Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Araujo, Leonardo Augusto Luvison
Orientador(a): Santos, Luís Henrique Sacchi dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/212989
Resumo: Os desafios ao ensino de evolução são amplamente discutidos na literatura acadêmica. Tornar a evolução biológica um eixo central no ensino de biologia, tanto na educação básica quanto superior, é defendido por muitos pesquisadores da área. Esta pesquisa de doutorado compreende que uma abordagem integrada de evolução deve ser acompanhada de uma perspectiva pluralista do conhecimento evolutivo, uma vez que sem o pluralismo a biologia não consegue dar conta das explicações evolutivas complexas. Neste sentido, esta investigação pretende fazer um duplo movimento: apresentar uma análise histórica e filosófica sobre o pluralismo evolutivo e refletir sobre os desafios e as potencialidades de um ensino pluralista e integrado de evolução no contexto de uma atividade de formação continuada. O chamado Curso de Biologia Evolutiva na UFRGS - projeto de extensão voltado para a formação continuada de professores e biólogos - tem a participação de ministrantes oriundos de diferentes registros disciplinares. A inserção de discussões evolutivas provenientes de distintas disciplinas biológicas e de perspectivas das ciências humanas representa um estudo de caso importante para analisar e refletir sobre uma abordagem pluralista de ensino de evolução. Tal investigação será aprofundada na tese ao longo de três eixos: o primeiro eixo discute a questão do pluralismo no conhecimento evolutivo em suas dimensões históricas, filosóficas e científicas. Tomando o Curso de Biologia Evolutiva na UFRGS como um estudo de caso, o segundo eixo aborda os desafios e as potencialidades de um ensino pluralista de evolução. O terceiro eixo detalha o desenvolvimento, a validação e a análise de um questionário quali-quantitativo de pesquisa respondido pelos alunos que frequentam o referido curso.
id URGS_201351101bf270caa898b787e23b58f9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212989
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Araujo, Leonardo Augusto LuvisonSantos, Luís Henrique Sacchi dos2020-08-19T03:39:22Z2020http://hdl.handle.net/10183/212989001117082Os desafios ao ensino de evolução são amplamente discutidos na literatura acadêmica. Tornar a evolução biológica um eixo central no ensino de biologia, tanto na educação básica quanto superior, é defendido por muitos pesquisadores da área. Esta pesquisa de doutorado compreende que uma abordagem integrada de evolução deve ser acompanhada de uma perspectiva pluralista do conhecimento evolutivo, uma vez que sem o pluralismo a biologia não consegue dar conta das explicações evolutivas complexas. Neste sentido, esta investigação pretende fazer um duplo movimento: apresentar uma análise histórica e filosófica sobre o pluralismo evolutivo e refletir sobre os desafios e as potencialidades de um ensino pluralista e integrado de evolução no contexto de uma atividade de formação continuada. O chamado Curso de Biologia Evolutiva na UFRGS - projeto de extensão voltado para a formação continuada de professores e biólogos - tem a participação de ministrantes oriundos de diferentes registros disciplinares. A inserção de discussões evolutivas provenientes de distintas disciplinas biológicas e de perspectivas das ciências humanas representa um estudo de caso importante para analisar e refletir sobre uma abordagem pluralista de ensino de evolução. Tal investigação será aprofundada na tese ao longo de três eixos: o primeiro eixo discute a questão do pluralismo no conhecimento evolutivo em suas dimensões históricas, filosóficas e científicas. Tomando o Curso de Biologia Evolutiva na UFRGS como um estudo de caso, o segundo eixo aborda os desafios e as potencialidades de um ensino pluralista de evolução. O terceiro eixo detalha o desenvolvimento, a validação e a análise de um questionário quali-quantitativo de pesquisa respondido pelos alunos que frequentam o referido curso.The challenges of teaching evolution are widely discussed in the academic literature. An attempt to establish the centrality of evolution in biology teaching has been argued by many researchers. This research understands that a pluralistic perspective is essential when it comes to establishing the centrality of evolution in biology teaching. In this sense, this research aims to make a double movement: present a historical and philosophical analysis about evolutionary pluralism and to reflect on the challenges and potentialities of a pluralistic and integrated teaching of evolution in the context of a continuous formation. The so-called Evolutionary Biology Course at UFRGS - extension project aimed to teachers and biologists - has the participation of teachers from different academic disciplines. The insertion of evolutionary discussions from biological disciplines and perspectives of the humanities represents an important case study to analyze a pluralistic approach to teaching evolution. Such investigation will be reported in the thesis along three axes: the first axis discusses the question of pluralism in evolutionary knowledge in its historical, philosophical and scientific dimensions. The second axis addresses the challenges and potentialities of a pluralistic teaching of evolution in the Evolutionary Biology Course at UFRGS as a case study. The third axis details the development, validation and analysis of a qualitative and quantitative research questionnaire answered by the students who attend this course.application/pdfporBiological evolutionFormação continuadaEnsino de ciênciasEstudos culturaisContinuing educationEvolutionary teachinHistory and philosophy of biologyCultural studies of scienceDesafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117082.pdf.txt001117082.pdf.txtExtracted Texttext/plain477959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212989/2/001117082.pdf.txt298d9037a215aba1a80f3fcd1f1037deMD52ORIGINAL001117082.pdfTexto completoapplication/pdf4019806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212989/1/001117082.pdfaa933ea8ada763acb49aa6da205de313MD5110183/2129892020-08-20 03:38:02.623286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212989Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-08-20T06:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos
title Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos
spellingShingle Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos
Araujo, Leonardo Augusto Luvison
Biological evolution
Formação continuada
Ensino de ciências
Estudos culturais
Continuing education
Evolutionary teachin
History and philosophy of biology
Cultural studies of science
title_short Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos
title_full Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos
title_fullStr Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos
title_full_unstemmed Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos
title_sort Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos
author Araujo, Leonardo Augusto Luvison
author_facet Araujo, Leonardo Augusto Luvison
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Leonardo Augusto Luvison
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Luís Henrique Sacchi dos
contributor_str_mv Santos, Luís Henrique Sacchi dos
dc.subject.fr.fl_str_mv Biological evolution
topic Biological evolution
Formação continuada
Ensino de ciências
Estudos culturais
Continuing education
Evolutionary teachin
History and philosophy of biology
Cultural studies of science
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Ensino de ciências
Estudos culturais
dc.subject.eng.fl_str_mv Continuing education
Evolutionary teachin
History and philosophy of biology
Cultural studies of science
description Os desafios ao ensino de evolução são amplamente discutidos na literatura acadêmica. Tornar a evolução biológica um eixo central no ensino de biologia, tanto na educação básica quanto superior, é defendido por muitos pesquisadores da área. Esta pesquisa de doutorado compreende que uma abordagem integrada de evolução deve ser acompanhada de uma perspectiva pluralista do conhecimento evolutivo, uma vez que sem o pluralismo a biologia não consegue dar conta das explicações evolutivas complexas. Neste sentido, esta investigação pretende fazer um duplo movimento: apresentar uma análise histórica e filosófica sobre o pluralismo evolutivo e refletir sobre os desafios e as potencialidades de um ensino pluralista e integrado de evolução no contexto de uma atividade de formação continuada. O chamado Curso de Biologia Evolutiva na UFRGS - projeto de extensão voltado para a formação continuada de professores e biólogos - tem a participação de ministrantes oriundos de diferentes registros disciplinares. A inserção de discussões evolutivas provenientes de distintas disciplinas biológicas e de perspectivas das ciências humanas representa um estudo de caso importante para analisar e refletir sobre uma abordagem pluralista de ensino de evolução. Tal investigação será aprofundada na tese ao longo de três eixos: o primeiro eixo discute a questão do pluralismo no conhecimento evolutivo em suas dimensões históricas, filosóficas e científicas. Tomando o Curso de Biologia Evolutiva na UFRGS como um estudo de caso, o segundo eixo aborda os desafios e as potencialidades de um ensino pluralista de evolução. O terceiro eixo detalha o desenvolvimento, a validação e a análise de um questionário quali-quantitativo de pesquisa respondido pelos alunos que frequentam o referido curso.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-19T03:39:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212989
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117082
url http://hdl.handle.net/10183/212989
identifier_str_mv 001117082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212989/2/001117082.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212989/1/001117082.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 298d9037a215aba1a80f3fcd1f1037de
aa933ea8ada763acb49aa6da205de313
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065153831763968