Integração acadêmica e autoavaliações de universitários praticantes e não praticantes de esportes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Corrêa, Mikael Almeida
Orientador(a): Dias, Ana Cristina Garcia
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/194376
Resumo: O objetivo desta Dissertação foi investigar a relação da prática de esportes com a integração à universidade e as autoavaliações centrais de indivíduos praticantes e não praticantes. O primeiro capítulo é um artigo teórico, que buscou unificar os modelos teóricos sobre a aprendizagem de competências de vida através do esporte e sobre o papel dos esportes no desenvolvimento positivo, a luz da Teoria Social Cognitiva (TSC), de Albert Bandura. O segundo capítulo trata-se de um capítulo de livro, que caracteriza o conceito de Avaliações Autorreferentes Centrais (AAC), também com base na TSC, demonstra a aplicabilidade desse conceito em diferentes contextos e sugere formas de abordar essas crenças na prática profissional. O terceiro capítulo investiga e compara as AAC de três grupos de universitários: praticantes de esportes em nível competitivo (PEC); praticantes em nível não competitivo/por lazer (PEL); e não praticantes (NP). No quarto capítulo, são investigados e comparados os níveis de integração à universidade desses três grupos, considerando o modelo de cinco dimensões do Questionário de Vivências Acadêmicas – QVA-r. Por fim, o quinto capítulo aborda, qualitativamente, as percepções de universitários que praticam esportes sobre as contribuições e dificuldades associadas a tais práticas na sua integração à universidade e no seu desempenho acadêmico.
id URGS_3b99acd9b487943964ece39857a96d06
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194376
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, Mikael AlmeidaDias, Ana Cristina Garcia2019-05-18T02:37:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/194376001093033O objetivo desta Dissertação foi investigar a relação da prática de esportes com a integração à universidade e as autoavaliações centrais de indivíduos praticantes e não praticantes. O primeiro capítulo é um artigo teórico, que buscou unificar os modelos teóricos sobre a aprendizagem de competências de vida através do esporte e sobre o papel dos esportes no desenvolvimento positivo, a luz da Teoria Social Cognitiva (TSC), de Albert Bandura. O segundo capítulo trata-se de um capítulo de livro, que caracteriza o conceito de Avaliações Autorreferentes Centrais (AAC), também com base na TSC, demonstra a aplicabilidade desse conceito em diferentes contextos e sugere formas de abordar essas crenças na prática profissional. O terceiro capítulo investiga e compara as AAC de três grupos de universitários: praticantes de esportes em nível competitivo (PEC); praticantes em nível não competitivo/por lazer (PEL); e não praticantes (NP). No quarto capítulo, são investigados e comparados os níveis de integração à universidade desses três grupos, considerando o modelo de cinco dimensões do Questionário de Vivências Acadêmicas – QVA-r. Por fim, o quinto capítulo aborda, qualitativamente, as percepções de universitários que praticam esportes sobre as contribuições e dificuldades associadas a tais práticas na sua integração à universidade e no seu desempenho acadêmico.The aim of this Dissertation was to investigate the relationship between sports practice and college adjustment, and the core self-evaluations of both practitioners and non- practitioners. The first chapter is a theoretical article, which sought to unify the theoretical models on the life skills learning through sports and the role of sports in positive development, based on Albert Bandura's Social Cognitive Theory (SCT). The second chapter is a book chapter that characterizes the concept of Core Self-evaluations (CS), also based on SCT, and demonstrates the applicability of this concept in different contexts, suggesting ways to approach these beliefs in professional practice. The third chapter investigates and compares the CS of three groups of college students: competitive sports practitioners (CSP); recreational sports practitioners (RSP); and non-practitioners (NP). In the fourth chapter, the levels of college adjusment of those three groups were investigated and compared, considering the five-dimensional model of the Academic Experiences Questionnaire - QVA-r. Finally, the fifth chapter addresses, qualitatively, the perceptions of college students who practice sports about the contributions and difficulties associated with such practices in their college adjustment and their academic performance.application/pdfporEstudantes universitáriosPsicologia do esporteDesenvolvimento humanoPsicologia do desenvolvimentoAdjustmentHuman developmentSports psychologyCollegeIntegração acadêmica e autoavaliações de universitários praticantes e não praticantes de esportesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093033.pdf.txt001093033.pdf.txtExtracted Texttext/plain86386http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194376/2/001093033.pdf.txt113ed78458187c6ed0ccc6414d06cfa0MD52ORIGINAL001093033.pdfTexto parcialapplication/pdf2588262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194376/1/001093033.pdf967835c375f05de11ee88c5d84f0e3f4MD5110183/1943762023-01-14 06:14:36.345587oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194376Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-01-14T08:14:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração acadêmica e autoavaliações de universitários praticantes e não praticantes de esportes
title Integração acadêmica e autoavaliações de universitários praticantes e não praticantes de esportes
spellingShingle Integração acadêmica e autoavaliações de universitários praticantes e não praticantes de esportes
Corrêa, Mikael Almeida
Estudantes universitários
Psicologia do esporte
Desenvolvimento humano
Psicologia do desenvolvimento
Adjustment
Human development
Sports psychology
College
title_short Integração acadêmica e autoavaliações de universitários praticantes e não praticantes de esportes
title_full Integração acadêmica e autoavaliações de universitários praticantes e não praticantes de esportes
title_fullStr Integração acadêmica e autoavaliações de universitários praticantes e não praticantes de esportes
title_full_unstemmed Integração acadêmica e autoavaliações de universitários praticantes e não praticantes de esportes
title_sort Integração acadêmica e autoavaliações de universitários praticantes e não praticantes de esportes
author Corrêa, Mikael Almeida
author_facet Corrêa, Mikael Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Mikael Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Ana Cristina Garcia
contributor_str_mv Dias, Ana Cristina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
Psicologia do esporte
Desenvolvimento humano
Psicologia do desenvolvimento
topic Estudantes universitários
Psicologia do esporte
Desenvolvimento humano
Psicologia do desenvolvimento
Adjustment
Human development
Sports psychology
College
dc.subject.eng.fl_str_mv Adjustment
Human development
Sports psychology
College
description O objetivo desta Dissertação foi investigar a relação da prática de esportes com a integração à universidade e as autoavaliações centrais de indivíduos praticantes e não praticantes. O primeiro capítulo é um artigo teórico, que buscou unificar os modelos teóricos sobre a aprendizagem de competências de vida através do esporte e sobre o papel dos esportes no desenvolvimento positivo, a luz da Teoria Social Cognitiva (TSC), de Albert Bandura. O segundo capítulo trata-se de um capítulo de livro, que caracteriza o conceito de Avaliações Autorreferentes Centrais (AAC), também com base na TSC, demonstra a aplicabilidade desse conceito em diferentes contextos e sugere formas de abordar essas crenças na prática profissional. O terceiro capítulo investiga e compara as AAC de três grupos de universitários: praticantes de esportes em nível competitivo (PEC); praticantes em nível não competitivo/por lazer (PEL); e não praticantes (NP). No quarto capítulo, são investigados e comparados os níveis de integração à universidade desses três grupos, considerando o modelo de cinco dimensões do Questionário de Vivências Acadêmicas – QVA-r. Por fim, o quinto capítulo aborda, qualitativamente, as percepções de universitários que praticam esportes sobre as contribuições e dificuldades associadas a tais práticas na sua integração à universidade e no seu desempenho acadêmico.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-18T02:37:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194376
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001093033
url http://hdl.handle.net/10183/194376
identifier_str_mv 001093033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194376/2/001093033.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194376/1/001093033.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 113ed78458187c6ed0ccc6414d06cfa0
967835c375f05de11ee88c5d84f0e3f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065124461150208