O cuidado e as multidimensões das redes de saúde : contribuições ao campo da educação
Ano de defesa: | 2021 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/232464 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A organização dos serviços de saúde em Redes de Atenção vem sendo adotada pelo Sistema Único de Saúde em busca da integralidade do cuidado. Os serviços de saúde interagem entre si em fluxos usuário-centrados. O cuidado e a construção dos itinerários terapêuticos consolida-se por meio de práticas educativas. OBJETIVO: compreender o itinerário do cuidado e o papel da educação considerando as multidimensões qualitativas que caracterizam as Redes de Saúde do Sistema Único de Saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de caso do tipo único e holístico, de natureza qualitativa. A pesquisa ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde de Porto Alegre/RS. Os critérios para a escolha dos participantes foram: ser usuário da Unidade Básica de Saúde cenário do estudo há mais de três anos e portador de doença crônica. Foram realizadas sete entrevistas aprofundadas guiadas por um roteiro fundamentado nas multidimensões qualitativas que compõem as Redes de Saúde: Unidade Mínimas, Conectividade, Integralidade, Normatividade e Subjetividade. A saturação teórica foi o critério adotado para definição do tamanho da amostra. A análise textual discursiva foi usada para análise dos dados. RESULTADOS: A forma como os processos de adoecimento são percebidos e compreendidos pelos usuários, ao serem acolhidos pelos trabalhadores, produz (ou não) o vínculo e determina o papel da Conectividade entre as Unidades Mínimas para a produção inicial dos itinerários do cuidado. A dimensão da Integração da Rede de Atenção à Saúde sustenta-se por meio das práticas educativas, do acolhimento e do vínculo, pavimentando um caminho que o usuário trilhará em seu itinerário terapêutico, inclusive buscando outros serviços. Quando a Atenção Primária à Saúde não cumpre o papel de centro de comunicação da rede, os usuários assumem esse papel e protagonizam conexões. Rupturas na coordenação institucional do cuidado refletem no comprometimento da integração entre as Unidades Mínimas da rede e, consequentemente, na integralidade do cuidado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo conclui que as práticas educativas são inerentes a dimensão da Subjetividade em seu papel transversal, perpassando as demais dimensões da Rede de Atenção à Saúde e direcionando os modelos e conformações dos itinerários de cuidado. |
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Machado, Ana Paula de SantosWarmling, Cristine Maria2021-12-02T04:42:16Z2021http://hdl.handle.net/10183/232464001133911INTRODUÇÃO: A organização dos serviços de saúde em Redes de Atenção vem sendo adotada pelo Sistema Único de Saúde em busca da integralidade do cuidado. Os serviços de saúde interagem entre si em fluxos usuário-centrados. O cuidado e a construção dos itinerários terapêuticos consolida-se por meio de práticas educativas. OBJETIVO: compreender o itinerário do cuidado e o papel da educação considerando as multidimensões qualitativas que caracterizam as Redes de Saúde do Sistema Único de Saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de caso do tipo único e holístico, de natureza qualitativa. A pesquisa ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde de Porto Alegre/RS. Os critérios para a escolha dos participantes foram: ser usuário da Unidade Básica de Saúde cenário do estudo há mais de três anos e portador de doença crônica. Foram realizadas sete entrevistas aprofundadas guiadas por um roteiro fundamentado nas multidimensões qualitativas que compõem as Redes de Saúde: Unidade Mínimas, Conectividade, Integralidade, Normatividade e Subjetividade. A saturação teórica foi o critério adotado para definição do tamanho da amostra. A análise textual discursiva foi usada para análise dos dados. RESULTADOS: A forma como os processos de adoecimento são percebidos e compreendidos pelos usuários, ao serem acolhidos pelos trabalhadores, produz (ou não) o vínculo e determina o papel da Conectividade entre as Unidades Mínimas para a produção inicial dos itinerários do cuidado. A dimensão da Integração da Rede de Atenção à Saúde sustenta-se por meio das práticas educativas, do acolhimento e do vínculo, pavimentando um caminho que o usuário trilhará em seu itinerário terapêutico, inclusive buscando outros serviços. Quando a Atenção Primária à Saúde não cumpre o papel de centro de comunicação da rede, os usuários assumem esse papel e protagonizam conexões. Rupturas na coordenação institucional do cuidado refletem no comprometimento da integração entre as Unidades Mínimas da rede e, consequentemente, na integralidade do cuidado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo conclui que as práticas educativas são inerentes a dimensão da Subjetividade em seu papel transversal, perpassando as demais dimensões da Rede de Atenção à Saúde e direcionando os modelos e conformações dos itinerários de cuidado.INTRODUCTION: The organization of health services in Primary Health Care Networks has been adopted by the Unified Health System of Brazil in order to promote the integrality of caring. The health services interact with each other in user-centered flows. The caring and construction of therapeutic itineraries is consolidated through of educational practices. OBJECTIVE: to comprehend the care itinerary and the role of education considering the qualitative multi-dimensions that characterize the Health Networks in the Unified Health System of Brazil. METHODOLOGY: This is a case study of type unique and holistic, of a qualitative nature. This research took place in one Unit of Basic Health at Porto Alegre/RS. The criteria for selecting the participants were: being an user for more than three years of the Unit of Basic Health considered in this study and having a chronic disease. Seven in-depth interviews were performed guided by a script based on the qualitative multi-dimensions that are part of the Health Networks: Minimum Units, Connectivity, Integrality, Normativity and Subjectivity. The theoretical saturation was the criteria adopted to define the sample size. Discursive textual analysis was used for data analysis. RESULTS: The way how illness processes are noticed and comprehended by the users during their embracement by the health workers produces (or not) their bond and determines the role of Connectivity between the Minimum Units for the initial production of the cares itineraries. The Integrality dimension of the Health Care Network is supported by educational practices, reception and bonding, paving the user’s path during his therapeutic itinerary, including the search for other services. In the case where the Primary Health Attention does not fulfill the role as the center of communication on the network, the users assumes this role and protagonizes connections. Disruptions in the institutional coordination of care reflect in the compromised integration between the Minimum Units of the network and, consequently, in the integrality of caring. FINAL CONSIDERATIONS: This study concludes that the educational practices are inherent in the Subjectivity dimension in its transversal role, permeating all the other dimensions in the Primary Health Care Networks and directing the models and conformations of caring itineraries.application/pdfporAtenção primária à saúdeEducação em saúdeAtenção à saúdeSistema Único de SaúdePrimary health carePrimary health care networksEducation in healthTherapeutic itineraryO cuidado e as multidimensões das redes de saúde : contribuições ao campo da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133911.pdf.txt001133911.pdf.txtExtracted Texttext/plain185924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232464/2/001133911.pdf.txtcf8bb55adc633cf08bd25f1574915dc3MD52ORIGINAL001133911.pdfTexto completoapplication/pdf967698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232464/1/001133911.pdf36e72370d97d28e1adae6b72dbf1c217MD5110183/2324642023-08-24 03:34:28.111342oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232464Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-24T06:34:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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