Educação a distância na formação permanente de farmacêuticos : perspectivas de um processo de avaliação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Leite, Márcia dos Angeles Luna
Orientador(a): Castro, Mauro Silveira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/117134
Resumo: No Brasil o desenvolvimento de políticas públicas vem avançando para a transformação das práticas em saúde a fim de atender às necessidades do novo cenário mundial da Atenção Primária em Saúde (APS) e oportunizando a inserção do farmacêutico no apoio às equipes de saúde da família. Uma colaboração entre gestores e profissionais de saúde do serviço e da universidade impulsionou a construção de um curso de educação permanente com o objetivo de qualificar o farmacêutico tecnicamente e humanisticamente para atuação na Atenção Primária em Saúde. A Educação a Distância (EAD) foi a modalidade eleita para viabilizar o acesso à formação permanente de farmacêuticos das diversas regiões do Brasil. Apresenta-se o processo de planejamento, implementação e avaliação de um curso piloto que objetivou testar a aplicabilidade da proposta e contribuir para a construção da versão final do curso. Foram construídas diretrizes de atuação e identificadas competências que possibilitaram caracterização do perfil profissional desejado, além de possíveis barreiras para a atuação e estratégias de ensino, que contribuíram para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico do curso. A metodologia de trabalho integrou a Técnica do Grupo Nominal, o Método Delphi e discussões com a participação de especialistas de várias profissões e saberes para a identificação de competências e metodologias de ensino. A equipe de desenvolvimento do curso realizou um processo de inserção na EAD para a construção de materiais didáticos, objetos de aprendizagem e estruturação da edição piloto. O curso foi aplicado a 23 farmacêuticos por 5 meses, com taxa de evasão de 31,8%. Aplicou-se um modelo de avaliação mista, baseado em referenciais de qualidade e na estrutura do curso, integrando as perspectivas dos alunos e da comissão gestora. Os dados sistematizados e avaliados pela equipe de desenvolvimento possibilitaram a definição das mudanças necessárias para a adequação da proposta de educação permanente a distância. A avaliação desenvolvida ao longo de cada etapa de construção do curso, com a colaboração de todos os atores envolvidos no processo educativo, proporcionou que a edição piloto fosse aprimorada ao longo de sua aplicação, qualificando a construção da edição final. Foram apontadas melhorias para o processo avaliativo e indicadas alternativas para diminuir a evasão.
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Apresenta-se o processo de planejamento, implementação e avaliação de um curso piloto que objetivou testar a aplicabilidade da proposta e contribuir para a construção da versão final do curso. Foram construídas diretrizes de atuação e identificadas competências que possibilitaram caracterização do perfil profissional desejado, além de possíveis barreiras para a atuação e estratégias de ensino, que contribuíram para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico do curso. A metodologia de trabalho integrou a Técnica do Grupo Nominal, o Método Delphi e discussões com a participação de especialistas de várias profissões e saberes para a identificação de competências e metodologias de ensino. A equipe de desenvolvimento do curso realizou um processo de inserção na EAD para a construção de materiais didáticos, objetos de aprendizagem e estruturação da edição piloto. O curso foi aplicado a 23 farmacêuticos por 5 meses, com taxa de evasão de 31,8%. Aplicou-se um modelo de avaliação mista, baseado em referenciais de qualidade e na estrutura do curso, integrando as perspectivas dos alunos e da comissão gestora. Os dados sistematizados e avaliados pela equipe de desenvolvimento possibilitaram a definição das mudanças necessárias para a adequação da proposta de educação permanente a distância. A avaliação desenvolvida ao longo de cada etapa de construção do curso, com a colaboração de todos os atores envolvidos no processo educativo, proporcionou que a edição piloto fosse aprimorada ao longo de sua aplicação, qualificando a construção da edição final. Foram apontadas melhorias para o processo avaliativo e indicadas alternativas para diminuir a evasão.In Brazil the development of public policies has been advancing for the transformation of health practices to meet the needs of the new world of Primary Health Care (PHC) and opportunity to the inclusion of the pharmacist in support of family health teams. A collaboration between managers and health service professionals and university promoted the construction of a continuing education course in order to qualify technically and humanistically pharmacist to work in the Primary Health Distance Education (ODL) mode was chosen to facilitate access to continuing education of pharmacists from different regions of Brazil. It presents the process of planning, implementation and evaluation of a pilot course aimed to test the applicability of the proposal and contribute to the construction of the final version of the course. They were built for action and guidelines identified skills that enabled characterization of the desired professional profile, and potential barriers to the practice and teaching strategies that contributed to the collective construction of the Political Teaching of the course. The methodology incorporated the Nominal Group Technique, Delphi Method and discussions with participation of experts from various professions and knowledge to identify skills and teaching methodologies. The development team conducted an ongoing process of integration into the EAD for the construction of teaching materials, learning objects and structuring the pilot edition. The course was administered to 23 pharmacists for 5 months, with a dropout rate of 31.8%. We applied a mixed assessment model, based on benchmarks of quality and structure of the course, integrating the perspectives of students and the management committee. The systematic data and evaluated by the development team allowed the definition of the necessary changes to the adequacy of the proposed continuing education at a distance. The assessment developed along each step of construction of the course, with the collaboration of all stakeholders in the educational process, provided that the pilot edition was enhanced over its application and qualifying the construction of the final issue. Improvements have been appointed to the evaluation process and indicated alternatives to reduce evasion.application/pdfporEducação a distânciaFormação profissional : FarmacêuticoAtenção primária à saúdeEducação permanentePrimary health careContinuing educationPharmaceutical educationDistance educationEvaluationEducação a distância na formação permanente de farmacêuticos : perspectivas de um processo de avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de FarmáciaPrograma de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000874515.pdf000874515.pdfTexto completoapplication/pdf897800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117134/1/000874515.pdf461ed74bd6ee30e4ce0a9dfb93985852MD51TEXT000874515.pdf.txt000874515.pdf.txtExtracted Texttext/plain142456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117134/2/000874515.pdf.txt0731b5dc83b2cbe4fcb06b555699be7eMD52THUMBNAIL000874515.pdf.jpg000874515.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117134/3/000874515.pdf.jpg0e595b25b06575afea548c2d592cd668MD5310183/1171342022-09-18 04:48:17.291401oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-18T07:48:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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