Características da escola e desempenho acadêmico : uma análise sobre o impacto da distribuição desigual de recursos escolares nas notas dos alunos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Betti, Luana Priscila
Orientador(a): Comim, Flavio Vasconcellos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/158185
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar como o nível de recursos escolares e a sua distribuição entre os estudantes afetam o desempenho acadêmico dos alunos brasileiros da rede pública de ensino. Para atingir tal objetivo, utilizou-se duas óticas de análise: uma análise descritiva e uma análise econométrica, ambas com base em dados do Censo Escolar e da Prova Brasil de 2013. Sob a ótica descritiva, parte-se da constatação de que as escolas públicas de Ensino Fundamental apresentam desigualdades nos patamares de recursos escolares conforme a região em que a escola se localiza. Em especial, as crianças de regiões mais empobrecidas tendem a enfrentar restrições de oferta de escolas públicas com maiores dotações de equipamentos pedagógicos, de instalações e de qualificação docente. A fim de avaliar apropriadamente a relação entre os recursos escolares e os resultados acadêmicos dos alunos no contexto brasileiro, tal distribuição não aleatória de recursos escolares entre os alunos foi considerada na análise econométrica. Nesta ótica de análise, por sua vez, foi estimado um modelo de correção em dois estágios que identificou os efeitos dos recursos escolares nas notas de Português e de Matemática dos alunos de 5º ano/4ª série do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras, considerando a restrição de oferta de escolas com maior nível de recursos por meio do emprego de variável instrumental. Os resultados encontrados apontaram para a existência do efeito positivo que escolas mais bem equipadas em termos de recursos escolares têm sobre o desempenho escolar dos alunos, sendo esse efeito maior para as notas de Matemática e para a subpopulação de alunos oriundos de municípios com maior restrição de oferta de escola de alto nível de recursos.
id URGS_1c7a4844f1567807251efd588f7dc7a0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158185
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Betti, Luana PriscilaComim, Flavio Vasconcellos2017-05-19T02:40:06Z2016http://hdl.handle.net/10183/158185001019574O objetivo deste trabalho é analisar como o nível de recursos escolares e a sua distribuição entre os estudantes afetam o desempenho acadêmico dos alunos brasileiros da rede pública de ensino. Para atingir tal objetivo, utilizou-se duas óticas de análise: uma análise descritiva e uma análise econométrica, ambas com base em dados do Censo Escolar e da Prova Brasil de 2013. Sob a ótica descritiva, parte-se da constatação de que as escolas públicas de Ensino Fundamental apresentam desigualdades nos patamares de recursos escolares conforme a região em que a escola se localiza. Em especial, as crianças de regiões mais empobrecidas tendem a enfrentar restrições de oferta de escolas públicas com maiores dotações de equipamentos pedagógicos, de instalações e de qualificação docente. A fim de avaliar apropriadamente a relação entre os recursos escolares e os resultados acadêmicos dos alunos no contexto brasileiro, tal distribuição não aleatória de recursos escolares entre os alunos foi considerada na análise econométrica. Nesta ótica de análise, por sua vez, foi estimado um modelo de correção em dois estágios que identificou os efeitos dos recursos escolares nas notas de Português e de Matemática dos alunos de 5º ano/4ª série do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras, considerando a restrição de oferta de escolas com maior nível de recursos por meio do emprego de variável instrumental. Os resultados encontrados apontaram para a existência do efeito positivo que escolas mais bem equipadas em termos de recursos escolares têm sobre o desempenho escolar dos alunos, sendo esse efeito maior para as notas de Matemática e para a subpopulação de alunos oriundos de municípios com maior restrição de oferta de escola de alto nível de recursos.The aim of this study is to analyze how the level of school resources and its distribution among the students affect the academic performance of Brazilian students from public schools. To achieve this goal, we used two analytical forms: a descriptive and an econometric analysis, both based in the Brazilian School Census and Prova Brasil data of 2013. Under the descriptive point of view, it is observed that public schools of Ensino Fundamental have inequalities in school resource levels depending on the region where the school is located. In particular, children from the poorest regions tend to face supply constraints of public schools with larger endowments of teaching equipment, facilities and teaching qualification. In order to properly evaluate the relationship between school resources and academic achievement of students in the Brazilian context, such non-random distribution of school resources among students was considered in the econometric analysis. In this analytical form, in its turn, a two-step correction model was estimated which identified the effects of school resources in the results of test scores in Portuguese and Math of 5th year/4th grade students of Ensino Fundamental education in Brazilian public schools, accounting for the supply restriction of schools with high level of resources using an instrumental variable. The findings pointed to the existence of the positive effect that the best equipped schools in terms of school resources have on school performance of students. This effect is particularly greater in Math scores and for the subpopulation of students from municipalities with the highest supply restriction of high quality schools.application/pdfporEconomia da educaçãoCenso escolarDesempenhoEnsinoBrasilSchool resourcesAcademic achievementTwo-step correction modelLocal average treatment effectCaracterísticas da escola e desempenho acadêmico : uma análise sobre o impacto da distribuição desigual de recursos escolares nas notas dos alunos brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019574.pdf001019574.pdfTexto completoapplication/pdf1839690http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158185/1/001019574.pdf2170ae295a524f72686564e86f6ab9b0MD51TEXT001019574.pdf.txt001019574.pdf.txtExtracted Texttext/plain288671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158185/2/001019574.pdf.txtbdf77f8040091a7e65702087880ab614MD52THUMBNAIL001019574.pdf.jpg001019574.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158185/3/001019574.pdf.jpgefb9753635efb9fbe3920cc9c67f6fedMD5310183/1581852018-10-30 08:10:16.636oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158185Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-30T11:10:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Características da escola e desempenho acadêmico : uma análise sobre o impacto da distribuição desigual de recursos escolares nas notas dos alunos brasileiros
title Características da escola e desempenho acadêmico : uma análise sobre o impacto da distribuição desigual de recursos escolares nas notas dos alunos brasileiros
spellingShingle Características da escola e desempenho acadêmico : uma análise sobre o impacto da distribuição desigual de recursos escolares nas notas dos alunos brasileiros
Betti, Luana Priscila
Economia da educação
Censo escolar
Desempenho
Ensino
Brasil
School resources
Academic achievement
Two-step correction model
Local average treatment effect
title_short Características da escola e desempenho acadêmico : uma análise sobre o impacto da distribuição desigual de recursos escolares nas notas dos alunos brasileiros
title_full Características da escola e desempenho acadêmico : uma análise sobre o impacto da distribuição desigual de recursos escolares nas notas dos alunos brasileiros
title_fullStr Características da escola e desempenho acadêmico : uma análise sobre o impacto da distribuição desigual de recursos escolares nas notas dos alunos brasileiros
title_full_unstemmed Características da escola e desempenho acadêmico : uma análise sobre o impacto da distribuição desigual de recursos escolares nas notas dos alunos brasileiros
title_sort Características da escola e desempenho acadêmico : uma análise sobre o impacto da distribuição desigual de recursos escolares nas notas dos alunos brasileiros
author Betti, Luana Priscila
author_facet Betti, Luana Priscila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Betti, Luana Priscila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comim, Flavio Vasconcellos
contributor_str_mv Comim, Flavio Vasconcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Economia da educação
Censo escolar
Desempenho
Ensino
Brasil
topic Economia da educação
Censo escolar
Desempenho
Ensino
Brasil
School resources
Academic achievement
Two-step correction model
Local average treatment effect
dc.subject.eng.fl_str_mv School resources
Academic achievement
Two-step correction model
Local average treatment effect
description O objetivo deste trabalho é analisar como o nível de recursos escolares e a sua distribuição entre os estudantes afetam o desempenho acadêmico dos alunos brasileiros da rede pública de ensino. Para atingir tal objetivo, utilizou-se duas óticas de análise: uma análise descritiva e uma análise econométrica, ambas com base em dados do Censo Escolar e da Prova Brasil de 2013. Sob a ótica descritiva, parte-se da constatação de que as escolas públicas de Ensino Fundamental apresentam desigualdades nos patamares de recursos escolares conforme a região em que a escola se localiza. Em especial, as crianças de regiões mais empobrecidas tendem a enfrentar restrições de oferta de escolas públicas com maiores dotações de equipamentos pedagógicos, de instalações e de qualificação docente. A fim de avaliar apropriadamente a relação entre os recursos escolares e os resultados acadêmicos dos alunos no contexto brasileiro, tal distribuição não aleatória de recursos escolares entre os alunos foi considerada na análise econométrica. Nesta ótica de análise, por sua vez, foi estimado um modelo de correção em dois estágios que identificou os efeitos dos recursos escolares nas notas de Português e de Matemática dos alunos de 5º ano/4ª série do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras, considerando a restrição de oferta de escolas com maior nível de recursos por meio do emprego de variável instrumental. Os resultados encontrados apontaram para a existência do efeito positivo que escolas mais bem equipadas em termos de recursos escolares têm sobre o desempenho escolar dos alunos, sendo esse efeito maior para as notas de Matemática e para a subpopulação de alunos oriundos de municípios com maior restrição de oferta de escola de alto nível de recursos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-19T02:40:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158185
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001019574
url http://hdl.handle.net/10183/158185
identifier_str_mv 001019574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158185/1/001019574.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158185/2/001019574.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158185/3/001019574.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2170ae295a524f72686564e86f6ab9b0
bdf77f8040091a7e65702087880ab614
efb9753635efb9fbe3920cc9c67f6fed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065078610067456