Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Pan, Karen
Orientador(a): Junges, Alexandre Luis
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/271690
Resumo: Esta dissertação descreve o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de ensino com ênfase em atividades práticas, interativas e investigativas, adequadas para uma turma do ensino fundamental. Mediante o uso de problematizações, buscou-se estimular os alunos a estabelecer conexões entre os novos conteúdos e seus conhecimentos prévios, em todas as tarefas os estudantes foram desafiados com experimentos, permitindo a construção de novas estruturas cognitivas e o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico. O produto educacional desenvolvido é composto por uma sequência didática sobre torque, equilíbrio estático e centro de massa. O produto educacional toma por fundamentação teórica a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, ao ressaltar a necessidade de organizar e integrar o material de ensino com o conhecimento prévio dos alunos. Assim, visa abordar desafios enfrentados pelos professores no contexto da disciplina de Física, em especial, a questão do engajamento com as atividades de sala de aula. A sequência foi aplicada numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Porto Alegre. Os resultados obtidos após a aplicação do produto fornecem indícios de que ocorreu um engajamento significativo dos alunos com a sequência de ensino.
id URGS_2e9c948a49962c0ec0e627bc81757aa8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271690
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Pan, KarenJunges, Alexandre Luis2024-02-08T05:03:38Z2023http://hdl.handle.net/10183/271690001195004Esta dissertação descreve o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de ensino com ênfase em atividades práticas, interativas e investigativas, adequadas para uma turma do ensino fundamental. Mediante o uso de problematizações, buscou-se estimular os alunos a estabelecer conexões entre os novos conteúdos e seus conhecimentos prévios, em todas as tarefas os estudantes foram desafiados com experimentos, permitindo a construção de novas estruturas cognitivas e o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico. O produto educacional desenvolvido é composto por uma sequência didática sobre torque, equilíbrio estático e centro de massa. O produto educacional toma por fundamentação teórica a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, ao ressaltar a necessidade de organizar e integrar o material de ensino com o conhecimento prévio dos alunos. Assim, visa abordar desafios enfrentados pelos professores no contexto da disciplina de Física, em especial, a questão do engajamento com as atividades de sala de aula. A sequência foi aplicada numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Porto Alegre. Os resultados obtidos após a aplicação do produto fornecem indícios de que ocorreu um engajamento significativo dos alunos com a sequência de ensino.This dissertation describes the development and application of a teaching sequence with an emphasis on practical, interactive and investigative activities, suitable for an elementary school class. Through the use of problematizations, we sought to encourage students to establish connections between new content and their previous knowledge. In all tasks, students were challenged with experiments, allowing the construction of new cognitive structures and the development of skills such as critical thinking. The educational product developed consists of a didactic sequence on torque, static balance and center of mass. The educational product takes David Ausubel's theory of meaningful learning as its theoretical foundation, highlighting the need to organize and integrate teaching material with students' prior knowledge. Thus, it aims to address challenges faced by teachers in the context of the Physics discipline, in particular, the issue of engagement with classroom activities. The sequence was applied to a 9th year elementary school class at a school in the city of Porto Alegre. The results obtained after applying the product provide evidence that significant student engagement with the teaching sequence occurred.application/pdfporFísica : EnsinoTorqueEstáticaEnsino fundamentalAprendizagem significativaPhysics teachingTorque and static balanceElementary schoolMeaningful learningPractical activitiesUma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2023mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195004.pdf.txt001195004.pdf.txtExtracted Texttext/plain140743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271690/2/001195004.pdf.txt612f97a2fd96e13c5442e710b75eb5c8MD52ORIGINAL001195004.pdfTexto completoapplication/pdf15378457http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271690/1/001195004.pdf935b1cadbabe48216266fc90912354d4MD5110183/2716902024-02-09 06:07:54.376166oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271690Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-09T08:07:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental
title Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental
spellingShingle Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental
Pan, Karen
Física : Ensino
Torque
Estática
Ensino fundamental
Aprendizagem significativa
Physics teaching
Torque and static balance
Elementary school
Meaningful learning
Practical activities
title_short Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental
title_full Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental
title_fullStr Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental
title_sort Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental
author Pan, Karen
author_facet Pan, Karen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pan, Karen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junges, Alexandre Luis
contributor_str_mv Junges, Alexandre Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Física : Ensino
Torque
Estática
Ensino fundamental
Aprendizagem significativa
topic Física : Ensino
Torque
Estática
Ensino fundamental
Aprendizagem significativa
Physics teaching
Torque and static balance
Elementary school
Meaningful learning
Practical activities
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics teaching
Torque and static balance
Elementary school
Meaningful learning
Practical activities
description Esta dissertação descreve o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de ensino com ênfase em atividades práticas, interativas e investigativas, adequadas para uma turma do ensino fundamental. Mediante o uso de problematizações, buscou-se estimular os alunos a estabelecer conexões entre os novos conteúdos e seus conhecimentos prévios, em todas as tarefas os estudantes foram desafiados com experimentos, permitindo a construção de novas estruturas cognitivas e o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico. O produto educacional desenvolvido é composto por uma sequência didática sobre torque, equilíbrio estático e centro de massa. O produto educacional toma por fundamentação teórica a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, ao ressaltar a necessidade de organizar e integrar o material de ensino com o conhecimento prévio dos alunos. Assim, visa abordar desafios enfrentados pelos professores no contexto da disciplina de Física, em especial, a questão do engajamento com as atividades de sala de aula. A sequência foi aplicada numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Porto Alegre. Os resultados obtidos após a aplicação do produto fornecem indícios de que ocorreu um engajamento significativo dos alunos com a sequência de ensino.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-08T05:03:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271690
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195004
url http://hdl.handle.net/10183/271690
identifier_str_mv 001195004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271690/2/001195004.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271690/1/001195004.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 612f97a2fd96e13c5442e710b75eb5c8
935b1cadbabe48216266fc90912354d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065223285243904