Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Lorandi, Alexandra
Orientador(a): Behar, Patrícia Alejandra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/6021
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a concepção do aluno sobre a própria aprendizagem ao utilizar ambientes virtuais. A Rede Cooperativa de Aprendizagem (ROODA) foi o ambiente virtual que sustentou todo o movimento de busca dos dados escritos pelos sujeitos da pesquisa. Os mesmos são estudantes de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Epistemologia Genética de Jean Piaget foi a teoria eleita para servir como referencial durante todo o processo de desenvolvimento desta pesquisa. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada, além de intervenções no ambiente virtual ao longo do processo de trabalho. Os resultados de tais intervenções foram capturados nos logs do ambiente. As conclusões apontam para uma concepção de aprendizagem que ultrapassa a simples utilização do virtual e indica como significativo o trabalho que atinge diretamente as estruturas cognitivas. Além disso, trata o virtual como elemento propulsor de interações entre sujeitos onde o conflito sócio-cognitivo contribui para a construção do conhecimento. Tempo e espaço transcendem as condições dadas pelo presencial e proporcionam um novo tempo e espaço de reflexão. Novas relações, professor-aluno, mobilizadas pelo interesse, são criadas. Novas possibilidades são descortinadas pelo ambiente virtual na medida que este é visto como superação das fronteiras do presencial.
id URGS_2d30b3b4431b46d540d9a35770b480be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6021
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Lorandi, AlexandraBehar, Patrícia AlejandraBecker, Fernando2007-06-06T18:51:59Z2005http://hdl.handle.net/10183/6021000479500Esta pesquisa tem por objetivo investigar a concepção do aluno sobre a própria aprendizagem ao utilizar ambientes virtuais. A Rede Cooperativa de Aprendizagem (ROODA) foi o ambiente virtual que sustentou todo o movimento de busca dos dados escritos pelos sujeitos da pesquisa. Os mesmos são estudantes de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Epistemologia Genética de Jean Piaget foi a teoria eleita para servir como referencial durante todo o processo de desenvolvimento desta pesquisa. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada, além de intervenções no ambiente virtual ao longo do processo de trabalho. Os resultados de tais intervenções foram capturados nos logs do ambiente. As conclusões apontam para uma concepção de aprendizagem que ultrapassa a simples utilização do virtual e indica como significativo o trabalho que atinge diretamente as estruturas cognitivas. Além disso, trata o virtual como elemento propulsor de interações entre sujeitos onde o conflito sócio-cognitivo contribui para a construção do conhecimento. Tempo e espaço transcendem as condições dadas pelo presencial e proporcionam um novo tempo e espaço de reflexão. Novas relações, professor-aluno, mobilizadas pelo interesse, são criadas. Novas possibilidades são descortinadas pelo ambiente virtual na medida que este é visto como superação das fronteiras do presencial.application/pdfporRede Cooperativa de AprendizagemAmbiente de aprendizagemRealidade virtualSoftware educacionalEpistemologia genéticaConstrução do conhecimentoRelação professor-alunoAprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000479500.pdf000479500.pdfTexto completoapplication/pdf1256372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6021/1/000479500.pdfeef00d492638c64d262b4d37aba42f9bMD51TEXT000479500.pdf.txt000479500.pdf.txtExtracted Texttext/plain344665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6021/2/000479500.pdf.txt4d52d82fb8a1008c54a69a1514e0fe37MD52THUMBNAIL000479500.pdf.jpg000479500.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6021/3/000479500.pdf.jpg35d691db9478645cf171717c27edbdbdMD5310183/60212021-08-18 04:50:31.54459oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:50:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender
title Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender
spellingShingle Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender
Lorandi, Alexandra
Rede Cooperativa de Aprendizagem
Ambiente de aprendizagem
Realidade virtual
Software educacional
Epistemologia genética
Construção do conhecimento
Relação professor-aluno
title_short Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender
title_full Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender
title_fullStr Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender
title_full_unstemmed Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender
title_sort Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender
author Lorandi, Alexandra
author_facet Lorandi, Alexandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorandi, Alexandra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Becker, Fernando
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
Becker, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Rede Cooperativa de Aprendizagem
Ambiente de aprendizagem
Realidade virtual
Software educacional
Epistemologia genética
Construção do conhecimento
Relação professor-aluno
topic Rede Cooperativa de Aprendizagem
Ambiente de aprendizagem
Realidade virtual
Software educacional
Epistemologia genética
Construção do conhecimento
Relação professor-aluno
description Esta pesquisa tem por objetivo investigar a concepção do aluno sobre a própria aprendizagem ao utilizar ambientes virtuais. A Rede Cooperativa de Aprendizagem (ROODA) foi o ambiente virtual que sustentou todo o movimento de busca dos dados escritos pelos sujeitos da pesquisa. Os mesmos são estudantes de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Epistemologia Genética de Jean Piaget foi a teoria eleita para servir como referencial durante todo o processo de desenvolvimento desta pesquisa. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada, além de intervenções no ambiente virtual ao longo do processo de trabalho. Os resultados de tais intervenções foram capturados nos logs do ambiente. As conclusões apontam para uma concepção de aprendizagem que ultrapassa a simples utilização do virtual e indica como significativo o trabalho que atinge diretamente as estruturas cognitivas. Além disso, trata o virtual como elemento propulsor de interações entre sujeitos onde o conflito sócio-cognitivo contribui para a construção do conhecimento. Tempo e espaço transcendem as condições dadas pelo presencial e proporcionam um novo tempo e espaço de reflexão. Novas relações, professor-aluno, mobilizadas pelo interesse, são criadas. Novas possibilidades são descortinadas pelo ambiente virtual na medida que este é visto como superação das fronteiras do presencial.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:51:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/6021
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000479500
url http://hdl.handle.net/10183/6021
identifier_str_mv 000479500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6021/1/000479500.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6021/2/000479500.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6021/3/000479500.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eef00d492638c64d262b4d37aba42f9b
4d52d82fb8a1008c54a69a1514e0fe37
35d691db9478645cf171717c27edbdbd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064878560641024