A formação discursiva neoliberal em escolas públicas estaduais : o Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco
Ano de defesa: | 2014 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/95668 |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de analisar os sentidos produzidos no e sobre o trabalho docente a partir da incidência do Projeto Jovem de Futuro - PJF do Instituto Unibanco (IU) em escolas públicas estaduais de Porto Alegre no período de 2010 a 2013. A partir dos movimentos internacional e nacional de reestruturação do capital, e das articulações entre o político e o econômico, identifico o papel do Brasil e da educação nesse processo, debatendo sobre as “novas” formas de conservar a organização da educação ligada aos interesses do capital. Levando isso em conta, situo as condições sócio-históricas em que se constituem os discursos sobre a educação e a ela se atribuem sentidos filiados ao “mundo dos negócios”, evidenciando a Formação Discursiva Neoliberal. A incidência dos projetos privados sobre o trabalho docente em escolas públicas estaduais se caracteriza pela padronização, e contraditoriamente, pela possibilidade de alternativa que atua como contraponto entre a resistência e o consentimento. Com base no estudo de caso, realizado em duas escolas estaduais de Porto Alegre, a coleta de dados ocorreu no período de 2010 a 2013, sustentada teorico-metodologicamente pela interface entre os autores Antonio Gramsci e Michael Pêcheux, entre o inventário e a Análise de Discurso. Deste emergem os efeitos de sentidos sobre a falta de valorização da educação e do trabalho docente, bem como, sobre o Estado não – o que não cumpre com as suas responsabilidades, nas falas dos sujeitos entrevistados. |
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