Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/271690 |
Resumo: | Esta dissertação descreve o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de ensino com ênfase em atividades práticas, interativas e investigativas, adequadas para uma turma do ensino fundamental. Mediante o uso de problematizações, buscou-se estimular os alunos a estabelecer conexões entre os novos conteúdos e seus conhecimentos prévios, em todas as tarefas os estudantes foram desafiados com experimentos, permitindo a construção de novas estruturas cognitivas e o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico. O produto educacional desenvolvido é composto por uma sequência didática sobre torque, equilíbrio estático e centro de massa. O produto educacional toma por fundamentação teórica a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, ao ressaltar a necessidade de organizar e integrar o material de ensino com o conhecimento prévio dos alunos. Assim, visa abordar desafios enfrentados pelos professores no contexto da disciplina de Física, em especial, a questão do engajamento com as atividades de sala de aula. A sequência foi aplicada numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Porto Alegre. Os resultados obtidos após a aplicação do produto fornecem indícios de que ocorreu um engajamento significativo dos alunos com a sequência de ensino. |
id |
URGS_2e9c948a49962c0ec0e627bc81757aa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271690 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pan, KarenJunges, Alexandre Luis2024-02-08T05:03:38Z2023http://hdl.handle.net/10183/271690001195004Esta dissertação descreve o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de ensino com ênfase em atividades práticas, interativas e investigativas, adequadas para uma turma do ensino fundamental. Mediante o uso de problematizações, buscou-se estimular os alunos a estabelecer conexões entre os novos conteúdos e seus conhecimentos prévios, em todas as tarefas os estudantes foram desafiados com experimentos, permitindo a construção de novas estruturas cognitivas e o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico. O produto educacional desenvolvido é composto por uma sequência didática sobre torque, equilíbrio estático e centro de massa. O produto educacional toma por fundamentação teórica a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, ao ressaltar a necessidade de organizar e integrar o material de ensino com o conhecimento prévio dos alunos. Assim, visa abordar desafios enfrentados pelos professores no contexto da disciplina de Física, em especial, a questão do engajamento com as atividades de sala de aula. A sequência foi aplicada numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Porto Alegre. Os resultados obtidos após a aplicação do produto fornecem indícios de que ocorreu um engajamento significativo dos alunos com a sequência de ensino.This dissertation describes the development and application of a teaching sequence with an emphasis on practical, interactive and investigative activities, suitable for an elementary school class. Through the use of problematizations, we sought to encourage students to establish connections between new content and their previous knowledge. In all tasks, students were challenged with experiments, allowing the construction of new cognitive structures and the development of skills such as critical thinking. The educational product developed consists of a didactic sequence on torque, static balance and center of mass. The educational product takes David Ausubel's theory of meaningful learning as its theoretical foundation, highlighting the need to organize and integrate teaching material with students' prior knowledge. Thus, it aims to address challenges faced by teachers in the context of the Physics discipline, in particular, the issue of engagement with classroom activities. The sequence was applied to a 9th year elementary school class at a school in the city of Porto Alegre. The results obtained after applying the product provide evidence that significant student engagement with the teaching sequence occurred.application/pdfporFísica : EnsinoTorqueEstáticaEnsino fundamentalAprendizagem significativaPhysics teachingTorque and static balanceElementary schoolMeaningful learningPractical activitiesUma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2023mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195004.pdf.txt001195004.pdf.txtExtracted Texttext/plain140743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271690/2/001195004.pdf.txt612f97a2fd96e13c5442e710b75eb5c8MD52ORIGINAL001195004.pdfTexto completoapplication/pdf15378457http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271690/1/001195004.pdf935b1cadbabe48216266fc90912354d4MD5110183/2716902024-02-09 06:07:54.376166oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271690Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-09T08:07:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental |
title |
Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental Pan, Karen Física : Ensino Torque Estática Ensino fundamental Aprendizagem significativa Physics teaching Torque and static balance Elementary school Meaningful learning Practical activities |
title_short |
Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental |
title_full |
Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental |
title_sort |
Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental |
author |
Pan, Karen |
author_facet |
Pan, Karen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pan, Karen |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junges, Alexandre Luis |
contributor_str_mv |
Junges, Alexandre Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física : Ensino Torque Estática Ensino fundamental Aprendizagem significativa |
topic |
Física : Ensino Torque Estática Ensino fundamental Aprendizagem significativa Physics teaching Torque and static balance Elementary school Meaningful learning Practical activities |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics teaching Torque and static balance Elementary school Meaningful learning Practical activities |
description |
Esta dissertação descreve o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de ensino com ênfase em atividades práticas, interativas e investigativas, adequadas para uma turma do ensino fundamental. Mediante o uso de problematizações, buscou-se estimular os alunos a estabelecer conexões entre os novos conteúdos e seus conhecimentos prévios, em todas as tarefas os estudantes foram desafiados com experimentos, permitindo a construção de novas estruturas cognitivas e o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico. O produto educacional desenvolvido é composto por uma sequência didática sobre torque, equilíbrio estático e centro de massa. O produto educacional toma por fundamentação teórica a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, ao ressaltar a necessidade de organizar e integrar o material de ensino com o conhecimento prévio dos alunos. Assim, visa abordar desafios enfrentados pelos professores no contexto da disciplina de Física, em especial, a questão do engajamento com as atividades de sala de aula. A sequência foi aplicada numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Porto Alegre. Os resultados obtidos após a aplicação do produto fornecem indícios de que ocorreu um engajamento significativo dos alunos com a sequência de ensino. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-08T05:03:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271690 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001195004 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271690 |
identifier_str_mv |
001195004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271690/2/001195004.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271690/1/001195004.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
612f97a2fd96e13c5442e710b75eb5c8 935b1cadbabe48216266fc90912354d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797065223285243904 |