As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Fraga, Hilda Jaqueline de
Orientador(a): Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/253312
Resumo: A presente dissertação de Mestrado apresenta uma pesquisa qualitativa que contempla a cognicidade (saberes/fazeres) das memórias (res)sentimentos dos moradores de rua do jomal Boca de Rua, explicitada nas oficinas de Educação Patrinonial desenvolvidas com o grupo em Porto Alegre, mais precisamente no espaço educativo do Parque da Redenção, durante o anos de 2002 e 2003. As contribuições dos itinerários educativos das memórias socializadas nas oficinas tornam visívela necessidade de uma Educação capaz de realizar um processo educativo a partir da intersecção das áreas da Educação, da Memória e da Cidade. A aproximação realizada no decorrer desta pesquisa da Cidade Visível e da Cidade Invisível representa a possibilidade de diálogo entre a escola e a rua, mediante a valorização e a reutalização dos conhecimentos constituídos pela errância urbana em Lugares de Memória da cidade não-oficiais, fornecendo aprendizagens importantes para o estabelecimento de políticas públicas de gestão da Educação, da Cidade e da Memória mais solidárias.
id URGS_2192b9d0641176ccd155d33d372bff7e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253312
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Fraga, Hilda Jaqueline deMachado, Carmen Lúcia Bezerra2022-12-31T05:06:22Z2004http://hdl.handle.net/10183/253312000449802A presente dissertação de Mestrado apresenta uma pesquisa qualitativa que contempla a cognicidade (saberes/fazeres) das memórias (res)sentimentos dos moradores de rua do jomal Boca de Rua, explicitada nas oficinas de Educação Patrinonial desenvolvidas com o grupo em Porto Alegre, mais precisamente no espaço educativo do Parque da Redenção, durante o anos de 2002 e 2003. As contribuições dos itinerários educativos das memórias socializadas nas oficinas tornam visívela necessidade de uma Educação capaz de realizar um processo educativo a partir da intersecção das áreas da Educação, da Memória e da Cidade. A aproximação realizada no decorrer desta pesquisa da Cidade Visível e da Cidade Invisível representa a possibilidade de diálogo entre a escola e a rua, mediante a valorização e a reutalização dos conhecimentos constituídos pela errância urbana em Lugares de Memória da cidade não-oficiais, fornecendo aprendizagens importantes para o estabelecimento de políticas públicas de gestão da Educação, da Cidade e da Memória mais solidárias.This paper shows a qualitative research on the cognizance (knowledge/accomplishments) of memories resents/sentiments of the street-dwellers (street-livers) who write a newspaper called Boca de Rua ("street mouth"), explicitly expressed during the workshops on Patrimonial Education hold with that group in Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul, Brazil, more precisely in the educative space of Parque da redenção, in the years 2002 and 2003. The contributions of educational itineraries brought by the memories, wich were socialized in the workshops, make visible the need of an Education capable to carry out an educational process from the intersection of Education, Memory and City represents a possibility of dialogue between school and street, by means of the appreciation and revitalization of the knowledge built by those errant people through the city non-official Places of Interest (squares, parks and viaducts), giving important learning for the establishment of public policies in the administration of Education, City and Memory market out for much more solidarity.application/pdfporBoca de Rua (Jornal)ConhecimentoSentimentoMorador de ruaMemóriaPatrimônioGestão democráticaMarginalização socialEducação patrimonialPolítica educacionalSociologia da educaçãoPorto Alegre (RS)Patrimonial educationPublic policiesCityEducationAs bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000449802.pdf.txt000449802.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253312/2/000449802.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000449802.pdfTexto completoapplication/pdf39697024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253312/1/000449802.pdf78b206448bb1fab402dfaa657a794cbbMD5110183/2533122023-01-01 05:58:06.330292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253312Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-01-01T07:58:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível
title As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível
spellingShingle As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível
Fraga, Hilda Jaqueline de
Boca de Rua (Jornal)
Conhecimento
Sentimento
Morador de rua
Memória
Patrimônio
Gestão democrática
Marginalização social
Educação patrimonial
Política educacional
Sociologia da educação
Porto Alegre (RS)
Patrimonial education
Public policies
City
Education
title_short As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível
title_full As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível
title_fullStr As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível
title_full_unstemmed As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível
title_sort As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível
author Fraga, Hilda Jaqueline de
author_facet Fraga, Hilda Jaqueline de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Hilda Jaqueline de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
contributor_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Boca de Rua (Jornal)
Conhecimento
Sentimento
Morador de rua
Memória
Patrimônio
Gestão democrática
Marginalização social
Educação patrimonial
Política educacional
Sociologia da educação
Porto Alegre (RS)
topic Boca de Rua (Jornal)
Conhecimento
Sentimento
Morador de rua
Memória
Patrimônio
Gestão democrática
Marginalização social
Educação patrimonial
Política educacional
Sociologia da educação
Porto Alegre (RS)
Patrimonial education
Public policies
City
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Patrimonial education
Public policies
City
Education
description A presente dissertação de Mestrado apresenta uma pesquisa qualitativa que contempla a cognicidade (saberes/fazeres) das memórias (res)sentimentos dos moradores de rua do jomal Boca de Rua, explicitada nas oficinas de Educação Patrinonial desenvolvidas com o grupo em Porto Alegre, mais precisamente no espaço educativo do Parque da Redenção, durante o anos de 2002 e 2003. As contribuições dos itinerários educativos das memórias socializadas nas oficinas tornam visívela necessidade de uma Educação capaz de realizar um processo educativo a partir da intersecção das áreas da Educação, da Memória e da Cidade. A aproximação realizada no decorrer desta pesquisa da Cidade Visível e da Cidade Invisível representa a possibilidade de diálogo entre a escola e a rua, mediante a valorização e a reutalização dos conhecimentos constituídos pela errância urbana em Lugares de Memória da cidade não-oficiais, fornecendo aprendizagens importantes para o estabelecimento de políticas públicas de gestão da Educação, da Cidade e da Memória mais solidárias.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-31T05:06:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253312
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000449802
url http://hdl.handle.net/10183/253312
identifier_str_mv 000449802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253312/2/000449802.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253312/1/000449802.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
78b206448bb1fab402dfaa657a794cbb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065199452160000