“Atira no coração dela” : corpos e scripts de gênero na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Leguiça, Michele Lopes
Orientador(a): Felipe, Jane
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/202053
Resumo: Desde a mais tenra idade as crianças manifestam suas curiosidades e constroem hipóteses acerca do corpo, bem como das relações de gênero e da sexualidade. Tais hipóteses colocam em circulação determinados discursos que estão em jogo quando o tema é o corpo na Educação Infantil. Assim, respaldada pelos Estudos de Gênero e pelos Estudos Culturais, na perspectiva pós-estruturalista de análise, me dediquei a compreender de que forma os scripts de gênero são construídos e alimentados na infância, especialmente no que se refere ao controle dos corpos de meninas e meninos na Educação Infantil. Além disso, me propus a perceber as intersecções e atravessamentos que se manifestam nesta construção de forma (re)produzir determinadas desigualdades. Metodologicamente a pesquisa foi sustentada pelos preceitos da observação participante e inspiração etnográfica. Dessa forma, acompanhei uma turma de crianças na faixa etária de cinco e seis anos, pertencente à etapa VI, em uma escola localizada na periferia do município de Uruguaiana/RS. A partir das análises foi possível constatar que: a) a escola é considerada uma instituição generificada e (re)produtora de scripts de gênero; b) os corpos infantis são controlados sob uma lógica sexista, misógina, racista e classista, na qual produz desigualdades; c) o poder disciplinar e pastoral contribui significativamente na fabricação e controle dos corpos infantis; d) destaca-se uma necessidade de maior preparo dos/das professores/as para que possam refletir e trabalhar com estas questões nas escolas.
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spelling Leguiça, Michele LopesFelipe, Jane2019-11-26T03:53:59Z2019http://hdl.handle.net/10183/202053001106232Desde a mais tenra idade as crianças manifestam suas curiosidades e constroem hipóteses acerca do corpo, bem como das relações de gênero e da sexualidade. Tais hipóteses colocam em circulação determinados discursos que estão em jogo quando o tema é o corpo na Educação Infantil. Assim, respaldada pelos Estudos de Gênero e pelos Estudos Culturais, na perspectiva pós-estruturalista de análise, me dediquei a compreender de que forma os scripts de gênero são construídos e alimentados na infância, especialmente no que se refere ao controle dos corpos de meninas e meninos na Educação Infantil. Além disso, me propus a perceber as intersecções e atravessamentos que se manifestam nesta construção de forma (re)produzir determinadas desigualdades. Metodologicamente a pesquisa foi sustentada pelos preceitos da observação participante e inspiração etnográfica. Dessa forma, acompanhei uma turma de crianças na faixa etária de cinco e seis anos, pertencente à etapa VI, em uma escola localizada na periferia do município de Uruguaiana/RS. A partir das análises foi possível constatar que: a) a escola é considerada uma instituição generificada e (re)produtora de scripts de gênero; b) os corpos infantis são controlados sob uma lógica sexista, misógina, racista e classista, na qual produz desigualdades; c) o poder disciplinar e pastoral contribui significativamente na fabricação e controle dos corpos infantis; d) destaca-se uma necessidade de maior preparo dos/das professores/as para que possam refletir e trabalhar com estas questões nas escolas.From an early age children express their curiosities and build hypotheses about the body, as well as gender relations and sexuality. Such hypotheses put into circulation certain discourses that are at stake when the subject is the body in early childhood education. Thus, backed by Gender Studies and Cultural Studies, from the poststructuralist perspective of analysis, I dedicated myself to understanding how gender scripts are constructed and nurtured in childhood, especially with regard to the control of the bodies of girls and boys in kindergarten. In addition, I set out to understand the intersections and intersections that manifest themselves in this construction of form (re)producing certain inequalities. Methodologically the research was supported by the precepts of participant observation and ethnographic inspiration. Thus, I accompanied a group of children aged five and six years, belonging to stage VI, in a school located in the outskirts of the municipality of Uruguaiana/RS. From the analysis it was found that: a) the school is considered a gendered institution and (re) producer of gender scripts; b) children's bodies are controlled under a sexist, misogynistic, racist and classist logic in which they produce inequalities; c) disciplinary and pastoral power contributes significantly to the making and control of children's bodies; d) there is a need for greater preparation of teachers so that they can reflect and work with these issues in schools.application/pdfporGêneroEducação infantilSexualidadeCoordenação pedagógicaChildhoodsChild EducationBodyGenderViolence“Atira no coração dela” : corpos e scripts de gênero na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106232.pdf.txt001106232.pdf.txtExtracted Texttext/plain270979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202053/2/001106232.pdf.txt9b58ff6c0e2b6de448e475f46947d396MD52ORIGINAL001106232.pdfTexto completoapplication/pdf1193526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202053/1/001106232.pdf0b98144827c17159f123d7dc62d6f265MD5110183/2020532020-01-24 05:08:42.220266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202053Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-01-24T07:08:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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