Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Soares, Paulo Renato Cardozo
Orientador(a): Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
EJA
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/83258
Resumo: Ao tramar sentimentos contraditórios como resignação e indignação, que uma vez contextualizados histórica e socialmente são capazes de colocar em movimento atitudes permeadas de valores, de contraposição a valores hegemônicos negadores da humanização das relações sociais, políticas, econômicas e culturais, emerge o conceito de tema-gera-dor-de-dor.A pesquisa realizada por meio de entrevistas com sete ex-estudantes do curso de EJA-Ensino Médio, e a análise dos documentos da Escola Técnica Mesquita, permitiu ao pesquisador refletir sobre a importância de uma Proposta de Educação com intencionalidades pedagógicas, com base nos pressupostos metodológicos da Educação Popular. Os objetivos centrais desta dissertação foram entender como o conceito de experiência de Thompson contribuiria para transformar a escola em espaços de guerra de posição, e como este constituiria intelectuais orgânicos, já que as “experienci-ações” vivenciadas por educandos/as nas situações-limites, realizam-se inédito-viáveis nos quais os intelectuais orgânicos se constituem, rompendo / superando ideologias ao transitarem da experiência vivida para experiência percebida. Este processo se dá na escola pesquisada.
id URGS_237f70d74ff814acc76121cc7e93c59e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83258
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Paulo Renato CardozoMachado, Carmen Lúcia Bezerra2013-12-06T01:48:50Z2013http://hdl.handle.net/10183/83258000906207Ao tramar sentimentos contraditórios como resignação e indignação, que uma vez contextualizados histórica e socialmente são capazes de colocar em movimento atitudes permeadas de valores, de contraposição a valores hegemônicos negadores da humanização das relações sociais, políticas, econômicas e culturais, emerge o conceito de tema-gera-dor-de-dor.A pesquisa realizada por meio de entrevistas com sete ex-estudantes do curso de EJA-Ensino Médio, e a análise dos documentos da Escola Técnica Mesquita, permitiu ao pesquisador refletir sobre a importância de uma Proposta de Educação com intencionalidades pedagógicas, com base nos pressupostos metodológicos da Educação Popular. Os objetivos centrais desta dissertação foram entender como o conceito de experiência de Thompson contribuiria para transformar a escola em espaços de guerra de posição, e como este constituiria intelectuais orgânicos, já que as “experienci-ações” vivenciadas por educandos/as nas situações-limites, realizam-se inédito-viáveis nos quais os intelectuais orgânicos se constituem, rompendo / superando ideologias ao transitarem da experiência vivida para experiência percebida. Este processo se dá na escola pesquisada.When plotting contradictory feelings as resignation and indignation, that once historically and socially contextualized, were able to put in motion actions permeated by values of contraposition to hegemonic values deniers of the humanization of the social, political, economic and cultural relations, emerges the concept of theme-generate-pain-of-pain. The research realized through interviews with seven people who were students from EJA-High School, and by analysis of documents of Technical School Mesquita, allowed to the researcher reflect about the value of a Education Proposed with pedagogical intentions based on the methodological assumptions of Popular Education. The objectives, centrals of this dissertation were understand how the concept of Thompson’s experience would help to transform the school into places of position’s war and how these would constitute organic intellectuals, since the “experienci-ações” lived by the students in the same limit situations, are realize inedited-viable in which the organic intellectuals would constitute breaking/overcoming ideologies to transmit lived experience to perceived experience. This is the process that happens in the researched school.application/pdfporEducação de jovens e adultosEnsino médioIdeologiaExperiênciaEducação popularIdeologyExperienceEducationEJATheme-generate-pain-of-painDa experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000906207.pdf000906207.pdfTexto completoapplication/pdf1681014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83258/1/000906207.pdf41522495dd5b4a0c639879eb4a272875MD51TEXT000906207.pdf.txt000906207.pdf.txtExtracted Texttext/plain329859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83258/2/000906207.pdf.txtb1c5501eb67165ee4974376da5fbf154MD52THUMBNAIL000906207.pdf.jpg000906207.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83258/3/000906207.pdf.jpg80116b003eb4a76299d3c514e9b50089MD5310183/832582018-10-09 08:08:05.106oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:08:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor
title Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor
spellingShingle Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor
Soares, Paulo Renato Cardozo
Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Ideologia
Experiência
Educação popular
Ideology
Experience
Education
EJA
Theme-generate-pain-of-pain
title_short Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor
title_full Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor
title_fullStr Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor
title_full_unstemmed Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor
title_sort Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor
author Soares, Paulo Renato Cardozo
author_facet Soares, Paulo Renato Cardozo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Paulo Renato Cardozo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
contributor_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Ideologia
Experiência
Educação popular
topic Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Ideologia
Experiência
Educação popular
Ideology
Experience
Education
EJA
Theme-generate-pain-of-pain
dc.subject.eng.fl_str_mv Ideology
Experience
Education
EJA
Theme-generate-pain-of-pain
description Ao tramar sentimentos contraditórios como resignação e indignação, que uma vez contextualizados histórica e socialmente são capazes de colocar em movimento atitudes permeadas de valores, de contraposição a valores hegemônicos negadores da humanização das relações sociais, políticas, econômicas e culturais, emerge o conceito de tema-gera-dor-de-dor.A pesquisa realizada por meio de entrevistas com sete ex-estudantes do curso de EJA-Ensino Médio, e a análise dos documentos da Escola Técnica Mesquita, permitiu ao pesquisador refletir sobre a importância de uma Proposta de Educação com intencionalidades pedagógicas, com base nos pressupostos metodológicos da Educação Popular. Os objetivos centrais desta dissertação foram entender como o conceito de experiência de Thompson contribuiria para transformar a escola em espaços de guerra de posição, e como este constituiria intelectuais orgânicos, já que as “experienci-ações” vivenciadas por educandos/as nas situações-limites, realizam-se inédito-viáveis nos quais os intelectuais orgânicos se constituem, rompendo / superando ideologias ao transitarem da experiência vivida para experiência percebida. Este processo se dá na escola pesquisada.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-06T01:48:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/83258
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000906207
url http://hdl.handle.net/10183/83258
identifier_str_mv 000906207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83258/1/000906207.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83258/2/000906207.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83258/3/000906207.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41522495dd5b4a0c639879eb4a272875
b1c5501eb67165ee4974376da5fbf154
80116b003eb4a76299d3c514e9b50089
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065003871764480