Grupo e equipe e suas dinâmicas numa loja corporativa do segmento de telecomunicações

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Martins, Rosângela
Orientador(a): Antunes, Elaine di Diego
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/2651
Resumo: Conseguir que as pessoas trabalhem em conjunto, coordenando as qualificações de indivíduos diferentes constitui um grande desafio para gerir as rápidas e intensas mudanças que atingem as organizações atuais. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever e analisar a percepção dos componentes de um grupo de trabalho que busca sua transformação em equipe. Para isso foram realizadas entrevistas individuais com as (10) pessoas que trabalham numa loja corporativa do setor de telecomunicações, uma dinâmica de grupo e observação participante, visando uma análise estruturada da pesquisa empírica e da teoria estudada. Os principais resultados da pesquisa mostram que não há transformação sem sofrimento. Trabalhar em equipe faz emergir o lado humano de cada um, com seus pontos positivos e negativos. Isto requer habilidades do gestor, no caso: compreender as pessoas, fazer leituras de atos implícitos e de táticas inconscientes, gerenciar situações de conflito, aumentando a produtividade e melhorando o clima da mesma. Conclui-se que na teoria, o processo de transformação parece simples e objetivo, porém, a realidade não é tão simples de ser transformada. É muito rico e produtivo o trabalho em equipe, mas há que se despender um grande esforço coletivo nesta caminhada. Todo o processo depende das pessoas, de mudança de comportamento e do conhecimento dos indivíduos. As iniciativas dos empregados são altamente influenciadas pelo exemplo do gestor. Não basta ao gestor dizer aos funcionários o que eles devem fazer; ele precisa ir junto com eles durante todo o caminho.
id URGS_2eb674c920e3b827965a030cde7a0dc1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2651
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, RosângelaAntunes, Elaine di Diego2007-06-06T17:23:13Z2002http://hdl.handle.net/10183/2651000374138Conseguir que as pessoas trabalhem em conjunto, coordenando as qualificações de indivíduos diferentes constitui um grande desafio para gerir as rápidas e intensas mudanças que atingem as organizações atuais. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever e analisar a percepção dos componentes de um grupo de trabalho que busca sua transformação em equipe. Para isso foram realizadas entrevistas individuais com as (10) pessoas que trabalham numa loja corporativa do setor de telecomunicações, uma dinâmica de grupo e observação participante, visando uma análise estruturada da pesquisa empírica e da teoria estudada. Os principais resultados da pesquisa mostram que não há transformação sem sofrimento. Trabalhar em equipe faz emergir o lado humano de cada um, com seus pontos positivos e negativos. Isto requer habilidades do gestor, no caso: compreender as pessoas, fazer leituras de atos implícitos e de táticas inconscientes, gerenciar situações de conflito, aumentando a produtividade e melhorando o clima da mesma. Conclui-se que na teoria, o processo de transformação parece simples e objetivo, porém, a realidade não é tão simples de ser transformada. É muito rico e produtivo o trabalho em equipe, mas há que se despender um grande esforço coletivo nesta caminhada. Todo o processo depende das pessoas, de mudança de comportamento e do conhecimento dos indivíduos. As iniciativas dos empregados são altamente influenciadas pelo exemplo do gestor. Não basta ao gestor dizer aos funcionários o que eles devem fazer; ele precisa ir junto com eles durante todo o caminho.application/pdfporEquipe de trabalhoGestão de pessoasAdministração de recursos humanosGrupo e equipe e suas dinâmicas numa loja corporativa do segmento de telecomunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000374138.pdf000374138.pdfTexto completoapplication/pdf278363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2651/1/000374138.pdffe4f5cdf609dfde64932d4e4d1b8b519MD51TEXT000374138.pdf.txt000374138.pdf.txtExtracted Texttext/plain200977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2651/2/000374138.pdf.txt61f0208f0f7184d7b9db579b132f91b3MD52THUMBNAIL000374138.pdf.jpg000374138.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2651/3/000374138.pdf.jpge0bb868bed78a559d6125b780f10f1b7MD5310183/26512018-10-16 09:02:35.921oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2651Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:02:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Grupo e equipe e suas dinâmicas numa loja corporativa do segmento de telecomunicações
title Grupo e equipe e suas dinâmicas numa loja corporativa do segmento de telecomunicações
spellingShingle Grupo e equipe e suas dinâmicas numa loja corporativa do segmento de telecomunicações
Martins, Rosângela
Equipe de trabalho
Gestão de pessoas
Administração de recursos humanos
title_short Grupo e equipe e suas dinâmicas numa loja corporativa do segmento de telecomunicações
title_full Grupo e equipe e suas dinâmicas numa loja corporativa do segmento de telecomunicações
title_fullStr Grupo e equipe e suas dinâmicas numa loja corporativa do segmento de telecomunicações
title_full_unstemmed Grupo e equipe e suas dinâmicas numa loja corporativa do segmento de telecomunicações
title_sort Grupo e equipe e suas dinâmicas numa loja corporativa do segmento de telecomunicações
author Martins, Rosângela
author_facet Martins, Rosângela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Rosângela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antunes, Elaine di Diego
contributor_str_mv Antunes, Elaine di Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Equipe de trabalho
Gestão de pessoas
Administração de recursos humanos
topic Equipe de trabalho
Gestão de pessoas
Administração de recursos humanos
description Conseguir que as pessoas trabalhem em conjunto, coordenando as qualificações de indivíduos diferentes constitui um grande desafio para gerir as rápidas e intensas mudanças que atingem as organizações atuais. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever e analisar a percepção dos componentes de um grupo de trabalho que busca sua transformação em equipe. Para isso foram realizadas entrevistas individuais com as (10) pessoas que trabalham numa loja corporativa do setor de telecomunicações, uma dinâmica de grupo e observação participante, visando uma análise estruturada da pesquisa empírica e da teoria estudada. Os principais resultados da pesquisa mostram que não há transformação sem sofrimento. Trabalhar em equipe faz emergir o lado humano de cada um, com seus pontos positivos e negativos. Isto requer habilidades do gestor, no caso: compreender as pessoas, fazer leituras de atos implícitos e de táticas inconscientes, gerenciar situações de conflito, aumentando a produtividade e melhorando o clima da mesma. Conclui-se que na teoria, o processo de transformação parece simples e objetivo, porém, a realidade não é tão simples de ser transformada. É muito rico e produtivo o trabalho em equipe, mas há que se despender um grande esforço coletivo nesta caminhada. Todo o processo depende das pessoas, de mudança de comportamento e do conhecimento dos indivíduos. As iniciativas dos empregados são altamente influenciadas pelo exemplo do gestor. Não basta ao gestor dizer aos funcionários o que eles devem fazer; ele precisa ir junto com eles durante todo o caminho.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:23:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2651
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000374138
url http://hdl.handle.net/10183/2651
identifier_str_mv 000374138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2651/1/000374138.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2651/2/000374138.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2651/3/000374138.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fe4f5cdf609dfde64932d4e4d1b8b519
61f0208f0f7184d7b9db579b132f91b3
e0bb868bed78a559d6125b780f10f1b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064857177030656