Projeto Paideia : o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Trindade, Rafael Gorski
Orientador(a): Pacievitch, Caroline
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/236001
Resumo: O tema desta dissertação é sobre a Educação Política com estudantes do Ensino Fundamental em uma escola de Porto Alegre/RS. A atividade com os alunos foi desenvolvida ao longo do Projeto Paideia e da busca do lugar do Ensino de História para o desenvolvimento de habilidades importantes para a educação do cidadão. O trabalho também versa sobre a prática docente e as reflexões sobre a atuação do professor autor do Projeto e deste trabalho como propõe Ana Zavala (2015). A metodologia consiste em: a) uma análise do histórico do Projeto Paideia na escola; b) reestruturação e reescrita do Projeto Paideia para o ano de 2020; c) aplicação do projeto e análise da produção dos estudantes. A proposta se alinha ao entendimento de Joan Pagès, que diz que a educação para a democracia, como exposto por Maria Benevides (1996), é realizada com um caráter ativo e de intervenção social. As atividades exploraram os conceitos de democracia e cidadania, explorando-os historicamente, com aulas expositivas e oficinas. Para aprofundá-los, os estudantes organizaram uma eleição para Presidente da Escola, momento em que refletiram e propuseram soluções para o contexto escolar. O Projeto precisou ser alterado em decorrência da pandemia de COVID-19, sendo reorganizado para um contexto de atividades à distância. Como conclusões, a relação da história para a educação política pode não ser evidente aos alunos, no entanto, é possível perceber que operam com passado, presente e futuro, tanto nas propostas quanto nos questionamentos e na avaliação que fizeram sobre o projeto. O Projeto Paideia reestruturado foi incorporado no currículo da escola para futuras edições.
id URGS_2cfa3bd52f5faf54e865f72816b7b3a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236001
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Trindade, Rafael GorskiPacievitch, Caroline2022-03-17T04:46:42Z2021http://hdl.handle.net/10183/236001001138351O tema desta dissertação é sobre a Educação Política com estudantes do Ensino Fundamental em uma escola de Porto Alegre/RS. A atividade com os alunos foi desenvolvida ao longo do Projeto Paideia e da busca do lugar do Ensino de História para o desenvolvimento de habilidades importantes para a educação do cidadão. O trabalho também versa sobre a prática docente e as reflexões sobre a atuação do professor autor do Projeto e deste trabalho como propõe Ana Zavala (2015). A metodologia consiste em: a) uma análise do histórico do Projeto Paideia na escola; b) reestruturação e reescrita do Projeto Paideia para o ano de 2020; c) aplicação do projeto e análise da produção dos estudantes. A proposta se alinha ao entendimento de Joan Pagès, que diz que a educação para a democracia, como exposto por Maria Benevides (1996), é realizada com um caráter ativo e de intervenção social. As atividades exploraram os conceitos de democracia e cidadania, explorando-os historicamente, com aulas expositivas e oficinas. Para aprofundá-los, os estudantes organizaram uma eleição para Presidente da Escola, momento em que refletiram e propuseram soluções para o contexto escolar. O Projeto precisou ser alterado em decorrência da pandemia de COVID-19, sendo reorganizado para um contexto de atividades à distância. Como conclusões, a relação da história para a educação política pode não ser evidente aos alunos, no entanto, é possível perceber que operam com passado, presente e futuro, tanto nas propostas quanto nos questionamentos e na avaliação que fizeram sobre o projeto. O Projeto Paideia reestruturado foi incorporado no currículo da escola para futuras edições.The theme of this dissertation is about Political Education with Elementary School students in a school in Porto Alegre/RS. The activity with the students was developed during the Paideia Project and the search for a place in the Teaching of History for the development of skills that are important for the education of citizens. The work also deals with teaching practice and reflections on the role of the teacher who authored the Project and this work, as proposed by Zavala (2015). The methodology consists of a) an analysis of the history of the Paideia Project at school; b) restructuring and rewriting of the Paideia Project for the year 2020; c) application of the project and analysis of student production. The proposal is in line with Pagès' understanding that education for democracy, as explained by Benevides (1996), should be carried out with an active character and social intervention. The activities explored the concepts of democracy and citizenship, exploring them historically, with expository classes, workshops and to deepen them, the students organized an election for the President of the School, a moment in which they reflected and proposed solutions for the school context. The Project had to be changed as a result of the COVID-19 pandemic, being reorganized for a context of distance activities. In conclusion, the relationship of history to political education may not be evident to students, however, it is possible to see that they operate with the past, present and future, both in the proposals and in the questions and evaluations they made about the project. The restructured Paideia Project was incorporated into the school's curriculum for future editions.application/pdfporHistóriaEducação políticaCidadaniaDemocraciaEnsino de históriaHistory TeachingPolitical EducationCitizenshipDemocracyProjeto Paideia : o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138351.pdf.txt001138351.pdf.txtExtracted Texttext/plain266222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236001/2/001138351.pdf.txtbae03847b5d6a2f832eead868b6bea76MD52ORIGINAL001138351.pdfTexto completoapplication/pdf13330715http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236001/1/001138351.pdf8e3cdfaec71b282fcacd35195a776297MD5110183/2360012022-03-26 05:11:18.531981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-03-26T08:11:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto Paideia : o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020)
title Projeto Paideia : o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020)
spellingShingle Projeto Paideia : o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020)
Trindade, Rafael Gorski
História
Educação política
Cidadania
Democracia
Ensino de história
History Teaching
Political Education
Citizenship
Democracy
title_short Projeto Paideia : o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020)
title_full Projeto Paideia : o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020)
title_fullStr Projeto Paideia : o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020)
title_full_unstemmed Projeto Paideia : o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020)
title_sort Projeto Paideia : o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020)
author Trindade, Rafael Gorski
author_facet Trindade, Rafael Gorski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Rafael Gorski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacievitch, Caroline
contributor_str_mv Pacievitch, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv História
Educação política
Cidadania
Democracia
Ensino de história
topic História
Educação política
Cidadania
Democracia
Ensino de história
History Teaching
Political Education
Citizenship
Democracy
dc.subject.eng.fl_str_mv History Teaching
Political Education
Citizenship
Democracy
description O tema desta dissertação é sobre a Educação Política com estudantes do Ensino Fundamental em uma escola de Porto Alegre/RS. A atividade com os alunos foi desenvolvida ao longo do Projeto Paideia e da busca do lugar do Ensino de História para o desenvolvimento de habilidades importantes para a educação do cidadão. O trabalho também versa sobre a prática docente e as reflexões sobre a atuação do professor autor do Projeto e deste trabalho como propõe Ana Zavala (2015). A metodologia consiste em: a) uma análise do histórico do Projeto Paideia na escola; b) reestruturação e reescrita do Projeto Paideia para o ano de 2020; c) aplicação do projeto e análise da produção dos estudantes. A proposta se alinha ao entendimento de Joan Pagès, que diz que a educação para a democracia, como exposto por Maria Benevides (1996), é realizada com um caráter ativo e de intervenção social. As atividades exploraram os conceitos de democracia e cidadania, explorando-os historicamente, com aulas expositivas e oficinas. Para aprofundá-los, os estudantes organizaram uma eleição para Presidente da Escola, momento em que refletiram e propuseram soluções para o contexto escolar. O Projeto precisou ser alterado em decorrência da pandemia de COVID-19, sendo reorganizado para um contexto de atividades à distância. Como conclusões, a relação da história para a educação política pode não ser evidente aos alunos, no entanto, é possível perceber que operam com passado, presente e futuro, tanto nas propostas quanto nos questionamentos e na avaliação que fizeram sobre o projeto. O Projeto Paideia reestruturado foi incorporado no currículo da escola para futuras edições.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-17T04:46:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236001
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138351
url http://hdl.handle.net/10183/236001
identifier_str_mv 001138351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236001/2/001138351.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236001/1/001138351.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bae03847b5d6a2f832eead868b6bea76
8e3cdfaec71b282fcacd35195a776297
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065181744857088