Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/83258 |
Resumo: | Ao tramar sentimentos contraditórios como resignação e indignação, que uma vez contextualizados histórica e socialmente são capazes de colocar em movimento atitudes permeadas de valores, de contraposição a valores hegemônicos negadores da humanização das relações sociais, políticas, econômicas e culturais, emerge o conceito de tema-gera-dor-de-dor.A pesquisa realizada por meio de entrevistas com sete ex-estudantes do curso de EJA-Ensino Médio, e a análise dos documentos da Escola Técnica Mesquita, permitiu ao pesquisador refletir sobre a importância de uma Proposta de Educação com intencionalidades pedagógicas, com base nos pressupostos metodológicos da Educação Popular. Os objetivos centrais desta dissertação foram entender como o conceito de experiência de Thompson contribuiria para transformar a escola em espaços de guerra de posição, e como este constituiria intelectuais orgânicos, já que as “experienci-ações” vivenciadas por educandos/as nas situações-limites, realizam-se inédito-viáveis nos quais os intelectuais orgânicos se constituem, rompendo / superando ideologias ao transitarem da experiência vivida para experiência percebida. Este processo se dá na escola pesquisada. |
id |
URGS_237f70d74ff814acc76121cc7e93c59e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83258 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Paulo Renato CardozoMachado, Carmen Lúcia Bezerra2013-12-06T01:48:50Z2013http://hdl.handle.net/10183/83258000906207Ao tramar sentimentos contraditórios como resignação e indignação, que uma vez contextualizados histórica e socialmente são capazes de colocar em movimento atitudes permeadas de valores, de contraposição a valores hegemônicos negadores da humanização das relações sociais, políticas, econômicas e culturais, emerge o conceito de tema-gera-dor-de-dor.A pesquisa realizada por meio de entrevistas com sete ex-estudantes do curso de EJA-Ensino Médio, e a análise dos documentos da Escola Técnica Mesquita, permitiu ao pesquisador refletir sobre a importância de uma Proposta de Educação com intencionalidades pedagógicas, com base nos pressupostos metodológicos da Educação Popular. Os objetivos centrais desta dissertação foram entender como o conceito de experiência de Thompson contribuiria para transformar a escola em espaços de guerra de posição, e como este constituiria intelectuais orgânicos, já que as “experienci-ações” vivenciadas por educandos/as nas situações-limites, realizam-se inédito-viáveis nos quais os intelectuais orgânicos se constituem, rompendo / superando ideologias ao transitarem da experiência vivida para experiência percebida. Este processo se dá na escola pesquisada.When plotting contradictory feelings as resignation and indignation, that once historically and socially contextualized, were able to put in motion actions permeated by values of contraposition to hegemonic values deniers of the humanization of the social, political, economic and cultural relations, emerges the concept of theme-generate-pain-of-pain. The research realized through interviews with seven people who were students from EJA-High School, and by analysis of documents of Technical School Mesquita, allowed to the researcher reflect about the value of a Education Proposed with pedagogical intentions based on the methodological assumptions of Popular Education. The objectives, centrals of this dissertation were understand how the concept of Thompson’s experience would help to transform the school into places of position’s war and how these would constitute organic intellectuals, since the “experienci-ações” lived by the students in the same limit situations, are realize inedited-viable in which the organic intellectuals would constitute breaking/overcoming ideologies to transmit lived experience to perceived experience. This is the process that happens in the researched school.application/pdfporEducação de jovens e adultosEnsino médioIdeologiaExperiênciaEducação popularIdeologyExperienceEducationEJATheme-generate-pain-of-painDa experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000906207.pdf000906207.pdfTexto completoapplication/pdf1681014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83258/1/000906207.pdf41522495dd5b4a0c639879eb4a272875MD51TEXT000906207.pdf.txt000906207.pdf.txtExtracted Texttext/plain329859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83258/2/000906207.pdf.txtb1c5501eb67165ee4974376da5fbf154MD52THUMBNAIL000906207.pdf.jpg000906207.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83258/3/000906207.pdf.jpg80116b003eb4a76299d3c514e9b50089MD5310183/832582018-10-09 08:08:05.106oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:08:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor |
title |
Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor |
spellingShingle |
Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor Soares, Paulo Renato Cardozo Educação de jovens e adultos Ensino médio Ideologia Experiência Educação popular Ideology Experience Education EJA Theme-generate-pain-of-pain |
title_short |
Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor |
title_full |
Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor |
title_fullStr |
Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor |
title_full_unstemmed |
Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor |
title_sort |
Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor |
author |
Soares, Paulo Renato Cardozo |
author_facet |
Soares, Paulo Renato Cardozo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Paulo Renato Cardozo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
contributor_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Ensino médio Ideologia Experiência Educação popular |
topic |
Educação de jovens e adultos Ensino médio Ideologia Experiência Educação popular Ideology Experience Education EJA Theme-generate-pain-of-pain |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ideology Experience Education EJA Theme-generate-pain-of-pain |
description |
Ao tramar sentimentos contraditórios como resignação e indignação, que uma vez contextualizados histórica e socialmente são capazes de colocar em movimento atitudes permeadas de valores, de contraposição a valores hegemônicos negadores da humanização das relações sociais, políticas, econômicas e culturais, emerge o conceito de tema-gera-dor-de-dor.A pesquisa realizada por meio de entrevistas com sete ex-estudantes do curso de EJA-Ensino Médio, e a análise dos documentos da Escola Técnica Mesquita, permitiu ao pesquisador refletir sobre a importância de uma Proposta de Educação com intencionalidades pedagógicas, com base nos pressupostos metodológicos da Educação Popular. Os objetivos centrais desta dissertação foram entender como o conceito de experiência de Thompson contribuiria para transformar a escola em espaços de guerra de posição, e como este constituiria intelectuais orgânicos, já que as “experienci-ações” vivenciadas por educandos/as nas situações-limites, realizam-se inédito-viáveis nos quais os intelectuais orgânicos se constituem, rompendo / superando ideologias ao transitarem da experiência vivida para experiência percebida. Este processo se dá na escola pesquisada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-06T01:48:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/83258 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000906207 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/83258 |
identifier_str_mv |
000906207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83258/1/000906207.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83258/2/000906207.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83258/3/000906207.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41522495dd5b4a0c639879eb4a272875 b1c5501eb67165ee4974376da5fbf154 80116b003eb4a76299d3c514e9b50089 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797065003871764480 |