O trabalho acadêmico do professor do curso de medicina : contradições num contexto de mudanças na FAMED/UFRGS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Silva, Mara Nibia da
Orientador(a): Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/5179
Resumo: O trabalho acadêmico do professor do Curso de Graduação em Medicina da FAMED/UFRGS é o tema desta dissertação. Uma investigação de natureza qualitativa, que tem como objetivo conhecer, descrever, compreender e explicar, referido trabalho acadêmico, num contexto de mudança. A partir do uso dos mitos gregos como metáforas, este trabalho examina as contradições presentes no trabalho acadêmico, focando as relações no processo histórico. Realiza a observação do conjunto das atividades de trabalho e de mudança curricular do curso, e entrevistas semi-estruturadas, com treze professores; é composto por uma introdução, na qual apresento o suporte teórico-metodológico; o capítulo I, em que examino o contexto histórico e social no qual surge o curso de Medicina; o capítulo II, onde discuto a conformação ideológica e a hegemonia dominante incidente sobre o trabalho acadêmico; o capitulo III, em que discuto o trabalho acadêmico num processo de mudanças e suas contradições. Nas considerações finais, abordo a necessidade de valorização do trabalho do professor (desvalorizado por aquele mesmo que o exerce) em contraposição ao reconhecimento do trabalho médico, que lhe aufere recursos materiais. A técnica, colocada como domínio da máquina, a qual precisam dominar, mais do que a construção de relações entre sujeitos, origina questões como: que valor tem a tecnologia da abordagem das relações sociais no curso? Qual a relação entre as políticas públicas e a humanização das relações no trabalho acadêmico?
id URGS_3a55c42d63994768d316938daadf0223
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5179
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Mara Nibia daMachado, Carmen Lúcia Bezerra2007-06-06T17:42:54Z2005http://hdl.handle.net/10183/5179000511219O trabalho acadêmico do professor do Curso de Graduação em Medicina da FAMED/UFRGS é o tema desta dissertação. Uma investigação de natureza qualitativa, que tem como objetivo conhecer, descrever, compreender e explicar, referido trabalho acadêmico, num contexto de mudança. A partir do uso dos mitos gregos como metáforas, este trabalho examina as contradições presentes no trabalho acadêmico, focando as relações no processo histórico. Realiza a observação do conjunto das atividades de trabalho e de mudança curricular do curso, e entrevistas semi-estruturadas, com treze professores; é composto por uma introdução, na qual apresento o suporte teórico-metodológico; o capítulo I, em que examino o contexto histórico e social no qual surge o curso de Medicina; o capítulo II, onde discuto a conformação ideológica e a hegemonia dominante incidente sobre o trabalho acadêmico; o capitulo III, em que discuto o trabalho acadêmico num processo de mudanças e suas contradições. Nas considerações finais, abordo a necessidade de valorização do trabalho do professor (desvalorizado por aquele mesmo que o exerce) em contraposição ao reconhecimento do trabalho médico, que lhe aufere recursos materiais. A técnica, colocada como domínio da máquina, a qual precisam dominar, mais do que a construção de relações entre sujeitos, origina questões como: que valor tem a tecnologia da abordagem das relações sociais no curso? Qual a relação entre as políticas públicas e a humanização das relações no trabalho acadêmico?application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina.ProfessorPrática pedagógicaMedicinaEnsino superiorCurrículoHegemoniaIdeologiaEnsinoMudançaEducação médicaO trabalho acadêmico do professor do curso de medicina : contradições num contexto de mudanças na FAMED/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000511219.pdf000511219.pdfTexto completoapplication/pdf1010556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5179/1/000511219.pdfc7c3f83d8c40f34e2a0c210469736ec2MD51TEXT000511219.pdf.txt000511219.pdf.txtExtracted Texttext/plain376624http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5179/2/000511219.pdf.txt4993e75449085f7ac6109cc16924ca4eMD52THUMBNAIL000511219.pdf.jpg000511219.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5179/3/000511219.pdf.jpg73b6588e8e0141fa7f63fcae3e6b5fd2MD5310183/51792018-10-16 08:18:49.243oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5179Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:18:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho acadêmico do professor do curso de medicina : contradições num contexto de mudanças na FAMED/UFRGS
title O trabalho acadêmico do professor do curso de medicina : contradições num contexto de mudanças na FAMED/UFRGS
spellingShingle O trabalho acadêmico do professor do curso de medicina : contradições num contexto de mudanças na FAMED/UFRGS
Silva, Mara Nibia da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina.
Professor
Prática pedagógica
Medicina
Ensino superior
Currículo
Hegemonia
Ideologia
Ensino
Mudança
Educação médica
title_short O trabalho acadêmico do professor do curso de medicina : contradições num contexto de mudanças na FAMED/UFRGS
title_full O trabalho acadêmico do professor do curso de medicina : contradições num contexto de mudanças na FAMED/UFRGS
title_fullStr O trabalho acadêmico do professor do curso de medicina : contradições num contexto de mudanças na FAMED/UFRGS
title_full_unstemmed O trabalho acadêmico do professor do curso de medicina : contradições num contexto de mudanças na FAMED/UFRGS
title_sort O trabalho acadêmico do professor do curso de medicina : contradições num contexto de mudanças na FAMED/UFRGS
author Silva, Mara Nibia da
author_facet Silva, Mara Nibia da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mara Nibia da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
contributor_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina.
Professor
Prática pedagógica
Medicina
Ensino superior
Currículo
Hegemonia
Ideologia
Ensino
Mudança
Educação médica
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina.
Professor
Prática pedagógica
Medicina
Ensino superior
Currículo
Hegemonia
Ideologia
Ensino
Mudança
Educação médica
description O trabalho acadêmico do professor do Curso de Graduação em Medicina da FAMED/UFRGS é o tema desta dissertação. Uma investigação de natureza qualitativa, que tem como objetivo conhecer, descrever, compreender e explicar, referido trabalho acadêmico, num contexto de mudança. A partir do uso dos mitos gregos como metáforas, este trabalho examina as contradições presentes no trabalho acadêmico, focando as relações no processo histórico. Realiza a observação do conjunto das atividades de trabalho e de mudança curricular do curso, e entrevistas semi-estruturadas, com treze professores; é composto por uma introdução, na qual apresento o suporte teórico-metodológico; o capítulo I, em que examino o contexto histórico e social no qual surge o curso de Medicina; o capítulo II, onde discuto a conformação ideológica e a hegemonia dominante incidente sobre o trabalho acadêmico; o capitulo III, em que discuto o trabalho acadêmico num processo de mudanças e suas contradições. Nas considerações finais, abordo a necessidade de valorização do trabalho do professor (desvalorizado por aquele mesmo que o exerce) em contraposição ao reconhecimento do trabalho médico, que lhe aufere recursos materiais. A técnica, colocada como domínio da máquina, a qual precisam dominar, mais do que a construção de relações entre sujeitos, origina questões como: que valor tem a tecnologia da abordagem das relações sociais no curso? Qual a relação entre as políticas públicas e a humanização das relações no trabalho acadêmico?
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:42:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5179
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000511219
url http://hdl.handle.net/10183/5179
identifier_str_mv 000511219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5179/1/000511219.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5179/2/000511219.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5179/3/000511219.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c7c3f83d8c40f34e2a0c210469736ec2
4993e75449085f7ac6109cc16924ca4e
73b6588e8e0141fa7f63fcae3e6b5fd2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064873121677312