Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Silva, Gisele Vicente da
Orientador(a): Costa, Luciano Bedin da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/187533
Resumo: Trata-se de lançar um olhar para a escrita dos trabalhos de conclusão de pedagogas e pedagogos vinculados ao Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva oferecido pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde / UFRGS) ao longo de sete anos (2008 – 2015). Os dez trabalhos de conclusão produzidos pelo olhar da pedagogia apontam para caminhos diversos, afirmando, e ao mesmo tempo obscurecendo, territórios pedagógicos no campo da saúde mental coletiva. As narrativas dos pedagogos e pedagogas vinculados à residência evocam signos capazes de entrever práticas da pedagogia junto ao campo da saúde, assim como o transbordamento de suas fronteiras, provocando-nos a pensar nos limites, temores e potências de um trabalho multiprofissional e interdisciplinar. Contagiada pela obra Michelet, de Roland Barthes, a pesquisa faz uso do que nomeia de Método-Livro na tentativa de compor um texto a partir de leituras diversas destes trabalhos de conclusão, forjando vestígios de palavras-sombrosas capazes de disparar um pensamento, uma metáfora e todo fragmento possível em escritas que se produzem na decisão de escrever o encontro de uma pedagogia com uma saúde mental coletiva. Com Maurice Blanchot, traz a ideia de que para escrever é necessário o olhar de Orfeu, e para seguir escrevendo é preciso estar com Eurídice, em um jogo de luz e sombra onde pedagogas e pedagogos exercitam escritas que resistem em texto.
id URGS_44aa59951712711a3ee2d2f32264bc32
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187533
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Gisele Vicente daCosta, Luciano Bedin da2019-01-03T04:01:28Z2017http://hdl.handle.net/10183/187533001083517Trata-se de lançar um olhar para a escrita dos trabalhos de conclusão de pedagogas e pedagogos vinculados ao Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva oferecido pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde / UFRGS) ao longo de sete anos (2008 – 2015). Os dez trabalhos de conclusão produzidos pelo olhar da pedagogia apontam para caminhos diversos, afirmando, e ao mesmo tempo obscurecendo, territórios pedagógicos no campo da saúde mental coletiva. As narrativas dos pedagogos e pedagogas vinculados à residência evocam signos capazes de entrever práticas da pedagogia junto ao campo da saúde, assim como o transbordamento de suas fronteiras, provocando-nos a pensar nos limites, temores e potências de um trabalho multiprofissional e interdisciplinar. Contagiada pela obra Michelet, de Roland Barthes, a pesquisa faz uso do que nomeia de Método-Livro na tentativa de compor um texto a partir de leituras diversas destes trabalhos de conclusão, forjando vestígios de palavras-sombrosas capazes de disparar um pensamento, uma metáfora e todo fragmento possível em escritas que se produzem na decisão de escrever o encontro de uma pedagogia com uma saúde mental coletiva. Com Maurice Blanchot, traz a ideia de que para escrever é necessário o olhar de Orfeu, e para seguir escrevendo é preciso estar com Eurídice, em um jogo de luz e sombra onde pedagogas e pedagogos exercitam escritas que resistem em texto.This work brings a look at the writing of undergraduate theses of pedagogues linked to the Integrated Multiprofessional Residency Program in Collective Mental Health offered by the Education, Evaluation and Pedagogical Production in Health Nucleus (EducaSaúde / UFRGS) over seven years (2008 - 2015). The ten undergradu-ate theses produced by the pedagogical perspective indicate different paths, af-firming and obscuring at the same time, pedagogical territories in the field of collective mental health. The narratives of the pedagogues linked to the residence evoke signs capable of glimpsing practices of pedagogy along the health field, as well as the overflowing of its borders, provoking us to think about the limits, fears and powers of a multiprofessional and interdisciplinary work. The research makes use of what it calls “Book Method” in an attempt to compose a text from several readings of these works of conclusion, from the work Michelet and Roland Barthes, forging traces of words in the shadows capable of firing a thought, a metaphor and every fragment possible in writings that are produced in the decision to write the meeting of a pedagogy with a collective mental health. Maurice Blanchot brings the idea that writing is necessary for Orpheus, and to continue writing he must be with Eurydice in a play of light and shadow where pedagogues exercise writings that resist text.application/pdfporSaúde mentalSaúde coletivaPsicologia socialResidência integrada multiprofissional em saúdePedagogiaNarrativaWritingText policiesMultiprofessional team in healthIntegrated residency in healthCollective mental healthPedagogyEscrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083517.pdf.txt001083517.pdf.txtExtracted Texttext/plain209519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187533/2/001083517.pdf.txt29de3a50e3334466e972926d4b6edeabMD52ORIGINAL001083517.pdfTexto completoapplication/pdf774349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187533/1/001083517.pdf3c9831c9e9c6d7cc3dff5977008a8587MD5110183/1875332019-01-04 04:03:24.630172oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-04T06:03:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra
title Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra
spellingShingle Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra
Silva, Gisele Vicente da
Saúde mental
Saúde coletiva
Psicologia social
Residência integrada multiprofissional em saúde
Pedagogia
Narrativa
Writing
Text policies
Multiprofessional team in health
Integrated residency in health
Collective mental health
Pedagogy
title_short Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra
title_full Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra
title_fullStr Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra
title_full_unstemmed Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra
title_sort Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra
author Silva, Gisele Vicente da
author_facet Silva, Gisele Vicente da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gisele Vicente da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Luciano Bedin da
contributor_str_mv Costa, Luciano Bedin da
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Saúde coletiva
Psicologia social
Residência integrada multiprofissional em saúde
Pedagogia
Narrativa
topic Saúde mental
Saúde coletiva
Psicologia social
Residência integrada multiprofissional em saúde
Pedagogia
Narrativa
Writing
Text policies
Multiprofessional team in health
Integrated residency in health
Collective mental health
Pedagogy
dc.subject.eng.fl_str_mv Writing
Text policies
Multiprofessional team in health
Integrated residency in health
Collective mental health
Pedagogy
description Trata-se de lançar um olhar para a escrita dos trabalhos de conclusão de pedagogas e pedagogos vinculados ao Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva oferecido pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde / UFRGS) ao longo de sete anos (2008 – 2015). Os dez trabalhos de conclusão produzidos pelo olhar da pedagogia apontam para caminhos diversos, afirmando, e ao mesmo tempo obscurecendo, territórios pedagógicos no campo da saúde mental coletiva. As narrativas dos pedagogos e pedagogas vinculados à residência evocam signos capazes de entrever práticas da pedagogia junto ao campo da saúde, assim como o transbordamento de suas fronteiras, provocando-nos a pensar nos limites, temores e potências de um trabalho multiprofissional e interdisciplinar. Contagiada pela obra Michelet, de Roland Barthes, a pesquisa faz uso do que nomeia de Método-Livro na tentativa de compor um texto a partir de leituras diversas destes trabalhos de conclusão, forjando vestígios de palavras-sombrosas capazes de disparar um pensamento, uma metáfora e todo fragmento possível em escritas que se produzem na decisão de escrever o encontro de uma pedagogia com uma saúde mental coletiva. Com Maurice Blanchot, traz a ideia de que para escrever é necessário o olhar de Orfeu, e para seguir escrevendo é preciso estar com Eurídice, em um jogo de luz e sombra onde pedagogas e pedagogos exercitam escritas que resistem em texto.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-03T04:01:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187533
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001083517
url http://hdl.handle.net/10183/187533
identifier_str_mv 001083517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187533/2/001083517.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187533/1/001083517.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 29de3a50e3334466e972926d4b6edeab
3c9831c9e9c6d7cc3dff5977008a8587
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065115005091840