf.jpg82420507a0d9c81068fe6eee862315c0MD5310183/1565002018-10-25 09:17:30.105oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156500Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:17:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento criativo : metódica para o desenvolvimento da consciência de design no ensino médio
title Letramento criativo : metódica para o desenvolvimento da consciência de design no ensino médio
spellingShingle Letramento criativo : metódica para o desenvolvimento da consciência de design no ensino médio
Sperb, Daniel Quintana
Engenharia de produção
Design
Criatividade
Educação
Design
Education
Creative literacy
title_short Letramento criativo : metódica para o desenvolvimento da consciência de design no ensino médio
title_full Letramento criativo : metódica para o desenvolvimento da consciência de design no ensino médio
title_fullStr Letramento criativo : metódica para o desenvolvimento da consciência de design no ensino médio
title_full_unstemmed Letramento criativo : metódica para o desenvolvimento da consciência de design no ensino médio
title_sort Letramento criativo : metódica para o desenvolvimento da consciência de design no ensino médio
author Sperb, Daniel Quintana
author_facet Sperb, Daniel Quintana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sperb, Daniel Quintana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
contributor_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Design
Criatividade
Educação
topic Engenharia de produção
Design
Criatividade
Educação
Design
Education
Creative literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv Design
Education
Creative literacy
description O objetivo geral desta tese é criar uma metódica para o desenvolvimento da consciência de Design em alunos de ensino médio. Quanto à natureza e aos objetivos, o presente estudo se enquadra como uma Pesquisa Aplicada e Exploratória. Com relação aos procedimentos, caracteriza-se como uma Pesquisa-Ação. Foram estabelecidas premissas básicas para o desenvolvimento do Letramento Criativo; operacionalizada uma sequência lógica de pranchas de capacitação, por meio do agrupamento de ferramentas criativas. Foram também avaliadas as contribuições do Letramento Criativo com relação à percepção de valor e ao desempenho dos estudantes perante as disciplinas do currículo formal, e desenhado um Manual de Aplicação do Letramento Criativo para escolas. Com relação ao estudo aplicado, houve a geração de subsídios teóricos provenientes da literatura, bem como subsídios práticos advindos dos estudos de caso analisados. Ambos os níveis de subsídios conferiram condições para verificar as bases para a identificação de elementos que vieram a compor as Premissas do Letramento Criativo Ao identificar os elementos-base para a configuração das Premissas do Letramento Criativo no âmbito do Desenho Industrial, do Design de Negócios, dos Estudos de Caso e, ainda, com o suporte do referencial teórico, foi possível gerar um sistema de análise que resultou no estabelecimento de cinco macroetapas, que compõem a metódica do Letramento Criativo. As macroetapas são edificadas a partir de premissas, classificadas em três grupos de nível estratégico, tático e operacional e versaram sobre consciência de design, conhecimento acumulado, ferramentas criativas, abordagem sistêmica, preceitos de inovação, qualidades intuitivas, cultura material, fatores projetuais e modelagem de negócios. A experiência da aplicação da metódica se mostrou aderente às necessidades da escola e dos alunos, que demonstraram motivação e comprometimento ao longo do experimento. Com relação à escola, houve a decisão de descontinuar o projeto global denominado Junior Achievement, para estabelecer o Letramento Criativo como proposta para o desenvolvimento da consciência de Design e empreendedorismo em seus alunos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-05T02:42:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/156500
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001015813
url http://hdl.handle.net/10183/156500
identifier_str_mv 001015813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156500/1/001015813.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156500/2/001015813.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156500/3/001015813.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf46921ac05968c3ee318986d410f959
65d5b516797c166fd46ec1e9e1c27271
82420507a0d9c81068fe6eee862315c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065075624771584