Estudo de uma curta unidade didática para a avaliação da aprendizagem de ações táticas ofensivas sem a bola no futsal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Osbel, Eduardo Dell
Orientador(a): Leonardi, Thiago José
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/258344
Resumo: É amplo o debate acerca de abordagens metodológicas para o ensino do futsal, contudo são escassas as evidências sobre a ocorrência da melhora da performance e, consequentemente, da aprendizagem das ações táticas sem a bola na modalidade. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a aprendizagem de ações ofensivas sem a bola de iniciantes de futsal em uma unidade didática de curta duração. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de coorte, de caráter quantitativo, com 12 crianças de 09 a 11 anos de um clube esportivo de Porto Alegre. Foram realizadas seis sessões de treinamento com duração de uma hora cada e foram realizadas avaliações pré e pós intervenção utilizando o instrumento Game Performance Assessment Instrument (GPAI). Para a avaliação tática foi aplicado um jogo reduzido, em meia quadra, no formato 4 x 4, com duração de 10 minutos, sem goleiras. O teste foi gravado para posterior análise. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e teste de Wilcoxon, destacando valores de p e com o tamanho do efeito calculado pelo d de Cohen. Todos os cuidados éticos foram assumidos. Constatou-se uma melhora significativa na categoria de suporte do GPAI mediante a intervenção, sinalizando para uma melhor compreensão da estruturação de linhas de passe e domínio do espaço de jogo dos participantes em decorrência da intervenção. Notamos alterações significativas em todas as variáveis entre as duas observações além de um tamanho de efeito estreito para a ação de quadrante (d=0,036; p= 0.006), moderado para as ações de desmarque (d=0,62; p=0.014), Linha de Passe (d=0,64; p=0.008) e Envolvimento no Jogo (d=0,48; p=0.031) e um tamanho de efeito amplo para a Performance das ações de suporte (d=0,95; p=0.001). Concluímos que a curta unidade didática ministrada foi suficiente para uma melhora na performance das ações táticas sem a bola, sendo indicativo de aprendizagem desse conteúdo.
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O teste foi gravado para posterior análise. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e teste de Wilcoxon, destacando valores de p e com o tamanho do efeito calculado pelo d de Cohen. Todos os cuidados éticos foram assumidos. Constatou-se uma melhora significativa na categoria de suporte do GPAI mediante a intervenção, sinalizando para uma melhor compreensão da estruturação de linhas de passe e domínio do espaço de jogo dos participantes em decorrência da intervenção. Notamos alterações significativas em todas as variáveis entre as duas observações além de um tamanho de efeito estreito para a ação de quadrante (d=0,036; p= 0.006), moderado para as ações de desmarque (d=0,62; p=0.014), Linha de Passe (d=0,64; p=0.008) e Envolvimento no Jogo (d=0,48; p=0.031) e um tamanho de efeito amplo para a Performance das ações de suporte (d=0,95; p=0.001). Concluímos que a curta unidade didática ministrada foi suficiente para uma melhora na performance das ações táticas sem a bola, sendo indicativo de aprendizagem desse conteúdo.There is a wide debate about methodological approaches for teaching futsal, however, there is little evidence about the occurrence of performance improvement and, consequently, of the learning of tactical actions without the ball in the modality. This research aimed to evaluate the learning of offensive actions without the ball of futsal beginners in a short didactic unit. Therefore, a quantitative cohort research was developed with 12 children aged 9 to 11 years old from a sports club in Porto Alegre. Six one-hour training sessions were held and pre- and post-intervention assessments were performed using the Game Performance Assessment Instrument (GPAI). For the tactical evaluation, a reduced game was applied, in half court, in 4 x 4 format, lasting 10 minutes, without goalkeepers. The test was recorded for later analysis. Data were analyzed using descriptive statistics and the Wilcoxon test, highlighting p values and the effect size calculated by Cohen's d. All ethical precautions were taken. There was a significant improvement in the GPAI support category through the intervention, signaling a better understanding of the structuring of pass lines and domain of the participants' game space as a result of the intervention. We noticed significant changes in all variables between the two observations in addition to a narrow effect size for the quadrant action (d=0.036; p= 0.006), moderate for the deselect actions (d=0.62; p=0.014) , Passing Line (d=0.64; p=0.008) and Involvement in the Game (d=0.48; p=0.031) and a large effect size for the Performance of support actions (d=0.95; p=0.001). We concluded that the short didactic unit taught was enough to improve the performance of tactical actions without the ball, being indicative of learning this content.application/pdfporConstrutivismoProcesso cognitivoEficáciaPerformanceConstructivismCognitive processEfficiencyPerformanceEstudo de uma curta unidade didática para a avaliação da aprendizagem de ações táticas ofensivas sem a bola no futsalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2021.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169301.pdf.txt001169301.pdf.txtExtracted Texttext/plain225436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258344/2/001169301.pdf.txtfc350fb5a1b9d56bdd8fd8444cc706ffMD52ORIGINAL001169301.pdfTexto completoapplication/pdf2127712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258344/1/001169301.pdf5e6e7ce8f66c087ab872aa3364bbc5beMD5110183/2583442023-05-21 03:27:41.453641oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258344Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-21T06:27:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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