O uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais para o ensino-aprendizado de geometria

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Braga, Aline Fraga Rollsing
Orientador(a): Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/77242
Resumo: Este trabalho apresenta uma experiência que analisa as contribuições que o uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais podem trazer para o ensino-aprendizado de geometria, mais especificamente na compreensão de conceitos sobre polígonos. O estudo foi desenvolvido durante o ano de 2012, com duas turmas de 6ª série de uma escola da rede privada de Porto Alegre, no horário regular de aula. Apoiada na Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, e utilizando o estudo de caso como metodologia, a presente pesquisa aponta que os estudantes podem construir seu próprio conhecimento, quando lhes são oferecidas diversas possibilidades de conceitualização, em diferentes âmbitos educativos. Os resultados mostram estudantes mais críticos, autônomos e com maior poder de argumentação.
id URGS_4bde843b2092a1bd8ecc2becfb00b558
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77242
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Braga, Aline Fraga RollsingBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2013-08-22T01:45:20Z2013http://hdl.handle.net/10183/77242000896233Este trabalho apresenta uma experiência que analisa as contribuições que o uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais podem trazer para o ensino-aprendizado de geometria, mais especificamente na compreensão de conceitos sobre polígonos. O estudo foi desenvolvido durante o ano de 2012, com duas turmas de 6ª série de uma escola da rede privada de Porto Alegre, no horário regular de aula. Apoiada na Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, e utilizando o estudo de caso como metodologia, a presente pesquisa aponta que os estudantes podem construir seu próprio conhecimento, quando lhes são oferecidas diversas possibilidades de conceitualização, em diferentes âmbitos educativos. Os resultados mostram estudantes mais críticos, autônomos e com maior poder de argumentação.This paper presents an experience which analyzes the contributions that the integrated usage of manipulative digital and non-digital resources may bring to the teaching-learning of geometry, specifically on understanding concepts of polygons. The study was developed in 2012, with two groups of 6th graders from a private school in Porto Alegre during the regular school schedule. Supported by the Theory of Conceptual Fields, by Gérard Vergnaud, and using the case study as methodology, this research points that students can construct their own knowledge when various possibilities of conceptualization are offered to them, in different areas of education. The results show more critical, autonomous students, with a bigger argumentative power.application/pdfporEnsino-aprendizagemGeometriaEnsino de matemáticaTeoria dos campos conceituaisDigital and non-digital resourcesMathematics teaching-learningGeometryTheory of conceptual fieldsO uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais para o ensino-aprendizado de geometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000896233.pdf000896233.pdfTexto completoapplication/pdf2771746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77242/1/000896233.pdf642617ec8cd794eca1c18e8d857b514bMD51TEXT000896233.pdf.txt000896233.pdf.txtExtracted Texttext/plain176557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77242/2/000896233.pdf.txt5d1eeed6fb2439d23457b3a703954fb6MD52THUMBNAIL000896233.pdf.jpg000896233.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77242/3/000896233.pdf.jpgb5f3e0320a917a6d147ee5b997236065MD5310183/772422022-02-22 04:59:44.311249oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:59:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais para o ensino-aprendizado de geometria
title O uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais para o ensino-aprendizado de geometria
spellingShingle O uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais para o ensino-aprendizado de geometria
Braga, Aline Fraga Rollsing
Ensino-aprendizagem
Geometria
Ensino de matemática
Teoria dos campos conceituais
Digital and non-digital resources
Mathematics teaching-learning
Geometry
Theory of conceptual fields
title_short O uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais para o ensino-aprendizado de geometria
title_full O uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais para o ensino-aprendizado de geometria
title_fullStr O uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais para o ensino-aprendizado de geometria
title_full_unstemmed O uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais para o ensino-aprendizado de geometria
title_sort O uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais para o ensino-aprendizado de geometria
author Braga, Aline Fraga Rollsing
author_facet Braga, Aline Fraga Rollsing
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Aline Fraga Rollsing
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Geometria
Ensino de matemática
Teoria dos campos conceituais
topic Ensino-aprendizagem
Geometria
Ensino de matemática
Teoria dos campos conceituais
Digital and non-digital resources
Mathematics teaching-learning
Geometry
Theory of conceptual fields
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital and non-digital resources
Mathematics teaching-learning
Geometry
Theory of conceptual fields
description Este trabalho apresenta uma experiência que analisa as contribuições que o uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais podem trazer para o ensino-aprendizado de geometria, mais especificamente na compreensão de conceitos sobre polígonos. O estudo foi desenvolvido durante o ano de 2012, com duas turmas de 6ª série de uma escola da rede privada de Porto Alegre, no horário regular de aula. Apoiada na Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, e utilizando o estudo de caso como metodologia, a presente pesquisa aponta que os estudantes podem construir seu próprio conhecimento, quando lhes são oferecidas diversas possibilidades de conceitualização, em diferentes âmbitos educativos. Os resultados mostram estudantes mais críticos, autônomos e com maior poder de argumentação.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T01:45:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77242
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000896233
url http://hdl.handle.net/10183/77242
identifier_str_mv 000896233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77242/1/000896233.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77242/2/000896233.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77242/3/000896233.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 642617ec8cd794eca1c18e8d857b514b
5d1eeed6fb2439d23457b3a703954fb6
b5f3e0320a917a6d147ee5b997236065
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064998722207744