Retomada das atividades presenciais em tempos de pandemia : conversas, afetos e memórias em uma escola pública de Porto Alegre-RS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Huerto, María Laura del
Orientador(a): Costa, Luciano Bedin da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/255930
Resumo: Esta dissertação busca compreender como foi o processo de retomada das atividades presenciais em uma escola municipal de ensino fundamental, após meses da sua suspensão devido à eclosão da pandemia da Covid-19. A escola que protagoniza esta pesquisa está localizada numa região periférica da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para acompanhar o processo de retomada utilizo a metodologia cartográfica, tendo como base encontros virtuais com docentes em 2020, através de uma ação de extensão, assim como conversas e entrevistas com docentes, alunos/as, mães e funcionários/as em 2021.Também realizei visitas à escola, participando do cotidiano escolar durante os primeiros meses do retorno às aulas presenciais em 2021. Para entender este processo, problematizo o conceito de “retomada”. A partir desta cartografia, foi possível observar que, pese aos enormes desafios causados pela desigualdade social e pelo contexto político brasileiro negacionista e de direita, a retomada revela-se como um processo capaz de abrir novos possíveis e fornecer pistas para a escola e a educação pública que queremos.
id URGS_3e5713172e3d84a98fc29eab95681cbd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255930
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Huerto, María Laura delCosta, Luciano Bedin daFernandes, Rosana Aparecida2023-03-18T03:31:42Z2022http://hdl.handle.net/10183/255930001164691Esta dissertação busca compreender como foi o processo de retomada das atividades presenciais em uma escola municipal de ensino fundamental, após meses da sua suspensão devido à eclosão da pandemia da Covid-19. A escola que protagoniza esta pesquisa está localizada numa região periférica da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para acompanhar o processo de retomada utilizo a metodologia cartográfica, tendo como base encontros virtuais com docentes em 2020, através de uma ação de extensão, assim como conversas e entrevistas com docentes, alunos/as, mães e funcionários/as em 2021.Também realizei visitas à escola, participando do cotidiano escolar durante os primeiros meses do retorno às aulas presenciais em 2021. Para entender este processo, problematizo o conceito de “retomada”. A partir desta cartografia, foi possível observar que, pese aos enormes desafios causados pela desigualdade social e pelo contexto político brasileiro negacionista e de direita, a retomada revela-se como um processo capaz de abrir novos possíveis e fornecer pistas para a escola e a educação pública que queremos.Esta disertación busca comprender como fue el proceso de retomada de las actividades presenciales en una escuela municipal primaria, después de meses de su suspensión debido a la pandemia de Covid-19. La escuela que protagoniza esta investigación está localizada en la periferia de la ciudad de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para acompañar el proceso de retomada utilizo la metodología cartográfica, teniendo como base encuentros virtuales con docentes en 2020, a través de una acción de extensión, y conversaciones y entrevistas con docentes, alumnos/as, madres y funcionarios/as en 2021. También realicé visitas a la escuela durante los primeros meses del retorno a las clases presenciales en 2021. Para entender este proceso, problematizo el concepto de “retomada”. A partir de esta cartografía, fue posible observar que, a pesar de los desafíos causados por la desigualdad social y por el contexto político brasilero negacionista y de derecha, la retomada se reveló un proceso capaz de abrir nuevos posibles y proveer pistas para la escuela y la educación pública que queremos.application/pdfporEnsino fundamental e médioInfecções por coronavirus : prevenção e controleEnsino públicoEscola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart BrizolaRetorno à escolaEscuelaRetomadaPandemiaRetomada das atividades presenciais em tempos de pandemia : conversas, afetos e memórias em uma escola pública de Porto Alegre-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164691.pdf.txt001164691.pdf.txtExtracted Texttext/plain410401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255930/2/001164691.pdf.txtced7f06eb9bd7fd88c2538ba24b854f1MD52ORIGINAL001164691.pdfTexto completoapplication/pdf2736081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255930/1/001164691.pdf0d95e8dcbe01eb87ac163e766599c704MD5110183/2559302023-03-19 03:34:35.752381oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-19T06:34:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Retomada das atividades presenciais em tempos de pandemia : conversas, afetos e memórias em uma escola pública de Porto Alegre-RS
title Retomada das atividades presenciais em tempos de pandemia : conversas, afetos e memórias em uma escola pública de Porto Alegre-RS
spellingShingle Retomada das atividades presenciais em tempos de pandemia : conversas, afetos e memórias em uma escola pública de Porto Alegre-RS
Huerto, María Laura del
Ensino fundamental e médio
Infecções por coronavirus : prevenção e controle
Ensino público
Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola
Retorno à escola
Escuela
Retomada
Pandemia
title_short Retomada das atividades presenciais em tempos de pandemia : conversas, afetos e memórias em uma escola pública de Porto Alegre-RS
title_full Retomada das atividades presenciais em tempos de pandemia : conversas, afetos e memórias em uma escola pública de Porto Alegre-RS
title_fullStr Retomada das atividades presenciais em tempos de pandemia : conversas, afetos e memórias em uma escola pública de Porto Alegre-RS
title_full_unstemmed Retomada das atividades presenciais em tempos de pandemia : conversas, afetos e memórias em uma escola pública de Porto Alegre-RS
title_sort Retomada das atividades presenciais em tempos de pandemia : conversas, afetos e memórias em uma escola pública de Porto Alegre-RS
author Huerto, María Laura del
author_facet Huerto, María Laura del
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Huerto, María Laura del
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Luciano Bedin da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Fernandes, Rosana Aparecida
contributor_str_mv Costa, Luciano Bedin da
Fernandes, Rosana Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental e médio
Infecções por coronavirus : prevenção e controle
Ensino público
Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola
Retorno à escola
topic Ensino fundamental e médio
Infecções por coronavirus : prevenção e controle
Ensino público
Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola
Retorno à escola
Escuela
Retomada
Pandemia
dc.subject.spa.fl_str_mv Escuela
Retomada
Pandemia
description Esta dissertação busca compreender como foi o processo de retomada das atividades presenciais em uma escola municipal de ensino fundamental, após meses da sua suspensão devido à eclosão da pandemia da Covid-19. A escola que protagoniza esta pesquisa está localizada numa região periférica da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para acompanhar o processo de retomada utilizo a metodologia cartográfica, tendo como base encontros virtuais com docentes em 2020, através de uma ação de extensão, assim como conversas e entrevistas com docentes, alunos/as, mães e funcionários/as em 2021.Também realizei visitas à escola, participando do cotidiano escolar durante os primeiros meses do retorno às aulas presenciais em 2021. Para entender este processo, problematizo o conceito de “retomada”. A partir desta cartografia, foi possível observar que, pese aos enormes desafios causados pela desigualdade social e pelo contexto político brasileiro negacionista e de direita, a retomada revela-se como um processo capaz de abrir novos possíveis e fornecer pistas para a escola e a educação pública que queremos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-18T03:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255930
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001164691
url http://hdl.handle.net/10183/255930
identifier_str_mv 001164691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255930/2/001164691.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255930/1/001164691.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ced7f06eb9bd7fd88c2538ba24b854f1
0d95e8dcbe01eb87ac163e766599c704
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065203389562880