Estratégias de produção : a manufatura como arma competitiva : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1997
Autor(a) principal: Carvalho Junior, Jose Mario de
Orientador(a): Fensterseifer, Jaime Evaldo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/33684
Resumo: Uma revisão da literatura indica que a formulação de estratégias de manufatura tem sido baseada na percepção dos envolvidos no processo (normalmente gerentes e diretores). Neste trabalho, uma auditoria para formulação de uma estratégia de produção para uma empresa de fabricação sob encomenda, utilizou-se uma pesquisa junto aso clientes para identificar os critérios "muito importantes" e "importantes", bem como avaliar o desempenho da empresa nestes critérios comparativamente à sua concorrência. Com o intuito de desenvolver este trabalho foram propostos os seguintes passos. Identificar na literatura algumas dimensões competitivas as quais uma empresa pode escolher para competir. Descrever, baseado em quadro referencial de estratégia de manufatura da empresa estudada. Pojetar e implementar uma pesquisa de mercado para identificar critérios competitivos importantes, bem como o desempenho da empresa nestes cirtérios. Elaborar uma matriz importância-desempenho baseada na pessquisa para a empresa estudar e identificar a partir desta matriz quais os critérios competitivos em que a empresa deve focalizar seus recursos de maneira a obter e sustentar um vantagem competitiva. Os resultados indicam que, entre outros, a confiabilidade de prazo de entrega pode ser um critério muito importante para a empresa estudada obter e sustentar uma vantagem competitiva. Por outro lado, de uma perspectiva acadêmica, os resultados encontrados neste trabalho indicam que a idéia de "fazer perguntas de marketing com respostas para a manufatura" constitui uma possibilidade para novas pesquisas sobre o processo de formulação de estratégias de manufatura.
id URGS_2c81488256a57d45e4bbe1738abde96d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33684
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Carvalho Junior, Jose Mario deFensterseifer, Jaime Evaldo2011-10-29T01:18:12Z1997http://hdl.handle.net/10183/33684000098829Uma revisão da literatura indica que a formulação de estratégias de manufatura tem sido baseada na percepção dos envolvidos no processo (normalmente gerentes e diretores). Neste trabalho, uma auditoria para formulação de uma estratégia de produção para uma empresa de fabricação sob encomenda, utilizou-se uma pesquisa junto aso clientes para identificar os critérios "muito importantes" e "importantes", bem como avaliar o desempenho da empresa nestes critérios comparativamente à sua concorrência. Com o intuito de desenvolver este trabalho foram propostos os seguintes passos. Identificar na literatura algumas dimensões competitivas as quais uma empresa pode escolher para competir. Descrever, baseado em quadro referencial de estratégia de manufatura da empresa estudada. Pojetar e implementar uma pesquisa de mercado para identificar critérios competitivos importantes, bem como o desempenho da empresa nestes cirtérios. Elaborar uma matriz importância-desempenho baseada na pessquisa para a empresa estudar e identificar a partir desta matriz quais os critérios competitivos em que a empresa deve focalizar seus recursos de maneira a obter e sustentar um vantagem competitiva. Os resultados indicam que, entre outros, a confiabilidade de prazo de entrega pode ser um critério muito importante para a empresa estudada obter e sustentar uma vantagem competitiva. Por outro lado, de uma perspectiva acadêmica, os resultados encontrados neste trabalho indicam que a idéia de "fazer perguntas de marketing com respostas para a manufatura" constitui uma possibilidade para novas pesquisas sobre o processo de formulação de estratégias de manufatura.A literature review has showed us that the formulation of a manufacturing strategy has been based on insiders ( middle and senior managers) assessments and beliefs about manufacturing performance and customer needs. In our work, a manufacturing fonnulation audit for a make-to-order company, we used a customer survey to identify the "very important" and "important- criteria, as well as the company's performance on these criteria when compared to its major competitors. In order to perform this work the following stages were proposed. Indentify on a literature review some competitive dimensions which a company could choose to compete. Describe, based on a manufacturing strategy framework, the strategic intent and other specific information on manufacturing strategy of the studied company. Design and implement a market survey to identify important criteria, as well as the performance of the studied company on such citeria. Elaborate an importanceperformance matrix based on the survey for this particular company and identify from the matrix which are the competitive criteria the company might focus its resources in order to obtain and support a competive advantage. Our results indicate that, among others, the delivery-on-time might be a very important cirteria to obtain competitive advantage for the studied company. On the other hand, from an academic perspective, the results achieved in this work indicate that the idea of "marketing questions for manufacturing answers" may constitute a possibility for future research on the process of manufacturing strategy formulation.application/pdfporAdministração da produçãoEstratégia competitivaManufaturaEstratégias de produção : a manufatura como arma competitiva : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS1997mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000098829.pdf000098829.pdfTexto completoapplication/pdf2674400http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33684/1/000098829.pdf0fc4c85ec50c7a2ca41f24bff7ddb6deMD51TEXT000098829.pdf.txt000098829.pdf.txtExtracted Texttext/plain317237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33684/2/000098829.pdf.txt23d64318cb4c19a29b74b8e22b7c5fb4MD52THUMBNAIL000098829.pdf.jpg000098829.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33684/3/000098829.pdf.jpge201f6dbc92cd7623b1524e04a7fd6c1MD5310183/336842023-08-13 03:44:18.485139oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33684Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-13T06:44:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de produção : a manufatura como arma competitiva : um estudo de caso
title Estratégias de produção : a manufatura como arma competitiva : um estudo de caso
spellingShingle Estratégias de produção : a manufatura como arma competitiva : um estudo de caso
Carvalho Junior, Jose Mario de
Administração da produção
Estratégia competitiva
Manufatura
title_short Estratégias de produção : a manufatura como arma competitiva : um estudo de caso
title_full Estratégias de produção : a manufatura como arma competitiva : um estudo de caso
title_fullStr Estratégias de produção : a manufatura como arma competitiva : um estudo de caso
title_full_unstemmed Estratégias de produção : a manufatura como arma competitiva : um estudo de caso
title_sort Estratégias de produção : a manufatura como arma competitiva : um estudo de caso
author Carvalho Junior, Jose Mario de
author_facet Carvalho Junior, Jose Mario de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Junior, Jose Mario de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fensterseifer, Jaime Evaldo
contributor_str_mv Fensterseifer, Jaime Evaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Administração da produção
Estratégia competitiva
Manufatura
topic Administração da produção
Estratégia competitiva
Manufatura
description Uma revisão da literatura indica que a formulação de estratégias de manufatura tem sido baseada na percepção dos envolvidos no processo (normalmente gerentes e diretores). Neste trabalho, uma auditoria para formulação de uma estratégia de produção para uma empresa de fabricação sob encomenda, utilizou-se uma pesquisa junto aso clientes para identificar os critérios "muito importantes" e "importantes", bem como avaliar o desempenho da empresa nestes critérios comparativamente à sua concorrência. Com o intuito de desenvolver este trabalho foram propostos os seguintes passos. Identificar na literatura algumas dimensões competitivas as quais uma empresa pode escolher para competir. Descrever, baseado em quadro referencial de estratégia de manufatura da empresa estudada. Pojetar e implementar uma pesquisa de mercado para identificar critérios competitivos importantes, bem como o desempenho da empresa nestes cirtérios. Elaborar uma matriz importância-desempenho baseada na pessquisa para a empresa estudar e identificar a partir desta matriz quais os critérios competitivos em que a empresa deve focalizar seus recursos de maneira a obter e sustentar um vantagem competitiva. Os resultados indicam que, entre outros, a confiabilidade de prazo de entrega pode ser um critério muito importante para a empresa estudada obter e sustentar uma vantagem competitiva. Por outro lado, de uma perspectiva acadêmica, os resultados encontrados neste trabalho indicam que a idéia de "fazer perguntas de marketing com respostas para a manufatura" constitui uma possibilidade para novas pesquisas sobre o processo de formulação de estratégias de manufatura.
publishDate 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-29T01:18:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/33684
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000098829
url http://hdl.handle.net/10183/33684
identifier_str_mv 000098829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33684/1/000098829.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33684/2/000098829.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33684/3/000098829.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0fc4c85ec50c7a2ca41f24bff7ddb6de
23d64318cb4c19a29b74b8e22b7c5fb4
e201f6dbc92cd7623b1524e04a7fd6c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064967383416832