Learning design aplicado ao projeto de unidades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Bruno, Fernando Batista
Orientador(a): Silva, Regio Pierre da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/193458
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo propor um artefato digital com ferramentas grá<cas/ visuais para auxiliar no processo de projeto de unidades de aprendizagem em ambiente virtual de aprendizagem, tendo por base a abordagem de Learning Design. Para tanto, a fundamenta o te rica compreende os seguintes temas: Learning Design, processo de projeto de produto, agregador multim'dia como mediador didático, organizadores grá<cos e ambientes virtuais de aprendizagem. O processo de pesquisa decorreu de acordo com o paradigma da Design Science Research, uma vez que buscou desenvolver uma solu o para uma classe espec'<ca de problema e produzir conhecimento sobre este processo. Para alcan ar os objetivos da pesquisa, a Design Science considera métodos abdutivos combinados com métodos indutivos e dedutivos. A revis o da literatura e a análise de artefatos similares delinearam o escopo e o conjunto de requisitos, que conduziram o processo de projeto e desenvolvimento. O artefato foi projetado para ser digital, ^ex'vel e customizável; ter a estrutura de organizadores grá<cos relacionais; conectar o conteúdo ao percurso de aprendizagem; possibilitar seu uso em sala de aula, como agregador multim'dia e mediador didático; e permitir a disposi o de atividades tanto em sequências simples (arranjo em série) quanto em múltiplas disposi Bes de percurso (arranjo em paralelo). O processo de desenvolvimento foi iterativo, através de etapas de codi<ca o, veri<ca o e valida o. Cada itera o cobriu um subconjunto de requisitos, o c digo resultante foi veri<cado e o comportamento do artefato, validado. Ao <nal dos ciclos de desenvolvimento, o processo de avalia o ocorreu por meio da modelagem de dois casos em um contexto de ensino-aprendizagem: o projeto de uma unidade de aprendizagem de Geometria Descritiva e um metamodelo de PadrBes Pedag gicos. O desenvolvimento tecnol gico fornecido por este artefato suporta o design de unidades de aprendizagem através da abordagem do Learning Design. O conhecimento gerado a partir de todo o processo pode servir como base para a concep o de novos recursos, bem como fornecer suporte a outros pesquisadores para aprimorar ou desenvolver novas ferramentas de projeto para unidades de aprendizagem.
id URGS_2c4112b8c3cc1b5970636cc535fb1878
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193458
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Bruno, Fernando BatistaSilva, Regio Pierre daSilva, Tania Luisa Koltermann da2019-04-25T02:36:47Z2019http://hdl.handle.net/10183/193458001092141O presente trabalho tem por objetivo propor um artefato digital com ferramentas grá<cas/ visuais para auxiliar no processo de projeto de unidades de aprendizagem em ambiente virtual de aprendizagem, tendo por base a abordagem de Learning Design. Para tanto, a fundamenta o te rica compreende os seguintes temas: Learning Design, processo de projeto de produto, agregador multim'dia como mediador didático, organizadores grá<cos e ambientes virtuais de aprendizagem. O processo de pesquisa decorreu de acordo com o paradigma da Design Science Research, uma vez que buscou desenvolver uma solu o para uma classe espec'<ca de problema e produzir conhecimento sobre este processo. Para alcan ar os objetivos da pesquisa, a Design Science considera métodos abdutivos combinados com métodos indutivos e dedutivos. A revis o da literatura e a análise de artefatos similares delinearam o escopo e o conjunto de requisitos, que conduziram o processo de projeto e desenvolvimento. O artefato foi projetado para ser digital, ^ex'vel e customizável; ter a estrutura de organizadores grá<cos relacionais; conectar o conteúdo ao percurso de aprendizagem; possibilitar seu uso em sala de aula, como agregador multim'dia e mediador didático; e permitir a disposi o de atividades tanto em sequências simples (arranjo em série) quanto em múltiplas disposi Bes de percurso (arranjo em paralelo). O processo de desenvolvimento foi iterativo, através de etapas de codi<ca o, veri<ca o e valida o. Cada itera o cobriu um subconjunto de requisitos, o c digo resultante foi veri<cado e o comportamento do artefato, validado. Ao <nal dos ciclos de desenvolvimento, o processo de avalia o ocorreu por meio da modelagem de dois casos em um contexto de ensino-aprendizagem: o projeto de uma unidade de aprendizagem de Geometria Descritiva e um metamodelo de PadrBes Pedag gicos. O desenvolvimento tecnol gico fornecido por este artefato suporta o design de unidades de aprendizagem através da abordagem do Learning Design. O conhecimento gerado a partir de todo o processo pode servir como base para a concep o de novos recursos, bem como fornecer suporte a outros pesquisadores para aprimorar ou desenvolver novas ferramentas de projeto para unidades de aprendizagem.This work aims to propose a digital artefact featured with graphics/visual tools to assist in the process of designing units of learning in virtual learning environment, based on the "Learning Design" approach. To accomplish this, the theoretical basis comprises the following themes: Learning Design, design process, multimedia aggregator as a didactic mediator, graphic organisers and virtual learning environments. The research process ran according to the Design Science Research paradigm, since it sought to develop a solution for a speci<c class of problem and create knowledge about this process. To achieve the research objectives, Design Science acknowledges abductive methods combined with inductive and deductive methods. The literature review and the analysis of similar artefacts outlined the scope and the requirements, which guided the design and development process. The design process considered the artefact to be digital, ^exible, and customisable; to have the structure of relational graphic organisers; to attach the content to the learning path; to allow its use in the classroom as a multimedia aggregator and didactic mediator; and permit the arrangement of activities in both simple sequences (serial setting) and multiple path dispositions (parallel setting). The development process was iterative, through stages of coding, veri<cation and validation. Each iteration covered a subset of requirements, the resulting code was veri<ed, and the behaviour of the artefact was validated. At the end of the development cycles, the evaluation process took place through the modelling of two cases in a teaching-learning context: the design of a Descriptive Geometry unit of learning and a Pedagogical Pattern metamodel. The technological development provided by this artefact supports the design of units of learning via the Learning Design approach. The knowledge generated from the whole process can work as a basis for conceiving new features, as well as providing support for other researchers to evolve or develop new design tools for units of learning.application/pdfporDesign gráficoAmbiente virtual de aprendizagemLearning designVirtual learning environmentsGraphic organisersDesign science researchDesign of units of learningLearning design aplicado ao projeto de unidades de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092141.pdf.txt001092141.pdf.txtExtracted Texttext/plain362073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193458/2/001092141.pdf.txt3d90e6d1515bdee8104f1a97eaddb148MD52ORIGINAL001092141.pdfTexto completoapplication/pdf6034964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193458/1/001092141.pdfd2624afe7015b08129ef229454d8d5f3MD5110183/1934582019-04-26 02:38:11.917284oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193458Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-26T05:38:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Learning design aplicado ao projeto de unidades de aprendizagem
title Learning design aplicado ao projeto de unidades de aprendizagem
spellingShingle Learning design aplicado ao projeto de unidades de aprendizagem
Bruno, Fernando Batista
Design gráfico
Ambiente virtual de aprendizagem
Learning design
Virtual learning environments
Graphic organisers
Design science research
Design of units of learning
title_short Learning design aplicado ao projeto de unidades de aprendizagem
title_full Learning design aplicado ao projeto de unidades de aprendizagem
title_fullStr Learning design aplicado ao projeto de unidades de aprendizagem
title_full_unstemmed Learning design aplicado ao projeto de unidades de aprendizagem
title_sort Learning design aplicado ao projeto de unidades de aprendizagem
author Bruno, Fernando Batista
author_facet Bruno, Fernando Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno, Fernando Batista
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Regio Pierre da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Tania Luisa Koltermann da
contributor_str_mv Silva, Regio Pierre da
Silva, Tania Luisa Koltermann da
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Ambiente virtual de aprendizagem
topic Design gráfico
Ambiente virtual de aprendizagem
Learning design
Virtual learning environments
Graphic organisers
Design science research
Design of units of learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning design
Virtual learning environments
Graphic organisers
Design science research
Design of units of learning
description O presente trabalho tem por objetivo propor um artefato digital com ferramentas grá<cas/ visuais para auxiliar no processo de projeto de unidades de aprendizagem em ambiente virtual de aprendizagem, tendo por base a abordagem de Learning Design. Para tanto, a fundamenta o te rica compreende os seguintes temas: Learning Design, processo de projeto de produto, agregador multim'dia como mediador didático, organizadores grá<cos e ambientes virtuais de aprendizagem. O processo de pesquisa decorreu de acordo com o paradigma da Design Science Research, uma vez que buscou desenvolver uma solu o para uma classe espec'<ca de problema e produzir conhecimento sobre este processo. Para alcan ar os objetivos da pesquisa, a Design Science considera métodos abdutivos combinados com métodos indutivos e dedutivos. A revis o da literatura e a análise de artefatos similares delinearam o escopo e o conjunto de requisitos, que conduziram o processo de projeto e desenvolvimento. O artefato foi projetado para ser digital, ^ex'vel e customizável; ter a estrutura de organizadores grá<cos relacionais; conectar o conteúdo ao percurso de aprendizagem; possibilitar seu uso em sala de aula, como agregador multim'dia e mediador didático; e permitir a disposi o de atividades tanto em sequências simples (arranjo em série) quanto em múltiplas disposi Bes de percurso (arranjo em paralelo). O processo de desenvolvimento foi iterativo, através de etapas de codi<ca o, veri<ca o e valida o. Cada itera o cobriu um subconjunto de requisitos, o c digo resultante foi veri<cado e o comportamento do artefato, validado. Ao <nal dos ciclos de desenvolvimento, o processo de avalia o ocorreu por meio da modelagem de dois casos em um contexto de ensino-aprendizagem: o projeto de uma unidade de aprendizagem de Geometria Descritiva e um metamodelo de PadrBes Pedag gicos. O desenvolvimento tecnol gico fornecido por este artefato suporta o design de unidades de aprendizagem através da abordagem do Learning Design. O conhecimento gerado a partir de todo o processo pode servir como base para a concep o de novos recursos, bem como fornecer suporte a outros pesquisadores para aprimorar ou desenvolver novas ferramentas de projeto para unidades de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-25T02:36:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193458
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092141
url http://hdl.handle.net/10183/193458
identifier_str_mv 001092141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193458/2/001092141.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193458/1/001092141.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d90e6d1515bdee8104f1a97eaddb148
d2624afe7015b08129ef229454d8d5f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065122046279680