Transtornos de ansiedade, ansiedade de leitura e funções neuropsicológicas : conceitos, modelos teóricos e avaliação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Beria, Francielle Machado
Orientador(a): Salles, Jerusa Fumagalli de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/232866
Resumo: A presente dissertação é composta por 3 estudos. O primeiro estudo buscou apresentar evidências acerca das contribuições da neuropsicologia para os transtornos de ansiedade, especificamente da avaliação neuropsicológica e possíveis intervenções. Para isto foi realizada uma revisão narrativa de literatura. Em seu segundo estudo, foram investigados novos construtos relacionados à fobia específica de tipo situacional, sendo eles “ansiedade de leitura” e “ansiedade de escrita”. Especificamente, o estudo focou em revisar conceitualmente esses construtos, assim como explorar modelos teóricos subjacentes e formas de avaliação, através de uma revisão integrativa de literatura. Por fim, foi realizado um estudo psicométrico que investigou evidências de validade com base no conteúdo, evidências com base na estrutura interna e evidências com base na relação com variáveis externas, assim como fidedignidade, do instrumento Reading Anxiety Scale (RAS; Piccolo et al., 2020), com uma amostra de 225 crianças do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Como resultado da revisão narrativa, foi possível observar o importante papel desempenhado da neuropsicologia na avaliação e intervenção de indivíduos com transtornos de ansiedade; entretanto, ainda restam questões a serem respondidas para tornar claro o impacto dos transtornos de ansiedade no funcionamento neuropsicológico de indivíduos, e vice-versa. A partir da revisão integrativa, foi evidenciado que a operacionalização dos construtos de ansiedade de leitura e ansiedade de escrita não é clara na literatura. Além disso, não há modelos teóricos robustos e também existem poucos instrumentos com evidências de validade suficientes. Por fim, ao investigar as evidências psicométricas da RAS, único instrumento com versão brasileira, foram realizadas modificações na versão brasileira da escala já publicada. A versão final contou com 18 itens em um único fator, apresentando boa consistência interna e correlação moderada entre os itens, com evidências de validade baseadas na relação com variáveis externas (correlação com outras variáveis e comparação entre grupos). Os resultados indicam que esta versão da RAS é um instrumento adequado para avaliação de ansiedade de leitura em crianças brasileiras de anos iniciais de escolarização; entretanto, mais estudos teóricos e empíricos são necessários para o estudo da ansiedade de leitura. Essa dissertação aponta a importância da neuropsicologia para a avaliação e intervenção em transtornos e sintomas específicos de ansiedade. Apesar disso, existem diversas limitações conceituais e teóricas nos estudos realizados até o momento, que se refletem nos instrumentos disponíveis. A RAS, entretanto, apresenta indicadores adequados para uso nacional em crianças de anos iniciais de 9 escolarização. Salienta-se a importância da realização de estudos teóricos a fim de melhor compreensão dos construtos de ansiedade de leitura e ansiedade de escrita, assim como a construção e investigação de instrumentos apropriados para avaliação.
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spelling Beria, Francielle MachadoSalles, Jerusa Fumagalli deManfro, Gisele Gus2021-12-11T04:47:01Z2021http://hdl.handle.net/10183/232866001132022A presente dissertação é composta por 3 estudos. O primeiro estudo buscou apresentar evidências acerca das contribuições da neuropsicologia para os transtornos de ansiedade, especificamente da avaliação neuropsicológica e possíveis intervenções. Para isto foi realizada uma revisão narrativa de literatura. Em seu segundo estudo, foram investigados novos construtos relacionados à fobia específica de tipo situacional, sendo eles “ansiedade de leitura” e “ansiedade de escrita”. Especificamente, o estudo focou em revisar conceitualmente esses construtos, assim como explorar modelos teóricos subjacentes e formas de avaliação, através de uma revisão integrativa de literatura. Por fim, foi realizado um estudo psicométrico que investigou evidências de validade com base no conteúdo, evidências com base na estrutura interna e evidências com base na relação com variáveis externas, assim como fidedignidade, do instrumento Reading Anxiety Scale (RAS; Piccolo et al., 2020), com uma amostra de 225 crianças do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Como resultado da revisão narrativa, foi possível observar o importante papel desempenhado da neuropsicologia na avaliação e intervenção de indivíduos com transtornos de ansiedade; entretanto, ainda restam questões a serem respondidas para tornar claro o impacto dos transtornos de ansiedade no funcionamento neuropsicológico de indivíduos, e vice-versa. A partir da revisão integrativa, foi evidenciado que a operacionalização dos construtos de ansiedade de leitura e ansiedade de escrita não é clara na literatura. Além disso, não há modelos teóricos robustos e também existem poucos instrumentos com evidências de validade suficientes. Por fim, ao investigar as evidências psicométricas da RAS, único instrumento com versão brasileira, foram realizadas modificações na versão brasileira da escala já publicada. A versão final contou com 18 itens em um único fator, apresentando boa consistência interna e correlação moderada entre os itens, com evidências de validade baseadas na relação com variáveis externas (correlação com outras variáveis e comparação entre grupos). Os resultados indicam que esta versão da RAS é um instrumento adequado para avaliação de ansiedade de leitura em crianças brasileiras de anos iniciais de escolarização; entretanto, mais estudos teóricos e empíricos são necessários para o estudo da ansiedade de leitura. Essa dissertação aponta a importância da neuropsicologia para a avaliação e intervenção em transtornos e sintomas específicos de ansiedade. Apesar disso, existem diversas limitações conceituais e teóricas nos estudos realizados até o momento, que se refletem nos instrumentos disponíveis. A RAS, entretanto, apresenta indicadores adequados para uso nacional em crianças de anos iniciais de 9 escolarização. Salienta-se a importância da realização de estudos teóricos a fim de melhor compreensão dos construtos de ansiedade de leitura e ansiedade de escrita, assim como a construção e investigação de instrumentos apropriados para avaliação.This thesis is composed of 3 studies. The first study sought to present evidence about the contributions of neuropsychology to anxiety disorders, specifically the neuropsychological assessment and possible interventions. For this purpose, we conducted a narrative literature review. In its second study, new constructs related to specific situational phobia were investigated, namely “reading anxiety” and “writing anxiety”. Specifically, the study focused on conceptually reviewing these constructs, as well as exploring underlying theoretical models and forms of assessment, through an integrative literature review. Finally, a psychometric study was conducted to investigate the validity evidence based on content, evidence based on internal structure and evidence based on the relationship with external variables, as well as reliability, of the instrument Reading Anxiety Scale (RAS; Piccolo et al., 2020) in a sample of 225 elementary school children from public and private schools in Rio Grande do Sul and Minas Gerais. As a result of the narrative review, it was possible to observe that neuropsychology has an important role in the assessment and intervention of individuals with anxiety disorders; however, there are still questions to be answered to clarify the impact of anxiety disorders on the neuropsychological functioning of individuals, and vice versa. From the integrative review, it was evidenced that the operationalization of the reading anxiety and writing anxiety constructs is not clear in the literature. There are also no robust theoretical models and few instruments with sufficient validity evidence. Finally, when investigating the psychometric evidence of the RAS, only instrument with Brazilian version, modifications were made to the Brazilian version of the scale already published. The final version had 18 items in a single factor, showing good internal consistency and moderate correlation between items, with validity evidence based on the relationship with external variables (correlation with other variables and comparison between groups). The results indicate that this version of the RAS is an adequate instrument for the assessment of reading anxiety in Brazilian children in the early years of schooling; however, more theoretical and empirical studies are needed to study reading anxiety. This dissertation points out the importance of neuropsychology for the assessment and intervention in specific anxiety disorders and symptoms. Despite this, there are several conceptual and theoretical limitations in the studies carried out so far, which are reflected in the available instruments. The RAS, however, has indicators suitable for national use in children in the early years of schooling. It emphasizes the importance of conducting theoretical studies in order to better understand the constructs of reading anxiety and writing anxiety, as well as the construction and investigation of appropriate instruments for assessment.application/pdfporAvaliacao neuropsicologicaAnsiedadeLeituraEscritaValidade do testePsicometriaDesempenho acadêmicoCriançaAnxietyReadingWritingNeuropsychologyChildrenTranstornos de ansiedade, ansiedade de leitura e funções neuropsicológicas : conceitos, modelos teóricos e avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132022.pdf.txt001132022.pdf.txtExtracted Texttext/plain79220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232866/2/001132022.pdf.txtc9caa1651f9191842c8238055144a9feMD52ORIGINAL001132022.pdfTexto parcialapplication/pdf222597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232866/1/001132022.pdfbef124d28aaf7cb35f51dd790007610bMD5110183/2328662021-12-20 05:31:47.003158oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232866Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-20T07:31:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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