Políticas de multiplicidade em educação : restografia de uma escola incomum

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Piuco, Thainan
Orientador(a): Mossi, Cristian Poletti
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/234172
Resumo: Que políticas de multiplicidade se instauram com a restografia de uma escola incomum? Em aliança às filosofias da diferença, às existências marginais e a devires minoritários, busca-se ensaiar possíveis respostas a essa pergunta a partir da confabulação de um espaço-menor, o qual chamamos de escola incomum, vivido e ficcionado entre os múltiplos trânsitos da vida docente. Ao questionar procedimentos metodológicos majoritários em educação, criou-se um método cunhado de restografia, em que o uso de fragmentos, ou como dizemos, restos, compõem a pesquisa de maneira fragmentária, sem pretensões unitárias. Para tanto, o uso de escritos, imagens, poemas, cenas de escola, entre outras matérias, dá-se por composição, não por representação ou ilustração. Com o conceito de multiplicidade [DELEUZE; GUATTARI, 1992], esta dissertação propõe uma política, também pensada em termos de uma ética e uma estética, voltada à sustentação das diferenças no espaço escolar, em especial, as diferenças sexuais: uma política de multiplicidade. A pesquisa também traz contos a respeito de experiências dessubjetivadoras às normas de gênero e sexuais. A passagem destas forças estranhas e potentes pela escola, tomadas aqui como multidões sexopolíticas [PRECIADO, 2011], obriga-nos a redesenhar os traços de uma escola-maior, traçando gestos outros em sinal à multiplicidade de existências.
id URGS_2710940230e30cfe74ee04a8115dedd4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234172
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Piuco, ThainanMossi, Cristian Poletti2022-01-19T04:36:24Z2021http://hdl.handle.net/10183/234172001135957Que políticas de multiplicidade se instauram com a restografia de uma escola incomum? Em aliança às filosofias da diferença, às existências marginais e a devires minoritários, busca-se ensaiar possíveis respostas a essa pergunta a partir da confabulação de um espaço-menor, o qual chamamos de escola incomum, vivido e ficcionado entre os múltiplos trânsitos da vida docente. Ao questionar procedimentos metodológicos majoritários em educação, criou-se um método cunhado de restografia, em que o uso de fragmentos, ou como dizemos, restos, compõem a pesquisa de maneira fragmentária, sem pretensões unitárias. Para tanto, o uso de escritos, imagens, poemas, cenas de escola, entre outras matérias, dá-se por composição, não por representação ou ilustração. Com o conceito de multiplicidade [DELEUZE; GUATTARI, 1992], esta dissertação propõe uma política, também pensada em termos de uma ética e uma estética, voltada à sustentação das diferenças no espaço escolar, em especial, as diferenças sexuais: uma política de multiplicidade. A pesquisa também traz contos a respeito de experiências dessubjetivadoras às normas de gênero e sexuais. A passagem destas forças estranhas e potentes pela escola, tomadas aqui como multidões sexopolíticas [PRECIADO, 2011], obriga-nos a redesenhar os traços de uma escola-maior, traçando gestos outros em sinal à multiplicidade de existências.What politics of multiplicity are established with the restography of an uncommon school? In alliance with the philosophies of difference, marginal existences and becoming-minority, we seek to rehearse possible answers to this question based on the confabulation of a minor-space called uncommon school lived and fictionalized among multiple transits of teaching life. Questioning major methodologies in education, a method called restography was created, in wich the use of fragments, the remains, compose the research in a fragmentary and non-unitary way. Therefore, use of writings, images, poems, school scenes, among other subjects, happens by composition not representation or illustration. Whit the concept of multiplicity [DELEUZE; GUATTARI, 1992], this dissertation proposes a politics, also thougt of as ethic and aesthetics, aimed at sustaining differences in the school, especially sexual differences: a politics of multiplicity. This research also brings tales about desubjective experiences regarding gender and sexual norms. The passage of these strange and powerful forces throught the school, taken here as sex political crowrds [PRECIADO, 2011] forces us to draw the traces of a major school, tracing other gestures as a sign of multiplicity of existences.application/pdfporPolíticas públicasGênero e sexualidadePolitics of multiplicityRestographyModes of existenceSchoolBecomingPolíticas de multiplicidade em educação : restografia de uma escola incomuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135957.pdf.txt001135957.pdf.txtExtracted Texttext/plain155390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234172/2/001135957.pdf.txt9ef9b4cc74198a4907c5afd1da4800dbMD52ORIGINAL001135957.pdfTexto completoapplication/pdf18067729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234172/1/001135957.pdfa447b12743b241b88d814a1225c37a72MD5110183/2341722022-02-22 04:52:06.579573oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234172Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:52:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas de multiplicidade em educação : restografia de uma escola incomum
title Políticas de multiplicidade em educação : restografia de uma escola incomum
spellingShingle Políticas de multiplicidade em educação : restografia de uma escola incomum
Piuco, Thainan
Políticas públicas
Gênero e sexualidade
Politics of multiplicity
Restography
Modes of existence
School
Becoming
title_short Políticas de multiplicidade em educação : restografia de uma escola incomum
title_full Políticas de multiplicidade em educação : restografia de uma escola incomum
title_fullStr Políticas de multiplicidade em educação : restografia de uma escola incomum
title_full_unstemmed Políticas de multiplicidade em educação : restografia de uma escola incomum
title_sort Políticas de multiplicidade em educação : restografia de uma escola incomum
author Piuco, Thainan
author_facet Piuco, Thainan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piuco, Thainan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mossi, Cristian Poletti
contributor_str_mv Mossi, Cristian Poletti
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Gênero e sexualidade
topic Políticas públicas
Gênero e sexualidade
Politics of multiplicity
Restography
Modes of existence
School
Becoming
dc.subject.eng.fl_str_mv Politics of multiplicity
Restography
Modes of existence
School
Becoming
description Que políticas de multiplicidade se instauram com a restografia de uma escola incomum? Em aliança às filosofias da diferença, às existências marginais e a devires minoritários, busca-se ensaiar possíveis respostas a essa pergunta a partir da confabulação de um espaço-menor, o qual chamamos de escola incomum, vivido e ficcionado entre os múltiplos trânsitos da vida docente. Ao questionar procedimentos metodológicos majoritários em educação, criou-se um método cunhado de restografia, em que o uso de fragmentos, ou como dizemos, restos, compõem a pesquisa de maneira fragmentária, sem pretensões unitárias. Para tanto, o uso de escritos, imagens, poemas, cenas de escola, entre outras matérias, dá-se por composição, não por representação ou ilustração. Com o conceito de multiplicidade [DELEUZE; GUATTARI, 1992], esta dissertação propõe uma política, também pensada em termos de uma ética e uma estética, voltada à sustentação das diferenças no espaço escolar, em especial, as diferenças sexuais: uma política de multiplicidade. A pesquisa também traz contos a respeito de experiências dessubjetivadoras às normas de gênero e sexuais. A passagem destas forças estranhas e potentes pela escola, tomadas aqui como multidões sexopolíticas [PRECIADO, 2011], obriga-nos a redesenhar os traços de uma escola-maior, traçando gestos outros em sinal à multiplicidade de existências.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-19T04:36:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234172
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135957
url http://hdl.handle.net/10183/234172
identifier_str_mv 001135957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234172/2/001135957.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234172/1/001135957.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ef9b4cc74198a4907c5afd1da4800db
a447b12743b241b88d814a1225c37a72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065179238760448