Saberes da área de ciências construídos ao longo do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Jungkenn, Márcia Andréia Teloken
Orientador(a): Del Pino, Jose Claudio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/25079
Resumo: A pesquisa, que teve por objetivo investigar a constituição e a relevância dos conhecimentos do currículo de Ciências do Ensino Fundamental, foi realizada em duas etapas. A primeira parte da pesquisa, investigação com os professores, teve como objetivo elucidar as concepções dos docentes dos três ciclos de uma escola municipal de Lajeado/RS, organizada por Ciclos de Formação, acerca dos conhecimentos que são construídos ao longo do Ensino Fundamental, na área de Ciências. Inicialmente, através de entrevista semi-estruturada os oito professores entrevistados falaram sobre suas concepções acerca do currículo de Ciências do ciclo onde atuam e sobre o currículo de Ciências do Ensino Fundamental. Através desta etapa da pesquisa constatou-se que os professores desta escola são comprometidos com a proposta do currículo e acreditam que a proposição deste deve considerar os interesses dos alunos, sua vivência e aprendizagem, no contexto social e cultural. Consideram ainda a relevância da área da ciência para a formação do cidadão, e da abordagem integrada das temáticas desenvolvidas nos três ciclos. Em seguida, num questionário contendo noventa e quatro proposições acerca do currículo de Ciências do Ensino Fundamental os professores classificaram cada uma das proposições quanto à sua relevância no currículo de Ciências do Ensino Fundamental. A partir das informações obtidas através da investigação com os professores, foi elaborado um instrumento de pesquisa a ser aplicado na segunda parte da pesquisa, investigação com os estudantes. Os vinte e nove estudantes concluintes do Ensino Fundamental do ano de 2007, da mesma escola, resolveram as vinte e seis questões do instrumento de pesquisa elaborado a partir dos resultados da pesquisa com os professores. Para a análise da pesquisa dos estudantes, as questões foram organizadas em três categorias (questões dissertativas, questões objetivas, questões envolvendo interpretação de gráficos e tabelas), sendo que algumas delas foram incluídas em mais de uma categoria. A partir da análise das questões das três categorias verificou-se que, no geral, os estudantes tiveram bom desempenho, demonstrando terem conhecimentos necessários para a resolução das mesmas. Ao longo da discussão das respostas foram apontadas questões com baixo índice de acertos, possíveis causas e soluções para a melhoria do Ensino de Ciências no nível Fundamental de Educação.
id URGS_1d5d51d5a9d529e8b0c25d9a1c72fa95
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25079
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Jungkenn, Márcia Andréia TelokenDel Pino, Jose Claudio2010-08-13T04:17:57Z2010http://hdl.handle.net/10183/25079000751579A pesquisa, que teve por objetivo investigar a constituição e a relevância dos conhecimentos do currículo de Ciências do Ensino Fundamental, foi realizada em duas etapas. A primeira parte da pesquisa, investigação com os professores, teve como objetivo elucidar as concepções dos docentes dos três ciclos de uma escola municipal de Lajeado/RS, organizada por Ciclos de Formação, acerca dos conhecimentos que são construídos ao longo do Ensino Fundamental, na área de Ciências. Inicialmente, através de entrevista semi-estruturada os oito professores entrevistados falaram sobre suas concepções acerca do currículo de Ciências do ciclo onde atuam e sobre o currículo de Ciências do Ensino Fundamental. Através desta etapa da pesquisa constatou-se que os professores desta escola são comprometidos com a proposta do currículo e acreditam que a proposição deste deve considerar os interesses dos alunos, sua vivência e aprendizagem, no contexto social e cultural. Consideram ainda a relevância da área da ciência para a formação do cidadão, e da abordagem integrada das temáticas desenvolvidas nos três ciclos. Em seguida, num questionário contendo noventa e quatro proposições acerca do currículo de Ciências do Ensino Fundamental os professores classificaram cada uma das proposições quanto à sua relevância no currículo de Ciências do Ensino Fundamental. A partir das informações obtidas através da investigação com os professores, foi elaborado um instrumento de pesquisa a ser aplicado na segunda parte da pesquisa, investigação com os estudantes. Os vinte e nove estudantes concluintes do Ensino Fundamental do ano de 2007, da mesma escola, resolveram as vinte e seis questões do instrumento de pesquisa elaborado a partir dos resultados da pesquisa com os professores. Para a análise da pesquisa dos estudantes, as questões foram organizadas em três categorias (questões dissertativas, questões objetivas, questões envolvendo interpretação de gráficos e tabelas), sendo que algumas delas foram incluídas em mais de uma categoria. A partir da análise das questões das três categorias verificou-se que, no geral, os estudantes tiveram bom desempenho, demonstrando terem conhecimentos necessários para a resolução das mesmas. Ao longo da discussão das respostas foram apontadas questões com baixo índice de acertos, possíveis causas e soluções para a melhoria do Ensino de Ciências no nível Fundamental de Educação.The objective of the research was to investigate the constitution and relevance of the Elementary Education Science curriculum knowledge and it was performed in two stages. The objective of the first part of the research, investigation with teachers, was to clarify the conceptions teachers had in the three cycles at a municipal school in Lajeado/RS that is organized in Formation Cycles, of the knowledge that is built throughout Elementary Education in the Sciences area. Initially, with a semi-structured interview, the eight teachers who were interviewed talked about their conceptions of the Sciences curriculum in the cycle they work on and of the Elementary Education Sciences curriculum. From this stage in the research it was found that the teachers at that school were committed to the curriculum proposal and believed that its proposition should take into consideration the interests of students, their life experience and learning in the social and cultural context. They further consider that the relevance of the science area in the formation of citizens and of the integrated approach by the themes developed in the three cycles. After that, using a questionnaire with ninety four propositions about the Elementary Education Sciences curriculum the teachers classified each proposition regarding its relevance in the Elementary Education Sciences curriculum. From the information obtained by investigating the teachers, a research tool was developed to be applied in the second party of the research, the investigation with the students. The twenty nine students, who were finishing the Elementary Education in 2007, were from the same school and solved the twenty six questions in the research instrument developed from the results from the research with the teachers. To analyze the research with the students, the questions were organized into three categories (essay questions, objective questions, questions involving the interpretation of graphs and tables), some of which were included in more than one category. From the analysis of the questions in the three categories, if was found that overall, students had good performances, showing they possessed the knowledge required to solve them. During the discussion about the answers, questions with low rates of correct answers were pointed out, as were their likely causes and solutions to improve Sciences Teaching at the Elementary Education level.application/pdfporCiências : EnsinoCurrículoEnsino fundamentalConstrução do conhecimentoFormação de conceitoCurriculumSciencesElementary educationTeachersStudentsSaberes da área de ciências construídos ao longo do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000751579.pdf000751579.pdfTexto completoapplication/pdf2732991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25079/1/000751579.pdf2a91058934592da3ae108434e4c63040MD51TEXT000751579.pdf.txt000751579.pdf.txtExtracted Texttext/plain297431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25079/2/000751579.pdf.txt65c042f92b1e16af2462501c8a9ee6a0MD52THUMBNAIL000751579.pdf.jpg000751579.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25079/3/000751579.pdf.jpga9f03189fab50d2c39ca61d3296ca482MD5310183/250792022-08-13 05:02:20.016123oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25079Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-13T08:02:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saberes da área de ciências construídos ao longo do ensino fundamental
title Saberes da área de ciências construídos ao longo do ensino fundamental
spellingShingle Saberes da área de ciências construídos ao longo do ensino fundamental
Jungkenn, Márcia Andréia Teloken
Ciências : Ensino
Currículo
Ensino fundamental
Construção do conhecimento
Formação de conceito
Curriculum
Sciences
Elementary education
Teachers
Students
title_short Saberes da área de ciências construídos ao longo do ensino fundamental
title_full Saberes da área de ciências construídos ao longo do ensino fundamental
title_fullStr Saberes da área de ciências construídos ao longo do ensino fundamental
title_full_unstemmed Saberes da área de ciências construídos ao longo do ensino fundamental
title_sort Saberes da área de ciências construídos ao longo do ensino fundamental
author Jungkenn, Márcia Andréia Teloken
author_facet Jungkenn, Márcia Andréia Teloken
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jungkenn, Márcia Andréia Teloken
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Pino, Jose Claudio
contributor_str_mv Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências : Ensino
Currículo
Ensino fundamental
Construção do conhecimento
Formação de conceito
topic Ciências : Ensino
Currículo
Ensino fundamental
Construção do conhecimento
Formação de conceito
Curriculum
Sciences
Elementary education
Teachers
Students
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Sciences
Elementary education
Teachers
Students
description A pesquisa, que teve por objetivo investigar a constituição e a relevância dos conhecimentos do currículo de Ciências do Ensino Fundamental, foi realizada em duas etapas. A primeira parte da pesquisa, investigação com os professores, teve como objetivo elucidar as concepções dos docentes dos três ciclos de uma escola municipal de Lajeado/RS, organizada por Ciclos de Formação, acerca dos conhecimentos que são construídos ao longo do Ensino Fundamental, na área de Ciências. Inicialmente, através de entrevista semi-estruturada os oito professores entrevistados falaram sobre suas concepções acerca do currículo de Ciências do ciclo onde atuam e sobre o currículo de Ciências do Ensino Fundamental. Através desta etapa da pesquisa constatou-se que os professores desta escola são comprometidos com a proposta do currículo e acreditam que a proposição deste deve considerar os interesses dos alunos, sua vivência e aprendizagem, no contexto social e cultural. Consideram ainda a relevância da área da ciência para a formação do cidadão, e da abordagem integrada das temáticas desenvolvidas nos três ciclos. Em seguida, num questionário contendo noventa e quatro proposições acerca do currículo de Ciências do Ensino Fundamental os professores classificaram cada uma das proposições quanto à sua relevância no currículo de Ciências do Ensino Fundamental. A partir das informações obtidas através da investigação com os professores, foi elaborado um instrumento de pesquisa a ser aplicado na segunda parte da pesquisa, investigação com os estudantes. Os vinte e nove estudantes concluintes do Ensino Fundamental do ano de 2007, da mesma escola, resolveram as vinte e seis questões do instrumento de pesquisa elaborado a partir dos resultados da pesquisa com os professores. Para a análise da pesquisa dos estudantes, as questões foram organizadas em três categorias (questões dissertativas, questões objetivas, questões envolvendo interpretação de gráficos e tabelas), sendo que algumas delas foram incluídas em mais de uma categoria. A partir da análise das questões das três categorias verificou-se que, no geral, os estudantes tiveram bom desempenho, demonstrando terem conhecimentos necessários para a resolução das mesmas. Ao longo da discussão das respostas foram apontadas questões com baixo índice de acertos, possíveis causas e soluções para a melhoria do Ensino de Ciências no nível Fundamental de Educação.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-13T04:17:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000751579
url http://hdl.handle.net/10183/25079
identifier_str_mv 000751579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25079/1/000751579.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25079/2/000751579.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25079/3/000751579.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a91058934592da3ae108434e4c63040
65c042f92b1e16af2462501c8a9ee6a0
a9f03189fab50d2c39ca61d3296ca482
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064946526191616