A constituição subjetiva de mulheres negras estudantes da EJA e a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Ivanov, Bárbara Gonçalves
Orientador(a): Doll, Johannes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/216008
Resumo: Esta dissertação traz uma pesquisa qualitativa, que analisa as histórias de vida de três estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede pública de ensino e tem por objetivo identificar as marcas subjetivas que se dão pela classe social, pela raça/etnia e pelo gênero, e suas inter-relações com a aprendizagem escolar, assim como as semelhanças entre as trajetórias que caracterizam determinados grupos sociais. O trabalho busca a aproximação e o apontamento das singularidades intrínsecas aos processos de aprendizagem, promovendo movimentos subjetivos de deslocamento na direção dos sujeitos. Como base metodológica, foi utilizada uma teoria que nos aproxima de elementos subjetivos, os quais podem interferir nos processos de aprendizagem dos sujeitos pesquisados, a Teoria da Subjetividade, de Fernando Luis Gonzáles Rey, além de outros autores que trabalham com a essa mesma perspectiva, como Maria Carmem Villela Rosa Tacca, Maristela Rossato e Albertina Mitjans Martínez. Foram empregados, como ferramenta de análise das narrativas de histórias de vida de educandos, alguns elementos do método biográfico, desenvolvido por Jacques Marre, para verificar-se as semelhanças entre as suas trajetórias, considerando o recorte de classe social do qual fazem parte. Para o estudo das questões de raça e de gênero, utilizou-se os trabalhos de Matilde Ribeiro, as obras de Paulo Freire, referência na Educação de Jovens e Adultos, e de Stuart Hall, especialmente quanto ao tema da identidade. Por meio desta pesquisa, pretende-se refletir sobre a subjetividade individual, o social, a emocionalidade e as experiências de vida, permeadas por frequentes situações de discriminação e de opressão, fatores capazes de produzir ou de obstruir os caminhos de aprendizagem.
id URGS_2f116c0fa0eec4f56e4324413f610dff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216008
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Ivanov, Bárbara GonçalvesDoll, Johannes2020-12-01T04:09:23Z2020http://hdl.handle.net/10183/216008001120054Esta dissertação traz uma pesquisa qualitativa, que analisa as histórias de vida de três estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede pública de ensino e tem por objetivo identificar as marcas subjetivas que se dão pela classe social, pela raça/etnia e pelo gênero, e suas inter-relações com a aprendizagem escolar, assim como as semelhanças entre as trajetórias que caracterizam determinados grupos sociais. O trabalho busca a aproximação e o apontamento das singularidades intrínsecas aos processos de aprendizagem, promovendo movimentos subjetivos de deslocamento na direção dos sujeitos. Como base metodológica, foi utilizada uma teoria que nos aproxima de elementos subjetivos, os quais podem interferir nos processos de aprendizagem dos sujeitos pesquisados, a Teoria da Subjetividade, de Fernando Luis Gonzáles Rey, além de outros autores que trabalham com a essa mesma perspectiva, como Maria Carmem Villela Rosa Tacca, Maristela Rossato e Albertina Mitjans Martínez. Foram empregados, como ferramenta de análise das narrativas de histórias de vida de educandos, alguns elementos do método biográfico, desenvolvido por Jacques Marre, para verificar-se as semelhanças entre as suas trajetórias, considerando o recorte de classe social do qual fazem parte. Para o estudo das questões de raça e de gênero, utilizou-se os trabalhos de Matilde Ribeiro, as obras de Paulo Freire, referência na Educação de Jovens e Adultos, e de Stuart Hall, especialmente quanto ao tema da identidade. Por meio desta pesquisa, pretende-se refletir sobre a subjetividade individual, o social, a emocionalidade e as experiências de vida, permeadas por frequentes situações de discriminação e de opressão, fatores capazes de produzir ou de obstruir os caminhos de aprendizagem.This dissertation brings a qualitative research that analyzes the life histories of three students of the Brazilian Young and Adults Education (EJA) program, from public school system, and aims to identify the subjective marks that are given by social class, race / ethnicity and by gender, as well as their interrelationships with school learning, as well as the similarities between the trajectories that characterize certain social groups. The work seeks to approximate and to point out the intrinsic singularities in the learning processes, promoting subjective movements of displacement towards the subjects. As a methodological basis, Fernando Luis Gonzáles Rey's Subjectivity Theory was used, to find out the subjective elements, which may interfere in the learning processes of these students, as well as other authors, which work with the same perspective, such as Maria Carmem Villela Rosa Tacca, Maristela Rossato and Albertina Mitjans Martínez. Some elements of the biographical method, developed by Jacques Marre, were used as a tool for analyzing narratives of life histories of students, in order to verify the similarities between their trajectories, considering the social class cut of which they are part. To study the issues of race and gender, the work of Matilde Ribeiro, Paulo Freire, who is a reference in Youth and Adult Education, and Stuart Hall, mostly on the theme of identity, were used. Through this research, we intend to reflect on individual subjectivity, considering social, emotionality and life experiences contexts, which are permeated by frequent situations of discrimination and oppression, that are factors capable of producing or obstructing learning paths.application/pdfporMulher negraAprendizagemHistória de vidaSubjetividadeEducação de jovens e adultosBlack WomenLearningLife storiesSubjectivityYouth and Adult EducationA constituição subjetiva de mulheres negras estudantes da EJA e a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120054.pdf.txt001120054.pdf.txtExtracted Texttext/plain137995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216008/2/001120054.pdf.txt8110630a5b7ac4c4842f40f079df07eaMD52ORIGINAL001120054.pdfTexto completoapplication/pdf689522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216008/1/001120054.pdfc729647c0a3a2570c71c6f3846ff7728MD5110183/2160082021-05-07 04:53:10.236421oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:53:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A constituição subjetiva de mulheres negras estudantes da EJA e a aprendizagem
title A constituição subjetiva de mulheres negras estudantes da EJA e a aprendizagem
spellingShingle A constituição subjetiva de mulheres negras estudantes da EJA e a aprendizagem
Ivanov, Bárbara Gonçalves
Mulher negra
Aprendizagem
História de vida
Subjetividade
Educação de jovens e adultos
Black Women
Learning
Life stories
Subjectivity
Youth and Adult Education
title_short A constituição subjetiva de mulheres negras estudantes da EJA e a aprendizagem
title_full A constituição subjetiva de mulheres negras estudantes da EJA e a aprendizagem
title_fullStr A constituição subjetiva de mulheres negras estudantes da EJA e a aprendizagem
title_full_unstemmed A constituição subjetiva de mulheres negras estudantes da EJA e a aprendizagem
title_sort A constituição subjetiva de mulheres negras estudantes da EJA e a aprendizagem
author Ivanov, Bárbara Gonçalves
author_facet Ivanov, Bárbara Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ivanov, Bárbara Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Doll, Johannes
contributor_str_mv Doll, Johannes
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher negra
Aprendizagem
História de vida
Subjetividade
Educação de jovens e adultos
topic Mulher negra
Aprendizagem
História de vida
Subjetividade
Educação de jovens e adultos
Black Women
Learning
Life stories
Subjectivity
Youth and Adult Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Black Women
Learning
Life stories
Subjectivity
Youth and Adult Education
description Esta dissertação traz uma pesquisa qualitativa, que analisa as histórias de vida de três estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede pública de ensino e tem por objetivo identificar as marcas subjetivas que se dão pela classe social, pela raça/etnia e pelo gênero, e suas inter-relações com a aprendizagem escolar, assim como as semelhanças entre as trajetórias que caracterizam determinados grupos sociais. O trabalho busca a aproximação e o apontamento das singularidades intrínsecas aos processos de aprendizagem, promovendo movimentos subjetivos de deslocamento na direção dos sujeitos. Como base metodológica, foi utilizada uma teoria que nos aproxima de elementos subjetivos, os quais podem interferir nos processos de aprendizagem dos sujeitos pesquisados, a Teoria da Subjetividade, de Fernando Luis Gonzáles Rey, além de outros autores que trabalham com a essa mesma perspectiva, como Maria Carmem Villela Rosa Tacca, Maristela Rossato e Albertina Mitjans Martínez. Foram empregados, como ferramenta de análise das narrativas de histórias de vida de educandos, alguns elementos do método biográfico, desenvolvido por Jacques Marre, para verificar-se as semelhanças entre as suas trajetórias, considerando o recorte de classe social do qual fazem parte. Para o estudo das questões de raça e de gênero, utilizou-se os trabalhos de Matilde Ribeiro, as obras de Paulo Freire, referência na Educação de Jovens e Adultos, e de Stuart Hall, especialmente quanto ao tema da identidade. Por meio desta pesquisa, pretende-se refletir sobre a subjetividade individual, o social, a emocionalidade e as experiências de vida, permeadas por frequentes situações de discriminação e de opressão, fatores capazes de produzir ou de obstruir os caminhos de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-01T04:09:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216008
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001120054
url http://hdl.handle.net/10183/216008
identifier_str_mv 001120054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216008/2/001120054.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216008/1/001120054.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8110630a5b7ac4c4842f40f079df07ea
c729647c0a3a2570c71c6f3846ff7728
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065158010339328