A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Souza, Juliana Boanova
Orientador(a): Loguercio, Rochele de Quadros
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/212979
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar e problematizar como o processo de generificação da Matemática está sendo produzido nos discursos das professoras de Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul. Para isso, percorro quatro caminhos da pesquisa: primeiramente mostro como foi dada históricamente a contrução da inferioridade feminina, e como essa inferioridade está imbricada com questões biológicas; o segundo caminho baseia-se em uma análise de periódicos onde constato a inexistência de trabalhos que abordem juntamente a Matemática e o gênero; terceiro, analiso as falas do grupo focal, onde relato a invisibilidade de questões de gênero nos discursos das docêntes; e, por fim, faço uma análise documental no documento da UNESCO intitulado “Decifrar o código”, que relata como está sendo a inserção das mulheres nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática ao redor do mundo. Nesta pesquisa de cunho pós crítico, utilizamos o gênero como categoria de análise, e abordamos questões que surgiram do grupo focal como a verdade da Matemática, o erro na Matemática e o perfil dos estudantes ingressantes em Licenciatura em Matemática no Brasil. Na análise dos discursos das Licenciadas, percebi a invisibilidade do gênero presente nas questões abordadas, o que legitima que a inserção das mulheres na Matemática pode ser vista como uma migração do privado para o público. Considero que há um processo histórico de produção de discursos sobre a inferioridade feminina que de diferentes formas, em diferentes tempos, com diferentes práticas interditou a presença das mulheres em lugares de saber poder e, assim, a possibilidade destas mostrarem o quão inconcebível é a diferenciação desigual das capacidades intelectuais baseadas no sexo, ou no gênero. Por conseguinte, esse processo segue sendo invisibilizado e as mulheres seguem afirmando o padrão masculino e também reforçando o perfil Matemático, sendo ele visto como neutro, puro e verdadeiro.
id URGS_1ecfa7c1121ba8cd18b6d6728f9e095f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212979
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Juliana BoanovaLoguercio, Rochele de Quadros2020-08-19T03:39:17Z2020http://hdl.handle.net/10183/212979001117098Esta dissertação tem como objetivo investigar e problematizar como o processo de generificação da Matemática está sendo produzido nos discursos das professoras de Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul. Para isso, percorro quatro caminhos da pesquisa: primeiramente mostro como foi dada históricamente a contrução da inferioridade feminina, e como essa inferioridade está imbricada com questões biológicas; o segundo caminho baseia-se em uma análise de periódicos onde constato a inexistência de trabalhos que abordem juntamente a Matemática e o gênero; terceiro, analiso as falas do grupo focal, onde relato a invisibilidade de questões de gênero nos discursos das docêntes; e, por fim, faço uma análise documental no documento da UNESCO intitulado “Decifrar o código”, que relata como está sendo a inserção das mulheres nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática ao redor do mundo. Nesta pesquisa de cunho pós crítico, utilizamos o gênero como categoria de análise, e abordamos questões que surgiram do grupo focal como a verdade da Matemática, o erro na Matemática e o perfil dos estudantes ingressantes em Licenciatura em Matemática no Brasil. Na análise dos discursos das Licenciadas, percebi a invisibilidade do gênero presente nas questões abordadas, o que legitima que a inserção das mulheres na Matemática pode ser vista como uma migração do privado para o público. Considero que há um processo histórico de produção de discursos sobre a inferioridade feminina que de diferentes formas, em diferentes tempos, com diferentes práticas interditou a presença das mulheres em lugares de saber poder e, assim, a possibilidade destas mostrarem o quão inconcebível é a diferenciação desigual das capacidades intelectuais baseadas no sexo, ou no gênero. Por conseguinte, esse processo segue sendo invisibilizado e as mulheres seguem afirmando o padrão masculino e também reforçando o perfil Matemático, sendo ele visto como neutro, puro e verdadeiro.This master’s degree thesis aims to investigate and problematize how the Mathematics genification process is being introduced in Mathematics teachers’ speech in a university from Rio Grande do Sul. In order to do so, it was chosen to go through four research stages: firstly, it was shown how the construction of the feminine inferiority happened, as well as how this inferiority is imbricated into biological issues; the second stage is based on an analysis of periodicals, in which a non-existence of projects approaching Mathematics alongside with gender was verified; thirdly, the focus group’s speeches were analyzed, revealing the invisibility of gender issues in the teachers’ discourse; and, lastly, a documental analysis of the UNESCO’s document entitled “Decifrar o código”, which reports on how the introduction of women in the fields of Science, Technologies, Mathematics and Engineerings throughout the world is going, was run. In this post-critical-nature research, gender is used as an analysis category, approaching issues which rose from the focus group, such as the Mathematics’s truth, the error in the Mathematics, and beginner students’ profile in Mathematics teaching-degree-courses in Brazil. In the analyses of the graduated teachers, it was possible to perceive the gender invisibility in the approached topics, thus legitimizing that women’s insertion in the Mathematics field can be seen as a migration from the private to the public initiative. It is considered that there is a historical process in the discourse productions on feminine inferiority, which, in different ways, during different times, through different practices, has interdicted women’s presence in places of knowledge, power and, in this way, how inconceivable the unequal differentiation of the intellectual capacities, based on sex and gender, actually is. Therefore, this process continues to be invisibilized and women continue to affirm the male pattern and also reinforce the Mathematician profile, seen as neutral, pure and truthful.application/pdfporEnsino de ciênciasMatemáticaGêneroMulheresFeminismoDocentesEducationWomen in mathematicsGenderFeminismA invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117098.pdf.txt001117098.pdf.txtExtracted Texttext/plain185653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212979/2/001117098.pdf.txtf552886125c61aff8892c48f775c791eMD52ORIGINAL001117098.pdfTexto completoapplication/pdf2152162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212979/1/001117098.pdfa77ba155787df12cd3ab848e2ccf8be4MD5110183/2129792021-05-07 04:54:37.580372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212979Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:54:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de matemática
title A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de matemática
spellingShingle A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de matemática
Souza, Juliana Boanova
Ensino de ciências
Matemática
Gênero
Mulheres
Feminismo
Docentes
Education
Women in mathematics
Gender
Feminism
title_short A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de matemática
title_full A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de matemática
title_fullStr A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de matemática
title_full_unstemmed A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de matemática
title_sort A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de matemática
author Souza, Juliana Boanova
author_facet Souza, Juliana Boanova
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Juliana Boanova
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loguercio, Rochele de Quadros
contributor_str_mv Loguercio, Rochele de Quadros
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Matemática
Gênero
Mulheres
Feminismo
Docentes
topic Ensino de ciências
Matemática
Gênero
Mulheres
Feminismo
Docentes
Education
Women in mathematics
Gender
Feminism
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Women in mathematics
Gender
Feminism
description Esta dissertação tem como objetivo investigar e problematizar como o processo de generificação da Matemática está sendo produzido nos discursos das professoras de Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul. Para isso, percorro quatro caminhos da pesquisa: primeiramente mostro como foi dada históricamente a contrução da inferioridade feminina, e como essa inferioridade está imbricada com questões biológicas; o segundo caminho baseia-se em uma análise de periódicos onde constato a inexistência de trabalhos que abordem juntamente a Matemática e o gênero; terceiro, analiso as falas do grupo focal, onde relato a invisibilidade de questões de gênero nos discursos das docêntes; e, por fim, faço uma análise documental no documento da UNESCO intitulado “Decifrar o código”, que relata como está sendo a inserção das mulheres nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática ao redor do mundo. Nesta pesquisa de cunho pós crítico, utilizamos o gênero como categoria de análise, e abordamos questões que surgiram do grupo focal como a verdade da Matemática, o erro na Matemática e o perfil dos estudantes ingressantes em Licenciatura em Matemática no Brasil. Na análise dos discursos das Licenciadas, percebi a invisibilidade do gênero presente nas questões abordadas, o que legitima que a inserção das mulheres na Matemática pode ser vista como uma migração do privado para o público. Considero que há um processo histórico de produção de discursos sobre a inferioridade feminina que de diferentes formas, em diferentes tempos, com diferentes práticas interditou a presença das mulheres em lugares de saber poder e, assim, a possibilidade destas mostrarem o quão inconcebível é a diferenciação desigual das capacidades intelectuais baseadas no sexo, ou no gênero. Por conseguinte, esse processo segue sendo invisibilizado e as mulheres seguem afirmando o padrão masculino e também reforçando o perfil Matemático, sendo ele visto como neutro, puro e verdadeiro.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-19T03:39:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212979
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117098
url http://hdl.handle.net/10183/212979
identifier_str_mv 001117098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212979/2/001117098.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212979/1/001117098.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f552886125c61aff8892c48f775c791e
a77ba155787df12cd3ab848e2ccf8be4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065153807646720