Cybersêniors multiplicadores de saberes : a construção de um modelo pedagógico para educação a distância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Grande, Tássia Priscila Fagundes
Orientador(a): Behar, Patrícia Alejandra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
DE
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/236510
Resumo: Esta tese tem como objetivo construir um modelo pedagógico para cybersêniors multiplicadores de saberes na Educação a Distância (EaD). Essa necessidade emergiu a partir do panorama atual na qual ocorre o avanço do desenvolvimento das tecnologias digitais e o aumento crescente do uso dessas por uma parcela da população de sênior. Nesta tese são apresentados alguns estudos que abordam sobre a participação ativa e atuante de idosos em universidades, principalmente como autores de materiais e cursos. Nesse sentido, os idosos que têm interesse em desempenhar o papel de compartilhar informações e experiências já vivenciadas ao longo da vida, podem fazer através da atuação como multiplicadores na EaD. Dessa forma, a construção de um modelo pedagógico, considerando as diferentes especificidades do público sênior, pode auxiliar no desenvolvimento de materiais educacionais e cursos para EaD. A coleta de dados foi realizada a partir de observações participantes, questionários, entrevista e produções tecnológicas dos idosos em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). O estudo foi realizado em uma abordagem qualitativa, composta por onze etapas de desenvolvimento. No decorrer da pesquisa foi oferecido um curso de extensão para pessoas idosas, para que esses pudessem construir oficinas e atuarem como multiplicadores na EaD. Participaram da pesquisa, três tipo de público, os cybersêniors multiplicadores (12) , sujeitos que frequentaram o curso de formação para construir oficinas e, posteriormente, atuarem como multiplicadores; os cybersêniors (24) , que são os idosos alunos das oficinas; e os adultos-jovens (seis) também estudantes. Foram construídas 12 oficinas com diferentes temáticas e aplicadas três para coleta de dados. Para auxiliar os cybersêniors na criação das oficinas e auxiliá-los na atuação como multiplicadores junto a uma turma, foi construído o modelo pedagógico “CMEAD: Cybersêniors Multiplicadores na educação a Distância”. Os dados coletados possibilitaram analisar que o grupo de idosos possui potencial para atuarem como multiplicadores na EaD, o que implica na expansão dos materiais criados para este público, assim como na oferta de cursos para outros idosos de diferentes lugares do mundo através da modalidade a distância.
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spelling Grande, Tássia Priscila FagundesBehar, Patrícia Alejandra2022-04-05T04:39:12Z2022http://hdl.handle.net/10183/236510001139306Esta tese tem como objetivo construir um modelo pedagógico para cybersêniors multiplicadores de saberes na Educação a Distância (EaD). Essa necessidade emergiu a partir do panorama atual na qual ocorre o avanço do desenvolvimento das tecnologias digitais e o aumento crescente do uso dessas por uma parcela da população de sênior. Nesta tese são apresentados alguns estudos que abordam sobre a participação ativa e atuante de idosos em universidades, principalmente como autores de materiais e cursos. Nesse sentido, os idosos que têm interesse em desempenhar o papel de compartilhar informações e experiências já vivenciadas ao longo da vida, podem fazer através da atuação como multiplicadores na EaD. Dessa forma, a construção de um modelo pedagógico, considerando as diferentes especificidades do público sênior, pode auxiliar no desenvolvimento de materiais educacionais e cursos para EaD. A coleta de dados foi realizada a partir de observações participantes, questionários, entrevista e produções tecnológicas dos idosos em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). O estudo foi realizado em uma abordagem qualitativa, composta por onze etapas de desenvolvimento. No decorrer da pesquisa foi oferecido um curso de extensão para pessoas idosas, para que esses pudessem construir oficinas e atuarem como multiplicadores na EaD. Participaram da pesquisa, três tipo de público, os cybersêniors multiplicadores (12) , sujeitos que frequentaram o curso de formação para construir oficinas e, posteriormente, atuarem como multiplicadores; os cybersêniors (24) , que são os idosos alunos das oficinas; e os adultos-jovens (seis) também estudantes. Foram construídas 12 oficinas com diferentes temáticas e aplicadas três para coleta de dados. Para auxiliar os cybersêniors na criação das oficinas e auxiliá-los na atuação como multiplicadores junto a uma turma, foi construído o modelo pedagógico “CMEAD: Cybersêniors Multiplicadores na educação a Distância”. Os dados coletados possibilitaram analisar que o grupo de idosos possui potencial para atuarem como multiplicadores na EaD, o que implica na expansão dos materiais criados para este público, assim como na oferta de cursos para outros idosos de diferentes lugares do mundo através da modalidade a distância.This thesis aims to build a pedagogical model for knowledge multiplier cyberseniors in Distance Education (DE). This need emerged from the current scenario in which the development of digital technologies advances and the growing use of these by a portion of the senior population takes place. In this thesis, some studies are presented that address the active and active participation of elderly people in universities, mainly as authors of materials and courses. In this sense, the elderly who are interested in playing the role of sharing information and experiences already experienced throughout life, can do it through acting as multipliers in DE. Thus, the construction of a pedagogical model, considering the different specificities of the senior public, can help in the development of educational materials and courses for DE. Data collection was carried out from participant observations, questionnaires, interviews and technological productions of the elderly in a virtual learning environment (VLE). The study was carried out using a qualitative approach, comprising eleven stages of development. During the research, an extension course was offered to elderly people, so that they could build workshops and act as multipliers in DE. Three types of public participated in the research, the cyberseniors multipliers (12) , subjects who attended the training course to build workshops and, later, act as multipliers; the cyberseniors (24) , who are the elderly students of the workshops; and young adults (six) are also students. Twelve workshops were built with different themes and three were applied for data collection. To help cyberseniors in the creation of workshops and assist them in acting as multipliers with a class, the pedagogical model “CMEAD: Cyberseniors Multipliers in Distance Education” was built. The collected data made it possible to analyze that the elderly group has the potential to act as multipliers in DE, which implies the expansion of materials created for this audience, as well as the offer of courses for other elderly people from different parts of the world through the distance mode.application/pdfporIdosoEnsino a distânciaCybersêniorsDistance educationMultipliersPedagogical modelDECybersêniors multiplicadores de saberes : a construção de um modelo pedagógico para educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139306.pdf.txt001139306.pdf.txtExtracted Texttext/plain402906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236510/2/001139306.pdf.txtf3adb87343b7833dca9ce43af80362b7MD52ORIGINAL001139306.pdfTexto completoapplication/pdf15758213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236510/1/001139306.pdf9120c2723b5a900942db0068c7c8bc6cMD5110183/2365102022-04-20 04:46:06.956765oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-20T07:46:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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