Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Cunha, Cláudio Rodrigues da
Orientador(a): Franco, Sérgio Roberto Kieling
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/98588
Resumo: A presente Tese tem por finalidade identificar quais são os principais atributos afetivos necessários à docência em graduações que atuem em educação a distância no âmbito das universidades do Estado do Rio Grande do Sul. A fim de organizar uma análise daquele conjunto de atributos são utilizados alguns constructos teóricos da Psicologia relativos ao desenvolvimento humano, suas relações sociais e respectivas dinâmicas nos grupos, que acontecem em ambientes virtuais. Visando uma aproximação dos temas psicológicos, são apresentadas contribuições a partir das experiências em psicoterapia de grupos desenvolvidas por Irving Yalom para compreender melhor o que ocorre nas situações de ensino-aprendizagem, desenvolvendo as discussões num âmbito interdisciplinar. Foi realizada uma pesquisa com docentes de instituições públicas e privadas de ensino superior, que atuaram em graduação de Educação a Distância a partir de 2010. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa e qualitativa, com cunho exploratório, a partir do estudo de casos múltiplos, utilizando entrevistas semi-estruturadas. Os questionamentos aplicados buscaram a classificação e a identificação dos principais atributos afetivos necessários aos docentes, como organização, comunicabilidade e dedicação, visando sistematizar uma formação afetiva dos professores. Os resultados obtidos mostram que há uma convergência na percepção individual dos participantes da amostra sobre dois grupos de atributos que, por suas classificações similares nas diferentes estratificações consideradas, oferecem a possibilidade do desenvolvimento de estratégias relacionais e instrumentos didáticos na formação e acompanhamento dos docentes naquela modalidade de ensino.
id URGS_33bda19909ad583ae69cf3dca2ab939a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98588
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Cunha, Cláudio Rodrigues daFranco, Sérgio Roberto KielingBercht, Magda2014-07-25T02:08:06Z2012http://hdl.handle.net/10183/98588000920330A presente Tese tem por finalidade identificar quais são os principais atributos afetivos necessários à docência em graduações que atuem em educação a distância no âmbito das universidades do Estado do Rio Grande do Sul. A fim de organizar uma análise daquele conjunto de atributos são utilizados alguns constructos teóricos da Psicologia relativos ao desenvolvimento humano, suas relações sociais e respectivas dinâmicas nos grupos, que acontecem em ambientes virtuais. Visando uma aproximação dos temas psicológicos, são apresentadas contribuições a partir das experiências em psicoterapia de grupos desenvolvidas por Irving Yalom para compreender melhor o que ocorre nas situações de ensino-aprendizagem, desenvolvendo as discussões num âmbito interdisciplinar. Foi realizada uma pesquisa com docentes de instituições públicas e privadas de ensino superior, que atuaram em graduação de Educação a Distância a partir de 2010. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa e qualitativa, com cunho exploratório, a partir do estudo de casos múltiplos, utilizando entrevistas semi-estruturadas. Os questionamentos aplicados buscaram a classificação e a identificação dos principais atributos afetivos necessários aos docentes, como organização, comunicabilidade e dedicação, visando sistematizar uma formação afetiva dos professores. Os resultados obtidos mostram que há uma convergência na percepção individual dos participantes da amostra sobre dois grupos de atributos que, por suas classificações similares nas diferentes estratificações consideradas, oferecem a possibilidade do desenvolvimento de estratégias relacionais e instrumentos didáticos na formação e acompanhamento dos docentes naquela modalidade de ensino.This thesis aims to identify which are the main affective attributes needed to teaching degrees who work in distance education universities in the State of Rio Grande do Sul. In order to organize an analysis of those set of attributes, it is used some theoretical constructs of psychology relating to human development, social relationships and their group dynamics, occurring in virtual environments for teaching and learning. Seeking an approximation of the psychological issues, it is presented possible therapeutic contributions originated from psychotherapy group experiences developed by Irving Yalom to make a better understanding of what happens in teaching and learning situations, highlighting the discussion within an interdisciplinary context. It was performed a survey with 67 teachers from public and private institutions, who worked in undergraduate classes of Distance Education from 2010, in person and remotely. The study has a quantitative and qualitative approaches, with an exploratory bias from the multiple case studies using semi-structured interviews. The applied questions sought to apply the classification and identification of the major teacher affective features, as organization, communicability ans dedication, to systematize their affective training. The results show that there is a convergence in the perception of individual participants in the sample about two groups of attributes that, by their similar classifications in the different considered stratifications, offer the possibility of developing relational, didactic training and mentoring strategies for teachers in that modality of education.application/pdfporAfetividadeEnsino superiorPsicologia da educaçãoEnsino a distânciaProfessorFormaçãoAffective attributesUndergraduate distanceTeacher educationPsychology of educationOs atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000920330.pdf.txt000920330.pdf.txtExtracted Texttext/plain296172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98588/2/000920330.pdf.txtb1716e30db1b3852ee13477547514f6eMD52ORIGINAL000920330.pdf000920330.pdfTexto completoapplication/pdf2541678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98588/1/000920330.pdf366424a7feee33f590b71692b920b0f7MD51THUMBNAIL000920330.pdf.jpg000920330.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98588/3/000920330.pdf.jpg3838587250ec0239c4f39dc2f819555dMD5310183/985882021-12-06 05:38:54.184326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98588Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:38:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul
title Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul
spellingShingle Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul
Cunha, Cláudio Rodrigues da
Afetividade
Ensino superior
Psicologia da educação
Ensino a distância
Professor
Formação
Affective attributes
Undergraduate distance
Teacher education
Psychology of education
title_short Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul
title_full Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul
title_fullStr Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul
title_sort Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul
author Cunha, Cláudio Rodrigues da
author_facet Cunha, Cláudio Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Cláudio Rodrigues da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bercht, Magda
contributor_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
Bercht, Magda
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Ensino superior
Psicologia da educação
Ensino a distância
Professor
Formação
topic Afetividade
Ensino superior
Psicologia da educação
Ensino a distância
Professor
Formação
Affective attributes
Undergraduate distance
Teacher education
Psychology of education
dc.subject.eng.fl_str_mv Affective attributes
Undergraduate distance
Teacher education
Psychology of education
description A presente Tese tem por finalidade identificar quais são os principais atributos afetivos necessários à docência em graduações que atuem em educação a distância no âmbito das universidades do Estado do Rio Grande do Sul. A fim de organizar uma análise daquele conjunto de atributos são utilizados alguns constructos teóricos da Psicologia relativos ao desenvolvimento humano, suas relações sociais e respectivas dinâmicas nos grupos, que acontecem em ambientes virtuais. Visando uma aproximação dos temas psicológicos, são apresentadas contribuições a partir das experiências em psicoterapia de grupos desenvolvidas por Irving Yalom para compreender melhor o que ocorre nas situações de ensino-aprendizagem, desenvolvendo as discussões num âmbito interdisciplinar. Foi realizada uma pesquisa com docentes de instituições públicas e privadas de ensino superior, que atuaram em graduação de Educação a Distância a partir de 2010. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa e qualitativa, com cunho exploratório, a partir do estudo de casos múltiplos, utilizando entrevistas semi-estruturadas. Os questionamentos aplicados buscaram a classificação e a identificação dos principais atributos afetivos necessários aos docentes, como organização, comunicabilidade e dedicação, visando sistematizar uma formação afetiva dos professores. Os resultados obtidos mostram que há uma convergência na percepção individual dos participantes da amostra sobre dois grupos de atributos que, por suas classificações similares nas diferentes estratificações consideradas, oferecem a possibilidade do desenvolvimento de estratégias relacionais e instrumentos didáticos na formação e acompanhamento dos docentes naquela modalidade de ensino.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-25T02:08:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98588
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000920330
url http://hdl.handle.net/10183/98588
identifier_str_mv 000920330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98588/2/000920330.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98588/1/000920330.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98588/3/000920330.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b1716e30db1b3852ee13477547514f6e
366424a7feee33f590b71692b920b0f7
3838587250ec0239c4f39dc2f819555d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065014831480832