Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/6021 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar a concepção do aluno sobre a própria aprendizagem ao utilizar ambientes virtuais. A Rede Cooperativa de Aprendizagem (ROODA) foi o ambiente virtual que sustentou todo o movimento de busca dos dados escritos pelos sujeitos da pesquisa. Os mesmos são estudantes de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Epistemologia Genética de Jean Piaget foi a teoria eleita para servir como referencial durante todo o processo de desenvolvimento desta pesquisa. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada, além de intervenções no ambiente virtual ao longo do processo de trabalho. Os resultados de tais intervenções foram capturados nos logs do ambiente. As conclusões apontam para uma concepção de aprendizagem que ultrapassa a simples utilização do virtual e indica como significativo o trabalho que atinge diretamente as estruturas cognitivas. Além disso, trata o virtual como elemento propulsor de interações entre sujeitos onde o conflito sócio-cognitivo contribui para a construção do conhecimento. Tempo e espaço transcendem as condições dadas pelo presencial e proporcionam um novo tempo e espaço de reflexão. Novas relações, professor-aluno, mobilizadas pelo interesse, são criadas. Novas possibilidades são descortinadas pelo ambiente virtual na medida que este é visto como superação das fronteiras do presencial. |
id |
URGS_2d30b3b4431b46d540d9a35770b480be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6021 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lorandi, AlexandraBehar, Patrícia AlejandraBecker, Fernando2007-06-06T18:51:59Z2005http://hdl.handle.net/10183/6021000479500Esta pesquisa tem por objetivo investigar a concepção do aluno sobre a própria aprendizagem ao utilizar ambientes virtuais. A Rede Cooperativa de Aprendizagem (ROODA) foi o ambiente virtual que sustentou todo o movimento de busca dos dados escritos pelos sujeitos da pesquisa. Os mesmos são estudantes de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Epistemologia Genética de Jean Piaget foi a teoria eleita para servir como referencial durante todo o processo de desenvolvimento desta pesquisa. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada, além de intervenções no ambiente virtual ao longo do processo de trabalho. Os resultados de tais intervenções foram capturados nos logs do ambiente. As conclusões apontam para uma concepção de aprendizagem que ultrapassa a simples utilização do virtual e indica como significativo o trabalho que atinge diretamente as estruturas cognitivas. Além disso, trata o virtual como elemento propulsor de interações entre sujeitos onde o conflito sócio-cognitivo contribui para a construção do conhecimento. Tempo e espaço transcendem as condições dadas pelo presencial e proporcionam um novo tempo e espaço de reflexão. Novas relações, professor-aluno, mobilizadas pelo interesse, são criadas. Novas possibilidades são descortinadas pelo ambiente virtual na medida que este é visto como superação das fronteiras do presencial.application/pdfporRede Cooperativa de AprendizagemAmbiente de aprendizagemRealidade virtualSoftware educacionalEpistemologia genéticaConstrução do conhecimentoRelação professor-alunoAprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000479500.pdf000479500.pdfTexto completoapplication/pdf1256372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6021/1/000479500.pdfeef00d492638c64d262b4d37aba42f9bMD51TEXT000479500.pdf.txt000479500.pdf.txtExtracted Texttext/plain344665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6021/2/000479500.pdf.txt4d52d82fb8a1008c54a69a1514e0fe37MD52THUMBNAIL000479500.pdf.jpg000479500.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6021/3/000479500.pdf.jpg35d691db9478645cf171717c27edbdbdMD5310183/60212021-08-18 04:50:31.54459oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:50:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender |
title |
Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender |
spellingShingle |
Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender Lorandi, Alexandra Rede Cooperativa de Aprendizagem Ambiente de aprendizagem Realidade virtual Software educacional Epistemologia genética Construção do conhecimento Relação professor-aluno |
title_short |
Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender |
title_full |
Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender |
title_fullStr |
Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender |
title_sort |
Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender |
author |
Lorandi, Alexandra |
author_facet |
Lorandi, Alexandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorandi, Alexandra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Becker, Fernando |
contributor_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra Becker, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rede Cooperativa de Aprendizagem Ambiente de aprendizagem Realidade virtual Software educacional Epistemologia genética Construção do conhecimento Relação professor-aluno |
topic |
Rede Cooperativa de Aprendizagem Ambiente de aprendizagem Realidade virtual Software educacional Epistemologia genética Construção do conhecimento Relação professor-aluno |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo investigar a concepção do aluno sobre a própria aprendizagem ao utilizar ambientes virtuais. A Rede Cooperativa de Aprendizagem (ROODA) foi o ambiente virtual que sustentou todo o movimento de busca dos dados escritos pelos sujeitos da pesquisa. Os mesmos são estudantes de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Epistemologia Genética de Jean Piaget foi a teoria eleita para servir como referencial durante todo o processo de desenvolvimento desta pesquisa. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada, além de intervenções no ambiente virtual ao longo do processo de trabalho. Os resultados de tais intervenções foram capturados nos logs do ambiente. As conclusões apontam para uma concepção de aprendizagem que ultrapassa a simples utilização do virtual e indica como significativo o trabalho que atinge diretamente as estruturas cognitivas. Além disso, trata o virtual como elemento propulsor de interações entre sujeitos onde o conflito sócio-cognitivo contribui para a construção do conhecimento. Tempo e espaço transcendem as condições dadas pelo presencial e proporcionam um novo tempo e espaço de reflexão. Novas relações, professor-aluno, mobilizadas pelo interesse, são criadas. Novas possibilidades são descortinadas pelo ambiente virtual na medida que este é visto como superação das fronteiras do presencial. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T18:51:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/6021 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000479500 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/6021 |
identifier_str_mv |
000479500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6021/1/000479500.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6021/2/000479500.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6021/3/000479500.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eef00d492638c64d262b4d37aba42f9b 4d52d82fb8a1008c54a69a1514e0fe37 35d691db9478645cf171717c27edbdbd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064878560641024 |