Das raízes às ramagens : quatro troncos na construção de Uma música missioneira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Barbosa, Iuri Daniel
Orientador(a): Heidrich, Álvaro Luiz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/128942
Resumo: Troncos Missioneiros é o nome de um disco, lançado em 1988 que reúne músicas de quatro artistas nascidos na região missioneira do Rio Grande do Sul: Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Pedro Ortaça e Cenair Maicá. A partir desse disco é frequente se referir a esses artistas como Troncos Missioneiros ou como Quatro Troncos da Música Missioneira. Música Missioneira tem seus primeiros registros a partir de Noel Guarany, que foi o pioneiro artista e o que teve a carreira fonográfica mais exitosa. Noel ajudou a lançar os outros três Troncos Missioneiros (Jayme, Ortaça e Cenair), consolidando seu desejo de criar a Música Missioneira. A partir dos anos 2000 também ganhou força o processo de valorização da obra dos Troncos Missioneiros, através da construção de estátuas, memoriais, túmulos; produção bibliográfica sobre a vida e obra de tais artistas, bem como sobre a identidade missioneira. Já no ano de 2012, o município de São Luiz Gonzaga, foi instituído como Capital Estadual da Música Missioneira. O objetivo geral nesta dissertação foi caracterizar uma identidade territorial missioneira e um estilo musical missioneiro a partir da obra dos Quatro Troncos. Para isso, partimos para objetivos específicos: caracterização histórica e geográfica da Região Missioneira; contextualização dos movimentos da Música Regional do Rio Grande do Sul (Regionalismo, Tradicionalismo, Nativismo e, mais contemporâneos, Música Campeira e Tchê Music). Por fim, analisar as trajetórias dos Troncos Missioneiros e suas respectivas produções musicais, visando relacionar as representações da identidade missioneira. A partir das nossas pesquisas selecionamos sete discos, onde constatamos a coexistência de diferentes representações identitárias, onde duas delas parecem mais destacadas: missioneira e gaúcha. A identidade missioneira pode se referir a distintas territorialidades do passado da região, principalmente ao período de apogeu e a Guerra Guaranítica. Parece ter íntima relação com outras representações: costeira, fronteiriça, guarani, latino-americana. Por sua vez a identidade gaúcha tem como parâmetro o habitante rural do Rio Grande do Sul. Valoriza a atividade da pecuária e os cavalos. Enaltece a Revolução Farroupilha, também se vincula com a identidade brasileira. Nas obras dos Troncos Missioneiros constatamos um amálgama, hibridismos culturais, multiterritorialidades, mesclas de identidades.
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A partir dos anos 2000 também ganhou força o processo de valorização da obra dos Troncos Missioneiros, através da construção de estátuas, memoriais, túmulos; produção bibliográfica sobre a vida e obra de tais artistas, bem como sobre a identidade missioneira. Já no ano de 2012, o município de São Luiz Gonzaga, foi instituído como Capital Estadual da Música Missioneira. O objetivo geral nesta dissertação foi caracterizar uma identidade territorial missioneira e um estilo musical missioneiro a partir da obra dos Quatro Troncos. Para isso, partimos para objetivos específicos: caracterização histórica e geográfica da Região Missioneira; contextualização dos movimentos da Música Regional do Rio Grande do Sul (Regionalismo, Tradicionalismo, Nativismo e, mais contemporâneos, Música Campeira e Tchê Music). Por fim, analisar as trajetórias dos Troncos Missioneiros e suas respectivas produções musicais, visando relacionar as representações da identidade missioneira. A partir das nossas pesquisas selecionamos sete discos, onde constatamos a coexistência de diferentes representações identitárias, onde duas delas parecem mais destacadas: missioneira e gaúcha. A identidade missioneira pode se referir a distintas territorialidades do passado da região, principalmente ao período de apogeu e a Guerra Guaranítica. Parece ter íntima relação com outras representações: costeira, fronteiriça, guarani, latino-americana. Por sua vez a identidade gaúcha tem como parâmetro o habitante rural do Rio Grande do Sul. Valoriza a atividade da pecuária e os cavalos. Enaltece a Revolução Farroupilha, também se vincula com a identidade brasileira. Nas obras dos Troncos Missioneiros constatamos um amálgama, hibridismos culturais, multiterritorialidades, mesclas de identidades.Troncos Missioneiros es el nombre de un disco, publicado en 1988, que reúne la música de cuatro artistas nacidos en la región Missioneira del estado de Rio Grande do Sul: Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Pedro Ortaça y Cenair Maicá. De ese disco se suele referirse a estos artistas como Troncos Missioneiros o Quatro Troncos de la Música Missioneira. Música Missioneira tiene su primer registro de Noel Guarany, quien fue el pionero artista y lo que fue la más exitosa carrera fonográfica. Noel ayudó a lanzar los otros tres Troncos Missioneiros (Jayme, Ortaca y Cenair), para consolidar su deseo de crear Música Missioneira. Desde los años 2000 también cobró fuerza el proceso de valoración de los trabajos de Troncos Missioneiros, a través de la construcción de las estatuas, monumentos, tumbas, producción bibliográfica acerca de la vida y la obra de estos artistas, así como de la identidad missioneira. Ya en el año 2012, el municipio de São Luiz Gonzaga, se estableció como Capital del Estado de Música Missioneira. El objetivo general de este trabajo fue caracterizar una identidad territorial missioneira y un estilo musical missioneiro de la labor de los Quatro Troncos. Para ello, nos propusimos objetivos específicos: la caracterización histórica y geográfica de la región Missioneira; contextualización de los movimientos de la música regional de Río Grande do Sul (Regionalismo, Tradicionalismo, Nativismo y más contemporáneo, Música Campeira y Tchê Music). Por último, analizar las trayectorias de los Troncos Missioneiros y sus producciones musicales, con el objetivo de relacionar las representaciones de la identidad misionera. En nuestra investigación hemos seleccionado siete discos, donde vemos que la coexistencia de diferentes representaciones de identidades, donde dos de ellas parecen ser más importantes: missioneira y gaucho. La identidad missioneira puede referirse a distintas jurisdicciones dentro el pasado de la región, especialmente el período de máxima y la guerra guaranítica. Parece tener relación íntima con otras representaciones: costera, frontera, guaraní, América Latina y el Caribe. La identidad misionera puede referirse a distintos territorialidad del pasado en la región, especialmente el de la Guerra Guaranítica. Parece tener una estrecha relación con otras representaciones: costero, frontera, guaraní, latinoamericano. A su vez, la identidad del gaúcho tiene como parámetro el habitante rural de Rio Grande do Sul. Se valora la ganadería y caballos. Celebra la Revolución Farroupilha, también está vinculada con la identidad brasileña. En las obras de los Troncos Missioneiros encontraron una amalgama, hibridismos culturales, multiterritorialidades, mezclas de identidades.application/pdfporGeografia culturalGeografia da populaçãoMissões, Região (RS)Geografía culturalGeografía y músicaMúsica missioneiraMissõesMúsica Regional de Rio Grande do SulDas raízes às ramagens : quatro troncos na construção de Uma música missioneirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975928.pdf000975928.pdfTexto completoapplication/pdf3026894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128942/1/000975928.pdf10ed02a1152e0a7fb95e866de8dfc057MD51TEXT000975928.pdf.txt000975928.pdf.txtExtracted Texttext/plain339832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128942/2/000975928.pdf.txtb9da335de258be74447195b2322f1267MD52THUMBNAIL000975928.pdf.jpg000975928.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128942/3/000975928.pdf.jpgd9ecb29239545137214ee9059d0e399eMD5310183/1289422019-04-04 04:23:54.025898oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128942Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-04T07:23:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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